Navegando por Autor "Custódio, Rúbia Inácio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O ensino do tema contemporâneo transversal educação alimentar através do ensino de língua inglesa(2021-03-04T03:00:00Z) Custódio, Rúbia Inácio; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/8070067969295590Este artigo tem como objetivo promover a discussão da importância da educação alimentar e os problemas da má alimentação para o desenvolvimento do adolescente através da sequência de aulas e materiais didáticos em Língua Inglesa. O trabalho objetiva também contextualizar a educação alimentar na escola como componente transversal do currículo escolar; estimular a educação alimentar na escola em uma perspectiva crítica e intercultural em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo e bibliográfico conduzido para nortear a pesquisa exploratória, a qual mesmo sem aplicação em campo escolar tem raízes em uma preocupação social em relação à atuação prática do professor, bem como na aprendizagem do aluno. Foram consultados os estudos sobre educação alimentar na escola de Basílio (2016), Bila et al. (2019) e Sardinha (2016), como também os documentos norteadores do ensino de línguas no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular e os Temas Contemporâneos Transversais (BRASIL, 2018, 2019) e estudos de interdisciplinaridade (SILVEIRA, 2020). Assim, este artigo traz discussão, planejamento e material didático para ser trabalhado em sala de aula por meio da LI, pautando-se na sociabilidade e protagonismo do aluno com intuito de promover o ensino de línguas contextualizado e demonstrar que por meio da língua inglesa que também é possível aprender algo que será usado na vida real, dando sentido ao aprendizado da língua e mobilizando saberes do mundo.
