Navegando por Assunto "Publicidade"
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Item A imagem feminina em publicidades: uma proposta metodológica para leitura e compreensão do gênero em sala de aula(2020-09-11) Duarte, Magda Maria de Aquino; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460O texto publicitário tem feito parte dos contextos de leitura dos estudantes em todos os níveis, seja através da televisão, outdoors, revistas e pelos meios digitais. É um gênero textual que veicula argumentos, faz apelos, publica informações e discursos e é por isso que não passa despercebido na sala de aula. Nessa esteira, esta pesquisa desenvolve uma de proposta de trabalho com publicidades nas aulas de língua portuguesa, passando pelo conhecimento do gênero e seu modo de funcionamento; tratará, além disso, dos estudos dos discursos e das imagens veiculadas sobre as mulheres. Para tanto, tomamos publicidades de revistas femininas, mas também aquelas veiculadas em ambientes digitais para discutir a importância da compreensão leitora nas aulas de língua materna, com recorte para os discursos sobre as mulheres na propaganda. Nesse sentido, nosso objetivo é desenvolver proposta para compreensão leitora dos estudantes da escola básica por meio dos textos publicitários, promovendo o estudo do gênero e leituras das propagandas para discussão das ideias veiculadas. Para nós é importante criar propostas viáveis para que os estudantes compreendam relações estabelecidas durante as leituras. Para a compreensão do gênero, apoiaremos o debate nos estudos dialógicos da linguagem a partir de Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochínov (2009), Brait (2009, 2013) e Grillo (2014). Além desses autores, Marcuschi (2002), Rosa (2005) e Carrascoza (2002) recuperam e fortalecem a discussão sobre o gênero textual como prática social, a importância do estudo dos gêneros na sala de aula e o papel da publicidade na esfera social, respectivamente.Item Desembrulhando o presente do dia das mães: representações sobre as maternidades no mercado(2025-03-18) Sátiro, Thamiris Patricia dos Santos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/4294075447907910Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso focado na marca O Boticário, as representações da maternidade nas campanhas publicitárias do Dia das Mães, investigando a evolução dessas representações e sua relação com a economia do cuidado, a fim de evidenciar como o consumo e as construções de gênero influenciam a idealização – e, por vezes, a distorção – da realidade da maternidade contemporânea. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise comparativa de campanhas publicitárias emblemáticas de diferentes períodos históricos, priorizando aquelas que refletiram mudanças sociais e culturais significativas e oferecendo um panorama das narrativas dominantes e dos movimentos recentes que abordam a maternidade a partir de diferentes concepções. A análise das campanhas aponta que, embora se observe um movimento recente de ampliação das experiências maternas, a data, ao longo da história, vem reforçando estereótipos de gênero, ocultando a pluralidade das experiências maternas e ignorando os desafios reais enfrentados pelas mães – incluindo desigualdades de gênero, raciais e econômicas –, além de reforçar normas culturais que naturalizam o trabalho de cuidado historicamente invisibilizado. Futuras pesquisas podem explorar a recepção pública dessas campanhas e seu impacto nas percepções sociais e nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero.Item Evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do programa minha casa, minha vida em uma perspectiva diacrônica(2025-04-15) Melo, Geraldo da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143Este artigo investiga a evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) entre 2014 e 2024, analisando como a linguagem publicitária do Programa se adaptou às mudanças socioculturais, políticas e econômicas do Brasil durante esse período. Teoricamente, fundamenta-se em Carvalho (2010) em relação à linguagem publicitária, Carrascoza (2004), Gonzales (2003) em relação ao texto publicitário, e Sousa (2017) sobre o anúncio publicitário. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisa recursos linguísticos e estratégias de persuasão presentes nos anúncios. Desse modo, demonstra que a linguagem publicitária do PMCMV passou por uma transformação significativa ao longo dos anos, buscando conectar-se com as necessidades e expectativas de um público-alvo cada vez mais exigente, que seguiu de forma gradual de uma campanha intermediária para a publicidade mais assertiva com suportes tecnológicos, com foco na qualidade e na construção de uma imagem positiva do Programa. O estudo identifica uma crescente utilização de elementos visuais e dados relevantes para despertar o interesse do público, em conjunto com uma linguagem mais sutil e indireta, buscando persuadir através de imagens e mensagens implícitas. Destarte, a pesquisa contribui para promover uma reflexão sobre o uso de recursos linguísticos e retóricos na construção de anúncios publicitários do PMCMV, a fim de adaptar-se às mudanças de perfil dos consumidores no decorrer dos anos de vigência do Programa.Item Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador(2023-10-25) Ferreira, Adalberto Ribeiro; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/1511373809509639As marcas e a publicidade vêm se reinventando imagens atrativas e presentes na memória do público, tornando-se parte do seu cotidiano. Para tanto, adota diversas técnicas para se destacar na mente do consumidor, em meio a muitas informações disponíveis. O presente trabalho teve como objetivos, estabelecer uma relação de conceitos de tecnologia, inovação e inteligência artificial com a arte publicitária e assim compreender como o uso da inteligência artificial interfere na percepção e nas emoções dos espectadores de filmes publicitários. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta a aplicação de um questionário a respeito de filmes publicitários, a fim de apurar a percepção dos entrevistados sobre o uso da inteligência artificial nesses filmes. Foram analisados três filmes publicitários, sendo um deles criado totalmente com auxílio da inteligência artificial, outro criado parcialmente com o auxílio de IA e um terceiro, sem nenhum auxílio de IA. O estudo indicou com resultados que nos três filmes, a maior parcela dos entrevistados conseguiu identificar quais foram os filmes criados com IA e o que não foi criado com IA.
