TCC - Economia Doméstica (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/433
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Item O projeto ações socioeducativas como estratégia de formação de valores, hábitos e atitudes de crianças e adolescentes(2019-02-18) Silvestre, Stephanie Raphaelle de Carvalho; Saraiva, Joseana Maria; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação das atividades desenvolvidas na experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - vivenciada no período de 2015 a 2016 no projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife-PE: em complementação à ação da escola e da família - e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes no que se refere à redução da evasão e repetência escolar; redução da violência na escola e na família; formação de hábitos alimentares saudáveis tendo em vista a prevenção da obesidade na infância e na adolescência. O caminho percorrido para atingir esses objetivos associa atividades de pesquisa, ensino, intervenção, monitoramento de processos e avaliação tendo em vista evidenciar os impactos das ações no índice de desempenho escolar e na formação pessoal e social dos sujeitos envolvidos na ação. Os resultados mostram que em sintonia com o planejamento do projeto, a ação de extensão atendeu os objetivos propostos, uma vez que promoveu o processo de aprendizagem nos aspectos pretendidos e o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a extensão, articulada a pesquisa e ambas ao ensino, constituiu-se atividade fundamental, não apenas como princípio, mas também como prática social e educativa, apesar da limitação dos recursos financeiros, superados com a participação de todos os envolvidos, sobretudo, com a atuação dos estudantes dos cursos de Economia Doméstica e de Ciências do Consumo/UFRPE. Nesse processo, a Universidade ultrapassou seus muros e estabeleceu a relação teoria e prática, propiciando à autora deste estudo, estagiária do projeto, estudante do curso de Economia Doméstica, vivenciar a relação teoria-prática através do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma crítica e consciente. Ademais, a ação tem contribuído efetivamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, inclusive com impactos efetivos no rendimento escolar e no comportamento dos sujeitos envolvidos.
