01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Aplicação web para detecção automática de URLs maliciosas com aprendizado de máquina(2025-08-08) Souza, Celso Soares Cassiano de; Oliveira, Lidiano Augusto Nóbrega de; http://lattes.cnpq.br/7399493881755815A segurança cibernética tem se tornado uma das principais preocupações da era digital, impulsionada pelo crescimento acelerado da internet e pela proliferação de ameaças como phishing, malware e roubo de dados. Este trabalho propõe uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para classificar URLs como legítimas ou maliciosas, utilizando um conjunto abrangente de atributos extraídos diretamente das URLs e de fontes complementares, como registros WHOIS e informações de rede. Foram aplicados e analisados algoritmos como Random Forest, SVM e XGBoost sobre um conjunto de dados coletado de fontes confiáveis, como PhishTank e Kaggle. As características consideradas englobam aspectos léxicos, informações de rede, conexão e reputação. A avaliação dos modelos foi conduzida por meio de métricas como acurácia, precisão, recall e F1-score, evidenciando um desempenho satisfatório na detecção de sites maliciosos. Como aplicação prática, foi desenvolvida uma plataforma interativa com Streamlit, permitindo que qualquer usuário insira urna URL e receba uma análise imediata sobre sua legitimidade. A análise de importância das variáveis forneceu insights valiosos sobre os fatores mais influentes no processo de classificação, contribuindo tanto para a transparência quanto para a evolução futura do sistema.Item Análise de desempenho do Gemini na estimativa de peso de alimentos por imagem(2025-08-06) Silva, Carlos Gabriel Farias da; Garrozi, Cícero; http://lattes.cnpq.br/0488054917286587Com o avanço das inteligências artificiais multimodais, cresce o interesse em sua aplicação na área da saúde para facilitar a análise nutricional e auxiliar no combate à obesidade. No entanto, a confiabilidade desses modelos para identificar alimentos e estimar porções a partir de imagens ainda é incerta, sendo fundamental mensurar seu desempenho de forma objetiva. Este trabalho avalia a capacidade do modelo Gemini de classificar ingredientes e estimar seus respectivos pesos (em gramas) a partir de fotografias de refeições. Para isso, foi desenvolvido um sistema automatizado que envia requisições à API do Gemini, utilizando um prompt textual padronizado, elaborado com técnicas de engenharia de prompt, e uma lista de ingredientes de referência. As respostas do modelo, obtidas em formato JSON, foram comparadas com dados reais para análise de desempenho. Os resultados obtidos nos experimentos indicaram um baixo desempenho geral. Na classificação de ingredientes, o modelo apresentou baixa precisão e sensibilidade (recall), com dificuldade em detectar itens como temperos e condimentos (por exemplo, azeite e sal) que estavam misturados a outros alimentos, embora tenha obtido altas taxas de aceno para ingredientes visualmente distintos, como morangos e ovos mexidos. Na estimativa de peso, o desempenho também foi insatisfatório, com altos valores de erro (MAE e RMSE) e coeficiente de determinação (R2) negativo, evidenciando tendência à superestimação e desempenho inferior a uma simples predição pela média.Item MobiRural: promovendo acessibilidade e autonomia com rotas colaborativas(2025-08-06) Lima, Filipe de Freitas; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/5135426412225549A crescente expansão do da população ao com deficiência a nível mundial demanda o desenvolvimento de ferramentas que promovam a autonomia e melhorem a qualidade de vida, reduzindo barreiras e preconceitos. O desenvolvimento do MobiRural tem como propósito simplificar a navegação e o acesso de informações relevantes de forma acessível aos principais prédios e pontos de interesse no campus sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Por meio da aplicação desenvolvida, observa-se que é possível traçar rotas otimizadas com percursos mais curtos e seguras com a inclusão colaborativa de pontos de perigo, resultando em maior autonomia para todos os usuários, com ênfase no público cego e cadeirante.Item Aprendizado de máquina não supervisionado aplicado na dinâmica de preços de combustíveis no Brasil(2025-08-05) Lima, Andressa Luana Santana de; Gouveia, Roberta Macedo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/0993590347039876Este trabalho realiza uma análise exploratória e de clusterização dos dados públicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para os preços de combustíveis no Brasil em 2024. A partir de variáveis numéricas agregadas por região e por produto, foi aplicado o algoritmo K-means para identificar padrões de comportamento no mercado. As variáveis selecionadas buscaram representar aspectos como níveis médios de preço, variações sazonais, volume de registros e distribuição de revendas. Os resultados apontaram diferenças estruturais entre regiões e entre combustíveis, evidenciando a heterogeneidade do setor. O estudo evidencia a importância do uso de técnicas de agrupamento para explorar padrões relevantes no mercado de combustíveis.Item Olha Pro Céu, Meu Amor: uma sequência didática no ensino da trigonometria para estudantes de zonas costeiras(2023-09-19) Nascimento, Vandressa Arruda do; Cavalcanti, Anete Soares; http://lattes.cnpq.br/1032221248872389; http://lattes.cnpq.br/7812324159829173Ao longo do nosso dia a dia, somos cercados por padrões que se repetem periodicamente. Tais comportamentos nos auxiliam em diversos contextos e até possibilitam fazer algumas previsões de fenômenos físicos como as fases da lua e tábuas de marés. O uso das funções periódicas por meio da modelagem matemática permite a compreensão dessas diversas situações-problemas presentes no cotidiano, em particular, nas vivências dos moradores de zonas costeiras. O presente estudo teve como objetivo a proposta de uma sequência didática para o ensino da Matemática associada à realidade vivida pelos estudantes ribeirinhos. Neste trabalho também se encontram os resultados obtidos durante a aplicação dessa proposta. O intuito foi contribuir para promover a consciência cidadã a partir do debate sobre a Educação Matemática e sua contribuição para a formação socioeducacional de estudantes do litoral.Item Generalização do Problema Probabilístico de Travesseiro de Lewis Carroll(2023-05-11) Souza, Laura Celeste Melo de; Barros, Kleber Napoleão Nunes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1338915220161592; http://lattes.cnpq.br/5088408871236451Neste trabalho apresentamos o Teorema de Bayes através de três problemas matemáticos, que são eles: O problema da caixa de Bertrand, o problema de Monty Hall e o problema de travesseiro nº 5 de Lewis Carroll, dando destaque a este último através de sua generalização. Inicialmente apresentamos um resumo do percurso histórico da probabilidade seguido por um resumo teórico. Logo após, mostramos um pouco da história dos três problemas juntamente à suas soluções através do Teorema de Bayes. Trata-se de um estudo de natureza teórica com resgate histórico. Os dados foram coletados através da consulta de várias fontes de informações. Por fim, constata-se que ao apresentar o Teorema de Bayes através de três problemas matemáticos e especialmente através da generalização do problema de travesseiro de Lewis Carroll nº 5, torna-o mais claro, constituindo-se uma outra possibilidade de abordagem, referidos ao estudo de noções probabilísticas.Item Tem uma cifra na minha combinatória(2022-08-10) Evangelista, Gabriel Santos; Cavalcanti, Anete Soares; http://lattes.cnpq.br/1032221248872389; http://lattes.cnpq.br/1143563071526332Vemos códigos todos os nossos dias, nossa escrita é toda cercada desses códigos e sempre com a intenção de se passar uma certa mensagem. Mas nem sempre queremos que essa mensagem seja compreendida por todas as pessoas. Para esse fim, temos formas de esconder essa mensagem de modo que somente as pessoas que queremos a entendam. Uma forma de se fazer isso é se utilizar da Criptografia. A atividade a ser trabalhada tem como objetivo o estudo da Análise Combinatória utilizando da Criptografia como recurso didático, fazendo a ponte entre o conhecimento do objeto de estudo com o conhecimento matemático. Esse recurso, será trabalhado dentro de uma Sequência Didática, onde nas suas etapas, serão explorados essa relação objeto-matemática, vemos a possibilidade de se trabalhar de forma inclusiva, trazendo mais voz para a escrita em Braille. Com esse destaque, o debate acaba não sendo apenas no ambiente matemático, trazendo então outras disciplinas para participarem e serem auxiliares para a formação desse conhecimento matemático e social.Item Investigação e implementação de arquitetura IoT para mensurar o índice de turbidez da água em tempo real para ambientes de Carcinicultura Inteligente utilizando abordagem de calibração alternativa(2025-06-04) Almeida, Eduardo Felipe Lima Lins de; Nóbrega, Obionor de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/1806657367650299A criação de organismos aquáticos (aquicultura) é de extrema relevância no campo da produção de alimentos no Brasil e no mundo. A manutenção de um ambiente adequado, por meio do controle da qualidade da água, é essencial para a viabilidade de todo o processo produtivo. Dentre os parâmetros que determinam a qualidade, a turbidez da água – medida do grau de diminuição da transparência do ambiente aquático – foi abordada neste trabalho. Realizou-se o desenvolvimento e a avaliação de uma arquitetura para um equipamento baseado no conceito de Internet das Coisas (IoT), utilizando uma abordagem alternativa para a calibração, voltada para o monitoramento da turbidez da água em ambientes de criação de camarões (carcinicultura) e concebida para atender às necessidades de baixo custo, automação e monitoramento remoto.Item O Projeto Atlas Linguístico do Brasil e a variação lexical em sala de de aula: uma proposta didática(2024-10-03) Cardoso, Natália Rocha; Paim, Marcela Moura Torres; http://lattes.cnpq.br/7491110175871163; http://lattes.cnpq.br/0273906462701995O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática de variação linguística para alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio com base nos dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), ampliando, assim, a quantidade de materiais didáticos disponíveis para auxiliar o professor em sua prática. Para tanto, foi dado o enfoque nas variações diatópica, diageracional e diassexual, a partir das questões 131, 135,188 e 191 do questionário semântico-lexical do ALiB: o filho mais moço, finado, sutiã e ruge. Como arcabouço teórico para apoiar as discussões referentes aos conceitos de variação e ensino, à história da Dialetologia, assim como para auxiliar no planejamento da sequência didática, foram utilizadas as obras de Possenti (1996), Mota e Cardoso (2006), Cardoso (2010), Oliveira (2017), Paim (2019), Almeida e Bortoni-Ricardo (2023). Outrossim, também foi feita a consulta a dicionários online como Michaelis (2024), assim como a documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Dessa forma, foi possível pensar, a partir de gêneros textuais multimodais, uma sala de aula onde se destaca a importância da diversidade do português brasileiro de modo a desmistificar o conceito de língua homogênea, assim como promover debates sobre o preconceito linguístico. Espera-se, portanto, que os alunos possam compreender os conceitos e eliminar estigmas sobre o uso da língua.Item O roteiro de viagem nos séculos XIX ao XXI: o percurso de uma tradição discursiva levado para a sala de aula(2023-09-04) Pinto, Ellen da Silva; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8922891067630618“O Roteiro de Viagem no Jornal do Século XIX ao XXI: A Jornada de uma Tradição Discursiva na Sala de Aula" tem como objetivo promover reflexões sobre a historicidade do roteiro de viagem e sua aplicação no contexto educacional. Embasado nos conceitos de Tradição Discursiva (Kabatek, 2006; Koch 1997, Longhin, 2014) e nos princípios delineados no livro "Tradições discursivas do português brasileiro | Vol. 7",2018. O estudo analisa narrativas de viagem de diferentes períodos (séculos XIX, XX e XXI), presentes em documentos pessoais e na esfera digital. No que tange à metodologia, o artigo propõe uma abordagem pedagógica pautada no Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2003; Zavam, Dolz e Gomes, 2022), visando à aplicabilidade em ambiente escolar. A abordagem visa enriquecer o processo de ensino, proporcionando aos alunos perspectivas diversas que englobam dimensões linguísticas, culturais e históricas. Com essa abordagem, a pesquisa almeja inserir o gênero roteiro de viagem como tópico de investigação socio-histórica, contribuindo para uma compreensão ampliada da evolução linguística e textual.
