TCC - Economia Doméstica (Sede)

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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): Departamento de Qualidade de Vida da UFRPE como campo de atuação para a Economia Doméstica
    (2020-10-29) Alcântara, Joseane Anunciação de; Regino, Fabiane Alves; Lima, Dandara Pereira de; http://lattes.cnpq.br/1584964983115172; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9602798732091612
    Economia Doméstica enquanto Ciência Social Aplicada tem como principal objetivo a promoção da qualidade de vida dos indivíduos. Na sua multidisciplinaridade abrange a área da saúde e qualidade de vida promovendo o bem-estar físico por meio do cuidado com a saúde das pessoas, assim como da alimentação saudável. O/a profissional de Economia Doméstica está apto/a para planejar, elaborar, programar, implantar, dirigir, coordenar, orientar, controlar, supervisionar, executar, analisar e avaliar estudos, trabalhos, programas, planos, projetos e pesquisas na área da saúde. Nas organizações de saúde, o/a profissional de Economia Doméstica atua na educação em saúde, auxiliando grupos e/ou famílias a melhorar a qualidade de vida. O objetivo desse relatório é apresentar as atividades de promoção da saúde desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório/ESO pela discente, promovidas pelo Departamento de Qualidade de Vida (DQV) da UFRPE. O DQV está vinculado à Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SUGEP desta Universidade e coordena, planeja, executa, apoia e divulga atividades desenvolvidas pelas Coordenações que lhe são subordinadas, especialmente programas e ações de assistência, perícia, vigilância e promoção à saúde, proporcionando assim, qualidade de vida no trabalho para a comunidade acadêmica. O estágio foi realizado no período de setembro de 2019 a janeiro de 2020, onde foi possível articular os conhecimentos adquiridos durante a formação em Economia Doméstica com as práticas em saúde na garantia da qualidade de vida das pessoas.
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    Avaliação dos impactos do curso produção de tortas, doces e salgados na melhoria das condições e da qualidade de vida do/a trabalhador/a capacitado/a
    (2020-11-02) Souza, Jéssica Laís Barbosa de Oliveira Dias de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/9949009798607579
    Inúmeros estudos chamam à atenção para a importância da capacitação e para o desenvolvimento pessoal e social do/a trabalhador/a como iniciativa para melhoria das suas capacidades teórico-práticas para inserção no mundo do trabalho, bem como se tornarem autônomos na perspectiva de ter seu próprio negócio, por conseguinte promover sua condição e qualidade de vida. Com base nessa perspectiva, desde 1993 as iniciativas de capacitação profissional têm sido foco das ações de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE e da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão - PRAE, através do desenvolvimento do projeto de extensão - Capacitação e desenvolvimento pessoal e social de trabalhadores/as para área de hospedagens e outros serviços, que já capacitou mais 15 mil trabalhadores/as. Em 2018 e 2019 o referido projeto foi desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco - SINDSPREV-PE e capacitou mais de mil trabalhadores/as. A ação de extensão integrou vários cursos habilitando os/as trabalhadores/as para as unidades de produção de refeições, restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas, resorts, motéis, agencias de guias turísticos, de serviços de limpeza, casas de repousos para idosos, unidade doméstica e outros relacionados. Entre os cursos oferecidos, destaca-se nesse estudo, o de Produção de Todas, Doces e Salgados, onde a autora desse estudo foi instrutora e no referido projeto realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Tendo em vista compreender se o que foi proposto no referido projeto foi alcançado, esse estudo tem como objetivo avaliar os impactos econômicos e sociais do curso de Produção de Tortas, Doces e Salgados na melhoria da condição e da qualidade de vida de seus participantes, a partir das representações sociais que os/as mesmos/as tiveram sobre o curso. Mais especificamente, compreender o que a capacitação propiciou em termos de melhorias de condições econômicas e sociais em suas vidas. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantiquali, cujo método de análise se constitui das representações sociais dos sujeitos, através do qual se apreendeu as visões, concepções, percepções, emoções, depoimentos, permitindo encontrar elementos do discurso social trazido pelos sujeitos para melhor compreensão do fenômeno social investigado. A amostra da pesquisa se constitui de 25 trabalhadores/as, de ambos os sexos, na faixa etária entre 18 a 75 anos de idade, pertencentes a diferentes classes sociais e graus de instrução. Os resultados mostram que o processo de capacitação possibilitou o desenvolvimento pessoal e social com base na formação cidadã, além promover competências, habilidades técnicas, teóricas e metodológicas para o exercício da função de confeiteiro - capaz de criar e preparar receitas de tortas, bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Ressalta-se a capacidade de produção em escala industrial, comercial ou caseira, conforme mostram os resultados. Um percentual significativo dos participantes revelou que muito antes de concluir o curso já estavam produzindo muitas das preparações aprendidas no curso para sobrevivência e dessa forma impactando a melhoria das suas condições econômicas e melhoria de qualidade de vida, atingindo dessa forma, os objetivos proposto pelo projeto. Considera-se que os benefícios da capacitação foram não apenas quantificáveis, mas, qualitativos como o desenvolvimento pessoal e social.
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    Nível de aprendizagem sobre envelhecimento e aspectos do cuidar dos/as participantes do curso cuidadores/as de idosos/as
    (2020-10-30) Pontes, Tereza Cristina do Rosário de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/6136378751171109
    O processo global de envelhecimento populacional no mundo e, particularmente, no Brasil é uma realidade e suas consequências apresentam o aumento das doenças crônico-degenerativas e infectocontagiosas, por conseguinte, a dependência e a falta de autonomia do/a idoso/apara cuidar de si e realizar as atividades da vida diária. Nesse cenário, por diversos fatores, é fato, a ausência de um membro da família para exercer ou ajudar o/a idoso/a realizar essas funções. Nesse contexto, quem vai exercer esse papel no lugar da família é o/a cuidador/a, seja no âmbito da própria família (cuidador informal) ou institucional (cuidador formal). Em ambas as condições o/a cuidador/a é o profissional que precisa possuir conhecimentos teórico-práticos sobre envelhecimento e cuidados essenciais com a pessoa idosa, incluindo os primeiros socorros. Além, disso, espera-se que esse profissional seja uma pessoa paciente, amorosa, responsável, resiliente e prestativa e que goste de idosos/as. Considerando esses pressupostos, esse estudo tem como objetivo avaliar o perfil socioeconômico e demográfico, bem como o nível de aprendizagem dos/as participantes do curso de cuidadores/as de Idosos/as. Mais, especificamente, avaliar as concepções dos participantes sobre o processo de envelhecimento e os cuidados inerentes e, por fim avaliar o impacto do curso sobre a condição e qualidade de vida dos/as participantes. O curso foi realizado através do projeto Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Social de Trabalhadores para Área de Hospedagem e Outros Serviços, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, Pró-Reitoria de Atividade de Extensão, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco - Sindsprev. A ação de extensão integrou vários cursos, entre os quais o de Cuidadores/as de Idosos/as, onde a autora desse estudo foi estagiária e realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório – Esso, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, cuja coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário de pesquisa subsidiado por um questionário contendo perguntas abertas. A amostra da pesquisa se constitui de 25 trabalhadores/as, a maioria do sexo feminino, na faixa etária predominante entre 51 a 60 anos de idade. Os resultados mostram que a maioria dos sujeitos desenvolvia trabalho informal como cuidador/a de idosos/as antes de realizarem o curso, demonstrando a importância das ações de qualificação para esse público-alvo, uma vez que a maioria nunca tinha feito nenhum curso. A avaliação do curso mostra que a grande maioria dos participantes demonstra está muito satisfeito com o curso, principalmente em relação aos aspectos teórico-metodológico-conteúdo programático; carga horária; aulas práticas; relação professor /aluno – com conceitos ótimo e bom. O nível de conhecimento antes da realização do curso sobre envelhecimento e qualidade de vida para a maioria dos participantes era confuso e sem fundamentação teórica. O mesmo acontece com o nível de conhecimento sobre o que é o idoso e os cuidados com mesmo. Durante o curso esses conhecimentos foram bem trabalhados, de forma interdisciplinar e estabelecendo sempre a relação teoria-prática. A maioria relata que os conhecimentos e as atividades práticas trabalhados durante o curso deram segurança para o exercício da prática profissional com cuidador/a porque passaram a realizar a função de forma consciente, com conhecimento, sabendo o que estavam fazendo. Para a estagiária, autora desse estudo, a atuação no curso de Cuidador de Idosos contribuiu significativamente para consolidar os conhecimentos teórico-metodológicos apreendidos no curso de graduação em Economista Doméstico, conformando sua práxis como futura profissional.