Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Comunicação nas organizações"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Barreiras e facilitadores da comunicação interna nas organizações: uma revisão sistemática de literatura
    (2022-10-03) Lima, Carlos Alberio do Nascimento; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    O presente estudo visa identificar barreiras e facilitadores à comunicação interna nas organizações. Para tanto, foi utilizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa, utilizando as plataformas Spell, Scielo e o Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados 13 artigos para compor a pesquisa. Dentre as principais barreiras encontradas é possível citar falta de engajamento dos colaboradores, falta de qualidade da informação, falta de um plano de comunicação, discriminação hierárquica, falta de feedback. Quanto aos facilitadores, foi possível identificar a utilização de diversos canais de transmissão de informação, disponibilização de feedback, oferecer informações de qualidade e o engajamento dos colaboradores. A presente pesquisa apresenta como limitação a restrição de tempo para levantamento e análise dos dados. Como sugestão para pesquisas futuras, recomenda-se um estudo que possibilite um maior tempo para inclusão de novas bases de dados, assim como a realização de um estudo de campo visando verificar e/ou confirmar barreiras e facilitadores da comunicação interna
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contextualizando motivação e liderança: uma revisão bibliográfica
    (2022-05-24) Mendonça, Yasminne Lays Lima de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Extensionista, comunicação participativa e objetivos organizacionais
    (1988) Halliday, Tereza
    Os objetivos organizacionais são apresentados como mecanismo de sobrevivência das agências de desenvolvimento rural enquanto o extensionista é considerado como elemento de ligação entre sua agência e a clientela a quem os serviços de extensão se dirigem. Defende uma maior participação ao extensionista na estrutura do poder organizacional das agências de extensão rural e uma melhor formação interdisciplinar desse profissional do desenvolvimento rural.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional
    (2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061
    O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Processo de comunicação em organizações privadas: um estudo na empresa Jodibe João Duque distribuidora de bebidas LTDA
    (2021) Leite, Mateus Pereira; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão