Navegando por Assunto "Letramento literário"
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Item A escrita criativa de Fanfics em práticas de letramentos literários no 8º ano do ensino fundamental(2023-09-29) Rodrigues, Januária de Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3362568091344666O presente estudo trata sobre a escrita criativa de fanfics em práticas de letramentos literários digitais. O objetivo principal desta pesquisa é investigar os processos de escrita criativa de fanfics no 8º ano do Ensino Fundamental em conexões dialógicas com práticas de letramentos literários de discentes na cultura digital. Trata-se de uma pesquisaação realizada em escola pública do estado de Pernambuco, com abordagem mista (quali/quantitativa), priorizando-se o enfoque qualitativo. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados para identificação e contextualização dos perfis dos sujeitos participantes da pesquisa. Além disso, foi realizada oficina literária com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da escola pública do município de Dormentes, em Pernambuco. Nesse sentido, foram utilizadas estratégias metodológicas, como, por exemplo, a sequência básica de Cosson (2021), de forma que o estudante tivesse a oportunidade de experienciar o texto literário a partir da contextualização com sua realidade. A sequência básica foi aplicada com a interpretação do conto literário “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, valorizando-se processos de releituras e escrita criativa, com foco em análises literárias dialógicas centradas na autoria e na aprendizagem ativa do estudante por meio da escrita de fanfics. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes tem uma noção básica sobre o que são fanfics (63,16%) e 36,84% não conhecem o gênero. Mesmo com certo conhecimento do gênero fanfic, a maioria dos estudantes (97,38%) afirmou que nunca escreveu fanfics. Portanto, a partir da realização da oficina pedagógica “Laboratório de escrita criativa”, conclui-se que as fanfics e os meios digitais podem motivar práticas de letramentos literários de estudantes no contexto da Educação Básica.Item De roda em roda: o letramento literário com crianças de 01 a 03 anos(2025-06-09) Mendes, Giovanna Xavier Vieira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/3413302404106328Este trabalho investigou as experiências literárias com crianças de 01 a 03 anos, buscando analisar as estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma educadora, investigar a organização de sua prática pedagógica, e refletir sobre a participação das crianças durante a mediação de leitura. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola particular de Educação Infantil, em Recife, envolvendo uma educadora e as crianças da faixa etária observada. Utilizando observação, diário de campo e entrevista semiestruturada, a coleta de dados resultou na revelação de uma prática pedagógica baseada em encantamento e escuta, com rituais para iniciar e finalizar as atividades literárias, aprofundamento nas histórias durante as semanas e respeito aos movimentos e interesses infantis. As crianças, que participam cada uma à sua maneira, indo desde o simples olhar até a imitação, demonstram apropriação dos gestos de leitura. Embora exista uma limitação ao acesso dos materiais, há uma valorização por parte da educadora de inserir as crianças no universo literário desde cedo, compreendendo a literatura para além da palavra escrita. A pesquisa conclui que pode, sim, existir letramento literário com crianças pequenas, ao envolver rotina, planejamento, intencionalidade, vínculo, respeito e compromisso com a infância.Item Entre páginas e telas : relato de práticas de ensino-aprendizagem do gênero romance em conexão com as tecnologias digitais nos anos finais do ensino fundamental(2023-11-29) Silva, Wellington Cesar Ribeiro da; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6286753144665795O processo de formação de leitores, na atualidade, é permeado de desafios que encontram suas raízes na maneira a qual a Literatura é ensinada nas escolas e no como esse ensino reflete no desinteresse dos discentes pelo texto literário. Sendo necessário, então, o uso de estratégias didáticas que resgatem esses educandos para o processo leitor. O presente escrito configura-se como relato de experiência docente, em consonância com as práticas do Estágio Supervisionado Obrigatório em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE - UAEADTec. O foco aqui dá-se em uma pesquisa com movimentos cíclicos de reflexões, avaliação diagnóstica, pesquisas e ações acerca de como as tecnologias digitais se fazem presente nas escolas e a maneira como elas podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Por meio do advento das tecnologias, como smartphones e computadores, as instituições educacionais se vêem na possibilidade de adaptação das suas metodologias de ensino ao mundo virtual, visando encontrar e trazer para sala de aula ferramentas mediadoras que aperfeiçoam o trabalho docente com os alunos, estabelecendo assim uma relação dialógica e harmônica entre conhecimento e tecnologia. Dessa forma, os gêneros textuais, tal qual o romance, podem ser trabalhados nessa perspectiva. Quanto ao aporte teórico, recorremos a BARDIN (1997); BAKHTIN (2002); COSSON (2021); SANTOS (2017); FERREIRA (2021); CHAGAS (2010); OLIVEIRA e MOURA (2012); CANDIDO (1989); dentre outros. Este relato traz luz a um projeto em uma turma de 9° Ano do Ensino Fundamental com metodologia qualitativa, que utilizou das ferramentas digitais como objeto facilitador no processo de letramento e ensino-aprendizagem, aportando os aparelhos celulares, as redes sociais e a gamificação como forma de apresentar os conceitos do gênero e trabalhar a leitura da obra "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. Objetivando, a priori, a fomentação do letramento literário dos educandos e uma análise sobre o como o mundo digital pode influenciar positivamente no ensino e no aprendizado do gênero textual supracitado. Os procedimentos metodológicos também emergiram a partir de um Plano de Ação Pedagógica (PAPE), com base no modelo de sequência didática de COSSON (2012) e aplicação de formulários em sala, tendo vista levantar dados dos discentes e professores acerca do impacto desse uso no processo educativo.Item O papel do letramento emocional no processo de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental(2023-12-21) Costa, Diane Coêlho; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Este trabalho trata de experiência literária vivenciada a partir da aplicação de uma oficina desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola de Referência de Ensino Fundamental Maria Cecília Barbosa Leal em Surubim, Pernambuco. Nosso objetivo com a atividade foi motivar os discentes, através de propostas de leituras literárias, à re(descoberta) do prazer de ler e, com isso, estimular as emoções dos estudantes e ajudá-los a compreender a importância de tratar as emoções, usando a literatura para a compreensão de sentimentos vivenciados por personagens com os quais os estudantes se identificaram. Assim, pudemos ampliar a habilidade da compreensão textual, aprofundar o interesse dos estudantes pela leitura de textos literários além de incentivar a criatividade e a compreensão do mundo e dos sentimentos ao se relacionarem com os sujeitos à sua volta. Para a construção deste relato, estendemos o olhar para os escritos de Rosenberg (2006) e Cosson (2006) para compreender o letramento emocional e literário, respectivamente. Para ampliação da competência leitora, realizamos com os alunos a exibição do filme Meu pé de laranja lima para depois fazermos a leitura do romance, além do tratamento com cordel como gênero literário usado na aula de linguagem. Observamos que os estudantes trabalharam positivamente durante a oficina, que culminou espontaneamente na criação de um cordel emocionante.Item Práticas de letramentos literários na cultura digital : interconexões com as percepções de discentes do ensino médio técnico(2023-09-29) Rocha, Daniel dos Santos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3181826596357329A pesquisa-ação realizada na Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas Feitosa Costa teve como objetivo analisar as práticas de letramentos literários dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio e propor estratégias adequadas ao contexto, considerando as características e necessidades dos alunos. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e mista, com a coleta de dados por meio de observação das aulas, registro em diário de campo, questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa mostraram que as práticas de letramentos literários na escola são limitadas, com foco predominante na leitura de textos literários e na análise de sua estrutura e conteúdo. Os estudantes apresentam baixo interesse pela leitura e dificuldades para compreender os textos literários. Com base nos resultados, foram propostas estratégias de promoção da leitura e escrita literária.
