TCC - Economia Doméstica (Sede)

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    Extensão universitária e arte: um relato de experiência na produção de figurino
    (2020-10-05T03:00:00Z) Santos, Maria da Conceição de Oliveira; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/0082286430557169
    Este trabalho trata-se de um relato de experiência feito a partir de vivência de estágio, no projeto de Extensão Universitária “Geração de Renda e Arte: da fantasia ao figurino”. O trabalho tem o foco voltado ao que foi abordado sobre conteúdos técnico-científicos referente à produção do vestuário, bem como os referentes às Artes Cênicas, especialmente ao teatro, que possibilitaram ao público-alvo desenvolver habilidades para criar e construção de figurinos.
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    Das cores primárias ao tapete vermelho: relato de experiência de extensão universitária em unidade prisional feminina (RMR - PE)
    (2020-09-29T03:00:00Z) Lima, Izabelly Mikaela Rocha; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/8351926168482175
    Este trabalho é um relato de experiência feito com base no projeto “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário” (2019), em relação às atividades desenvolvidas em uma Unidade Prisional Feminina, da Região Metropolitana do Recife-PE. O projeto foi pensado a partir da área do conhecimento da Economia Doméstica. As oficinas foram realizadas por meio de exposição dialogada e experimentação prática de pelo menos um dos conteúdos abordados, que foram desde as cores primárias, até a vivência básica de um desfile de moda.
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    Relato de experiência de extensão universitária: estímulo à criatividade para concepção de moda-vestuário em comunidade rural (Limoeiro - PE)
    (2020-12-01T03:00:00Z) Silva, Irani Gomes do Nascimento; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2530777650612821
    A moda é algo que vai e volta ao longo da história, principalmente com relação ao vestuário. Em muitas regiões, as vestimentas vão de acordo com a cultura local, influenciando os modelos. A cidade de Limoeiro-PE traz, em sua essência cultural, forte influência religiosa, bem como conta com inspiradoras paisagens, histórias da tradição local e uma significativa área rural. Diante do exposto, objetivou-se realizar um projeto de extensão denominado “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário”. Portanto, o presente trabalho trata-se de relato da experiência vivenciada pela autora, a partir do que se propôs estimular a criatividade para produção de moda-vestuário, para mulheres e suas famílias de comunidade rural, da cidade de Limoeiro-PE. Para que fosse possível a realização do projeto, foram organizadas oficinas voltadas às temáticas criatividade e inspiração, cor, moulage. As oficinas aconteceram em dois espaços, em uma casa de uma das famílias na comunidade rural, e, na sede do CAM - Centro de Assistência à Mulher, no centro da cidade. Os registros da experiência apontam que o público atendido estavam tendo o primeiro contato com conteúdo técnico de produção de moda-vestuário, e após as oficinas, propuseram looks e estampas inspiradas na localidade, levando em consideração conceitos de cores, linhas e formas. Ademais, a realização do projeto permitiu, à autora e à equipe de extensão, conhecer as dificuldades do grupo e perceber que necessita-se de uma mobilização de esforços para criar condições que possibilitem aos indivíduos envolvidos, criar, transformar e inovar, de modo que sejam pensadas alternativas diante de desafios, entraves estruturais e culturais, que se apresentem em determinada localidade.
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    Nível de aprendizagem sobre envelhecimento e aspectos do cuidar dos/as participantes do curso cuidadores/as de idosos/as
    (2020-10-30T03:00:00Z) Pontes, Tereza Cristina do Rosário de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/6136378751171109
    O processo global de envelhecimento populacional no mundo e, particularmente, no Brasil é uma realidade e suas consequências apresentam o aumento das doenças crônico-degenerativas e infectocontagiosas, por conseguinte, a dependência e a falta de autonomia do/a idoso/apara cuidar de si e realizar as atividades da vida diária. Nesse cenário, por diversos fatores, é fato, a ausência de um membro da família para exercer ou ajudar o/a idoso/a realizar essas funções. Nesse contexto, quem vai exercer esse papel no lugar da família é o/a cuidador/a, seja no âmbito da própria família (cuidador informal) ou institucional (cuidador formal). Em ambas as condições o/a cuidador/a é o profissional que precisa possuir conhecimentos teórico-práticos sobre envelhecimento e cuidados essenciais com a pessoa idosa, incluindo os primeiros socorros. Além, disso, espera-se que esse profissional seja uma pessoa paciente, amorosa, responsável, resiliente e prestativa e que goste de idosos/as. Considerando esses pressupostos, esse estudo tem como objetivo avaliar o perfil socioeconômico e demográfico, bem como o nível de aprendizagem dos/as participantes do curso de cuidadores/as de Idosos/as. Mais, especificamente, avaliar as concepções dos participantes sobre o processo de envelhecimento e os cuidados inerentes e, por fim avaliar o impacto do curso sobre a condição e qualidade de vida dos/as participantes. O curso foi realizado através do projeto Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Social de Trabalhadores para Área de Hospedagem e Outros Serviços, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, Pró-Reitoria de Atividade de Extensão, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco - Sindsprev. A ação de extensão integrou vários cursos, entre os quais o de Cuidadores/as de Idosos/as, onde a autora desse estudo foi estagiária e realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório – Esso, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, cuja coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário de pesquisa subsidiado por um questionário contendo perguntas abertas. A amostra da pesquisa se constitui de 25 trabalhadores/as, a maioria do sexo feminino, na faixa etária predominante entre 51 a 60 anos de idade. Os resultados mostram que a maioria dos sujeitos desenvolvia trabalho informal como cuidador/a de idosos/as antes de realizarem o curso, demonstrando a importância das ações de qualificação para esse público-alvo, uma vez que a maioria nunca tinha feito nenhum curso. A avaliação do curso mostra que a grande maioria dos participantes demonstra está muito satisfeito com o curso, principalmente em relação aos aspectos teórico-metodológico-conteúdo programático; carga horária; aulas práticas; relação professor /aluno – com conceitos ótimo e bom. O nível de conhecimento antes da realização do curso sobre envelhecimento e qualidade de vida para a maioria dos participantes era confuso e sem fundamentação teórica. O mesmo acontece com o nível de conhecimento sobre o que é o idoso e os cuidados com mesmo. Durante o curso esses conhecimentos foram bem trabalhados, de forma interdisciplinar e estabelecendo sempre a relação teoria-prática. A maioria relata que os conhecimentos e as atividades práticas trabalhados durante o curso deram segurança para o exercício da prática profissional com cuidador/a porque passaram a realizar a função de forma consciente, com conhecimento, sabendo o que estavam fazendo. Para a estagiária, autora desse estudo, a atuação no curso de Cuidador de Idosos contribuiu significativamente para consolidar os conhecimentos teórico-metodológicos apreendidos no curso de graduação em Economista Doméstico, conformando sua práxis como futura profissional.
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    Educação em Direitos Humanos no cotidiano das universidades: reflexões a partir do Projeto Diálogos
    (2021) Bispo, Jorge Luiz dos Santos Monteiro; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524
    O presente artigo foi desenvolvido a partir do projeto Diálogos que vem sendo desenvolvido desde o ano 2017 no âmbito do Observatório da Família/Instituto Menino Miguel e curso de Bacharelado em Economia Doméstica e representa a possibilidade de ampliação de espaços para educação em Direitos Humanos no cotidiano da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. O projeto atua através da criação de espaços de reflexão sobre temáticas vinculadas aos campos das famílias, subalternidades, acesso a direitos, políticas públicas e justiça. O objetivo da proposta é o de construir e experienciar espaços de debate e reflexão sobre as temáticas relativas aos Direitos Humanos, através da integração entre as ações de extensão na Universidade e grupos/instituições/indivíduos vinculados ao campo da gestão pública, movimentos sociais, sistema de justiça, buscando viabilizar debates relacionados às experiências provenientes de diferentes “chão de trabalho”, viabilizando a reflexão e aprofundamento dos temas a partir de experiências concretas cotidianamente vivenciadas nos encontros entre os sujeitos, as instituições e o acesso aos direitos. A delimitação dos campos, seleção das temáticas, dos sujeitos envolvidos nos processos de mediação e o diálogo, se efetivaram a partir dos temas de atuação do Observatório da Família, grupo vinculado desde 2011 ao Departamento de Ciências Domésticas, hoje Departamento de Ciências do Consumo e atualmente vinculado ao Instituto Menino Miguel. Para este artigo faremos o recorte nos dois últimos anos de ação do projeto, 2018 e 2019, período em que as ações do Observatório da Família se voltaram para a perspectiva dos modos de vida subalternos urbanos de corpos e indivíduos com vivência do cárcere. Iremos apresentar seis debates realizados no período, com temas relacionados ao cotidiano e vivência do e no cárcere e, ainda, no processo de integração entre extensão e pesquisa, três grupos focais com reflexões sobre o cárcere, o encarceramento e os corpos encarceráveis. Os resultados apontam para a necessidade de trazer a temática do cárcere para dentro das universidades como forma de ampliar a compreensão dos/as futuros profissionais das diferentes áreas sobre as trajetórias que levam ao encarceramento em uma sociedade que se caracteriza pelo encarceramento em massa de jovens, negros, pobres e periféricos.