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Navegando por Assunto "Bancos - Serviços ao cliente"

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    Aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias
    (2022-10-07) Amaral, Maurílio Batista do; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    O presente estudo visa identificar os aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Assim, foi possível identificar que aspectos como demora na realização dos procedimentos e as filas foram os que mais influenciaram negativamente. Por outra parte, a forma de tratamento e conhecimento dos produtos e serviços do banco são aspectos que influenciam de forma positiva. Para futuros trabalhos, sugerem-se a inclusão de outras bases de dados, bem como artigos em outros idiomas. Também seria importante aprofundar os estudos realizando uma pesquisa de campo.
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    Atendimento bancário em Serra Talhada: uma análise do nível de satisfação do cliente
    (2020-11-03) Brasil, Jhemilyn Michelle Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571; http://lattes.cnpq.br/7464196045810940
    A abertura do mercado financeiro junto aos avanços tecnológicos trouxe novos desafios para as agências de instituições bancárias. Manter os clientes satisfeitos é o principal deles, uma vez que a sobrevivência das organizações depende de seus usuários para se manter em pleno funcionamento. Nesta perspectiva, a questão-problema deste estudo é responder a seguinte pergunta: qual o grau de satisfação dos clientes externos com a prestação de serviços de atendimento das instituições financeiras do município de Serra Talhada – PE? Com isso o objetivo geral consiste em avaliar o grau de satisfação destes clientes. Para tal, a metodologia empregada neste estudo classifica-se como descritiva exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado no google forms. Na discussão dos resultados averiguou-se que nos quatro critérios avaliados, que foram: autoatendimento, atendimento no caixa, atendimento convencional, e atendimento online via aplicativo; em todos estes os clientes se mostraram insatisfeitos. O maior índice de insatisfação foi identificado no critério de atendimento dentro da agência, no quesito tempo de espera para ser atendido. Após mensurar o grau de satisfação dos clientes, verificou-se a insatisfação e descontentamento com os serviços bancários da cidade. Ainda, conclui-se que a satisfação dos consumidores está ligada com a qualidade do serviço de atendimento, nisto as organizações precisam se atentar com a execução dos serviços prestados, especialmente no atendimento presencial com o cliente.
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    Atuação de bancos e cooperativas de crédito em regiões com baixo dinamismo econômico
    (2018) Madureira, Camila Lopes e Silva; Freitas, Priscila Michelle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3255381700202901
    A relação da moeda com o desenvolvimento econômico é fonte de estudo de muitos autores, os quais tentam explicar qual o papel que a moeda exerce no desenvolvimento, em especial a nível regional. Tomando como base a vertente Pós-Keynesiana da não neutralidade da moeda, esse trabalho propõe-se a analisar qual o papel dos bancos e da cooperativa de crédito de livre admissão, a partir de dados da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Pernambuco (Sicoob Pernambuco), nas regiões com menos dinamismo econômico em que atua, sendo estas o Sertão do Pajeú, no estado de Pernambuco e Cariri Ocidental, no estado da Paraíba.Para realizar tal análise foram utilizados cinco indicadores financeiros desenvolvidos por Crocco (2010). Os resultados encontrados demonstram que apesar da Cooperativa de Crédito ter uma atuação pouco significativa na região quando comparado a atuação das agências bancárias, o Sicoob Pernambuco tem ofertado, proporcionalmente, mais crédito nessas regiões periféricas, possibilitando mais investimentos e, consequentemente, desenvolvimento regional. A retração na oferta de crédito por parte dos bancos pode ser justificada por uma maior preferência pela liquidez, gerada a partir de elevados níveis de incertezas presentes nestas regiões
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    Avanços da tecnologia da informação sobre a concorrência no setor bancário de 2014 a 2018
    (2019) Filgueiras, Igor Fellype Loureiro Valença; Silva Filho, Guerino Edécio da; http://lattes.cnpq.br/2977795200183918; http://lattes.cnpq.br/8480123229873786
    A teoria econômica ensina que a concorrência gera eficiência e tende a estimulara inovação. Mas até que ponto a entrada de novas instituições financeiras embasadas na tecnologia da informação poderia influenciar um setor tão consolidado como o segmento bancário? Este trabalho possui como objetivo observar os avanços da tecnologia da informação sobre a concorrência neste setor. Os dados para elaboração da pesquisa foram retirados da Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil e do Banco Mundial. É uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, cujo dados contemplaram informações dos principais bancos tradicionais e digitais do país. Dentre os principais resultados da pesquisa destacaram-se as tarifas relativamente menores encontradas nos serviços prestados pelos bancos digitais quando comparadas as dos bancos tradicionais e uma possível mudança de dinâmica nas agências bancárias físicas que podem estar se transformando com a absorção de novas tecnologias pelo setor.
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    FINTECHS: um novo paradigma para os serviços financeiros
    (2019) Araujo, Adams Matos de; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
    Os serviços bancários vêm passando por profundas transformações,impulsionadas pela inclusão digital da população e pela inovação no mercado financeiro. Diante desse cenário surgiram as Fintechs, startups que atuam exclusivamente oferecendo produtos e serviços financeiros. As Fintechs usam tecnologias digitais e ferramentas associadas, para prestar serviços financeiros a consumidores e empresas. Suas soluções proporcionam três resultados principais: facilidade de uso, rapidez na prestação do serviço e custo mais acessível. Analisar essas variações nos serviços bancários é fundamental para entender a nova dinâmica de mercado. Deve-se observar a recente regulação pelas autoridades brasileiras quanto à atuação das Fintechs no Brasil e quais os critérios que devem ser obedecidos para atuação no mercado financeiro. O que se pode observar com este trabalho, é a grande expansão do acesso a internet em conjunto com o crescimento do mercado bancário digital com o surgimento das Fintechs.
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