TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)
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Item Análise comparativa de métodos de aprendizado supervisionado para mineração de opinião dos usuários da plataforma de e-participação votenaweb(2019) Nascimento, Eliaquim Moreira do; Souza, Ellen Polliana Ramos; Santos, Diego George da Silva; http://lattes.cnpq.br/1433346297212674; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/6033431769198675Com a evolução das tecnologias da informação, passam a existir novos meios que visam promover uma sociedade mais democrática e participativa, como é o caso das plataformas de participação e colaboração eletrônicas, também conhecidas por e-participation e e-collaboration. Contudo, apesar de ser possível fornecer uma opinião na grande maioria dessas plataformas, tais opiniões não são analisadas e consideradas no processo de construção da proposta ou projeto de lei.É impossível para o ser humano compreender completamente todo o conteúdo em uma quantidade razoável de tempo, o que despertou um interesse na comunidade científica por sistemas capazes de extrair informações desse tipo de dado de forma automática. Mineração de opinião, também conhecida como análise de sentimento, é a área de estudo que analisa automaticamente sentimentos e opiniões das pessoas acerca de entidades, como produtos e serviços, expressos de forma não estruturada, como em texto, por exemplo. Neste sentido, este trabalho busca identificar o melhor conjunto de classificador versus técnica de de pre-processamento para análise das opiniões dos usuários de plataformas de e-participação e e-colaboração disponíveis para os cidadãos brasileiros. Como estudo de caso, para validação da aplicação, foram coletadas opiniões do portal VOTENAWEB, tendo em vista que o mesmo é bastante utilizado, além de permitir aos cidadãos postar comentários sobre um determinado projeto. Três algoritmos de aprendizado supervisionado, com diferentes técnicas de pré-processamento foram avaliadas que são tokenização, remoção de stopwords, N-grama, TF-IDF e a incorporação de palavras, a fim de obter a melhor configuração para mineração de opinião. O algoritimo de regressão linear obteve o melhor resultado com acurácia de 88,22% e f-medida de 87,07%, enquanto que o aprendizado profundo que o aprendizado profundo obteve acurácia de 84,96% e f-medida de 84,90%.Item Classificação automática de discursos de ódio em textos do twitter(2019) Nascimento, Robson Murilo Ferreira do; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/8962852253787699Discurso do ódio, ou no inglês Hate Speech, pode ser definido como qualquer ato de comunicação que inferiorize uma pessoa por sua etnia, raça, religião, orientação sexual, nacionalidade ou outras características. Esse ato está se tornando cada vez mais comum nas redes sociais, onde muitas pessoas confundem liberdade de expressão com intolerância. Os jovens são os principais afetados, pois representam um grupo mais fácil de ser atingido pela ideologia propagada pelos Haters, os quais exaltam a violência, adotam ideologias racistas e xenofóbicas, intolerância religiosa e etc. Uma ferramenta capaz de ajudar a combater esse problema, é a Mineração de Texto, que busca extrair regularidades, padrões ou tendências de textos em linguagem natural, assim podendo ser definida como um método de extração de informações relevantes em bases de dados não estruturadas ou semi-estruturadas. Considerando o Twitter como uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, este trabalho tem como objetivo de implementar e avaliar técnicas supervisionadas de aprendizagem de máquina, com intuito de identificar de forma automática discurso de ódio em tweets. Para isso, foram utilizados dois corpus, um na língua inglesa, previamente disponibilizado, e outro com a língua português do Brasil,o qual foi montado com texto do Twitter, que posteriormente parte dele foi anotado de forma manual, e ambos passaram por um pré-processamento, a fim de criar coleções douradas, utilizadas para construção e avaliação dos modelos supervisionados. Por fim, foi realizada uma análise comparativa dos algoritmos de aprendizagem de máquina: SVM, Naive-Bayse e Regressão Logística, combinados com a técnica de processamento de linguagem natural stemming.Item Comitê de classificador para mineração de opinião de eleitores brasileiros(2019) Souza, Guilherme Henrique Pereira de; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/2474970020729937O crescimento recente e exponencial das mídias sociais e do conteúdo gerado pelo usuário (CGU) na Internet fornece uma grande quantidade de dados que permite descobrir os sentimentos, as opiniões e as experiências de usuários e clientes. Dentre as diversas mídias sociais existentes atualmente, destaca-se o Twitter, Possuindo mais de 336 milhões de usuários mensais ativos. Compreender o que as pessoas estão pensando ou suas opiniões é fundamental para a tomada de decisão, principalmente no contexto no qual essas pessoas exprimem seus comentários voluntariamente. Para esse tipo de análise, utiliza-se a mineração de opinião, também conhecida como análise de sentimento, que analisa, opiniões, sentimentos e emoções das pessoas acerca de entidades como serviços, produtos, marcas, indivíduos, problemas, eventos e tópicos, podendo ser expressos de forma não estruturada, como em textos, por exemplo. A difusão das mídias sociais também levanta a possibilidade de se aprofundar na web para explorar e rastrear as preferências políticas e eleitorais dos cidadãos. Neste sentido, estudos recentes exploram as mídias sociais como um dispositivo para avaliar a popularidade dos políticos durante seu percurso eleitoral. Analisar as mídias sociais durante uma campanha eleitoral pode ser um suplemento ou complemento útil de pesquisas tradicionais e, dentre as razões, Destacam-se: o baixo custo e a velocidade de análise em tempo real. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência de um comitê de classificador para aplicações de mineração de opinião, utilizando dados extraídos de eleitores brasileiros. Neste estudo, foi desenvolvida uma aplicação de mineração de opinião a nível de documento utilizando comitês de classificador, com o objetivo de analisar a eficiência dos comitês em aplicações desse tipo. Para isso, utilizou-se dados extraídos do Twitter contendo opiniões de eleitores brasileiros. Foram avaliadas seis configurações de pré-processamento e três abordagens de comitê de classificador, sendo elas: Voting, Bagging e Boosting. Os resultados foram obtidos em termos de Acurácia. De acordo com os experimentos realizados, a configuração 3, que utiliza de remoção de stopwords, n-gram e TF-IDF alcançou os melhores resultados, com acurácia de 90,26% para o comitê que utilizava a abordagem Boosting.Item O mapa da inclusão: um sistema de apoio à decisão para análise da inclusão escolar no estado de Pernambuco(2019) Maia, Davi José Mendes; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/6070011163968954Introdução: Inclusão escolar é o processo de inserção, manutenção e apoio à Pessoa com Deficiência (PcD) em salas de ensino regular. O esforço pela inclusão social e escolar de PcD no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação e cerceava o pleno desenvolvimento destas pessoas. Com a instituição da Lei Brasileira de Inclusão, em 2015, torna-se obrigatória a matrícula de educandos com deficiência em salas de ensino regular e se iniciam discussões sobre o processo inclusivo. Para auxiliar as discussões sobre essas questões, duas importantes tecnologias podem ser enumeradas: Os Dados Abertos e os Sistemas de Apoio à Decisão. No contexto de dados abertos, a publicação desses dados propicia entender como esses dados impactam na vida cotidiana e como a disseminação dos mesmos pode auxiliar no processo de construção de políticas que melhorem a qualidade de vida da população. Devido o grande volume de dados apresentados nessas bases o uso de Sistemas de Apoio à Decisão pode otimizar o uso dessas bases, principalmente por possibilitar que as informações estejam disponíveis de forma consistente e imediata. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é construir um Sistema de Apoio à Decisão para acompanhamento de matrículas de educandos com deficiência, instituições de ensino e indicadores educacionais do estado de Pernambuco através dos microdados do Censo Escolar. Método: Para isto, foi utilizado um método de desenvolvimento que seguirá a abordagem bottom-up e compreendendo sete etapas: planejamento, levantamento de necessidades, modelagem dimensional, projeto físico dos BD’s, projeto de ETC, desenvolvimento de aplicações, validação e teste. O método acima citado utilizou como fonte de dados os microdados do Censo Escolar do período de 2010 à 2018. A construção do mesmo utilizou as ferramentas: Pentaho Business Inteligence, Microsoft Power BI e PostgreSQL. Resultados: Resultados mostram redução nas matrículas de alunos com algum tipo de deficiência em salas de aula especiais e aumento das mesmas em salas regulares. Com relação a etapa de ensino ocorreu redução nas matrículas de educandos com deficiência na educação infantil, o ensino fundamental é o maior detentor de matrículas destes educandos, com relação ao ensino médio ocorreu redução nas matrículas destes alunos com relação as matrículas típicas. Com relação a acessibilidade os indicadores mostraram que grande parte das escolas do estado ainda não dispõe desses recursos. Os indicadores educacionais apresentaram que a grande maioria dos municípios apresenta índices abaixo do recomendado.Item Repassistive: Repositório de recursos educacionais digitais para educandos com necessidades educacionais específicas(2019) Lima, José Vinícius Vieira; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/9756141851160729O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais inclusiva e tecnológica está associado à necessidade de inserir nos currículos escolares as habilidades e competências pertencentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como colaboração dentro da educação e no processo evolutivo do ensino e aprendizagem na sociedade. Essa nova prática tem caracterizado uma moderna organização pedagógica que apoia o processo de inclusão junto com o fácil acesso a essas metodologias que contribuem fortemente para a colaboração educacional. Recursos Educacionais Digitais são ferramentas que auxiliam de modo significativo a ação de ensinar e aprender, possibilitando abordagens distintas de outras mais utilizadas. Sua utilização está acontecendo de forma gradativa no ambiente escolar, contundo, para encontrá-los, é necessário o acesso a repositórios que os organizam conforme os níveis de ensino que cada um destes possui.Frente a essa situação, instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar os recursos para a construção do conhecimento, mas também no processo de elaborar, desenvolver e avaliar atividades educacionais que possam ser aplicadas e utilizadas entre as Pessoas com Deficiência. Isto posto, este estudo apresenta o desenvolvimento de um repositório gratuito que contém recursos educacionais digitais para o uso e compartilhamento de competências pedagógicas relacionadas à linguagem e raciocínio lógico entre educandos com Necessidades Educacionais Específicas. O trabalho foi realizado utilizando a APAE de Serra Talhada como estudo de caso,identificando os conteúdos ministrados pelos educadores da associação, selecionando os jogos educacionais digitais em conformidade com as diretrizes de acessibilidade recomendadas pela WCAG 2.0; implementando o mesmo com base nas normas e metodologia estabelecida poro W3C; e realizando dois processos de validação: um relacionado a acessibilidade do uso do repositório e o outro através da aplicação de testes de usabilidade entre os educadores. De acordo com as avaliações, os resultados da primeira etapa apontaram que, por intermédio do uso do repositório, os jogos educacionais utilizados pelos educandos, resultaram no estímulo de quatro tipos de habilidades, que foram: satisfação, elementos educacionais, conteúdos pedagógicos e motivação. Já os resultados da avaliação de usabilidade, mostraram que o repositório fortalece a prática do ensino e aprendizagem dentro da educação especial, proporcionado um ambiente que auxilia, incentiva e eleva os níveis de conhecimentos dos educandos.Item Seleção e implantação de um sistema de gestão financeira para APAE de Serra Talhada(2019) Almeida Filho, Augusto Alves de; Souza, Ellen Polliana Ramos; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356O terceiro setor precisa, constantemente, traçar planos para captação de recursos para garantir sua sobrevivência a curto e longo prazo. Porém, na maioria dos casos, o problema não está diretamente relacionado a limitação de recursos, mas a falta da gestão financeira. É possível dizer que a gestão financeira tem como função interpretar ou estabelecer objetivos, de acordo como capital disponível, para então alocar recursos necessários para atender tais objetivos. Dentre as organizações do terceiro setor, destaca-se a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), que é uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente existem várias unidades espalhadas em todo território nacional, estando uma delas localizada no município de Serra Talhada. Sua gestão financeira é feita através do auxílio de planilhas eletrônicas, sendo que a gestão da organização entende que a ferramenta e mutilização é inadequada e possui muitas limitações. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo selecionar e implantar um sistema de gestão financeira na APAE de Serra Talhada. O método foi dividido em cinco etapas, são elas: diagnóstico; definição e validação dos requisitos;análise comparativa dos sistemas; seleção do sistema e, por último, a implantação. Sendo assim,através de entrevistas foi possível compreender o processo de gestão financeira da APAE, assim como realizar o mapeamento deste processo. As entrevistas permitiram também realizar o levantamento de requisitos, que serviu como norte na etapa de seleção, onde foram busca dos sistemas que atendessem tais requisitos que tinham como prioridade o controle de doações e doadores, fluxo de caixa e relatórios para prestação de contas. Durante o processo de seleção,vários sistemas foram analisados (Ongfácil, HYB, Any3, Economato, Argus, KAD APAE, ContaAzul e GestãoClick), sendo que o Argus foi aquele que mais agradou aos gestores da APAE,por atender aos requisitos desejados e ainda permitir a gestão de outros módulos, como saúde eeducação por exemplo. Por falta de tempo não foi possível concluir a implantação do sistema e, consequentemente, não foi possível realizar a avaliação. Mas espera-se que o sistema possa proporcionar aos gestores da APAE uma melhor visibilidade dos recursos disponíveis e dos recursos necessários para sustentabilidade dos seus projetos, assim como consciência dos limites da organização em termos de limites na realização de projetos. Além disso, espera-se também que o sistema facilite a prestação de contas da APAE e proporcione mais transparência, informando a população dos gastos e investimentos da organização, como uma forma de prestar contas dos recebimentos e apresentação das necessidades para continuidade dos projetos sociais, que visam a inclusão e assistencialismo às pessoas portadoras de deficiência e que requerem uma atenção especial.Item Teabot: Robô para treinamento de expressões faciais emocionais para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo(2019) Santos, José Antônio Pedro dos; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/6708636452559673Atualmente, ocorre um caso de autismo a cada 110 pessoas no mundo inteiro e estima-se que no Brasil existem cerca de 2 milhões de indivíduos com autismo. O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e interação social em múltiplos contextos, indivíduos com este transtorno têm dificuldades na consciência emocional,resultando em uma condição conhecida como Alexitimia, caracterizada pela dificuldade em identificar e descrever sentimentos, condição essa que afeta 50% da população autista. Dessa forma, é possível utilizar tratamentos como a análise do comportamento, terapias ocupacionais,fonoaudiólogo, fisioterapia, que visam diminuir os sintomas causados por esse transtorno. Por outro lado, é visto na literatura robôs capazes de interagir com indivíduos autistas, visando aprimorar alguma habilidade específica desses indivíduos, robôs com essas características são chamados de socialmente assistivos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver um robô social assistivo capaz de treinar o reconhecimento e representação das seis expressões faciais universais em crianças e jovens com autismo que possuem dificuldades em realizar essas expressões. O robô desenvolvido neste trabalho possui característica não humanoide, e ainda conta com recursos audiovisuais. Todos os seus componentes físicos e lógicos são controlados por uma placa Raspberry Pi 3 e implementado um sistema para representar as seis expressões faciais universais, o qual foi incorporado um sistema de reconhecimento facial. Três diferentes versões do robô foram desenvolvidas. Por fim, dois experimento foram desenvolvidos, com total de 19 participantes, em 19 dias dedicados para a execução dos experimentos, foram realizadas mais de 50 sessões com os participantes, atingindo um pouco mais de 1000 minutos de interação com os indivíduos e capturadas mais de 15 mil imagens em duas versões do TEABot. Baseado na análise dos resultados obtidos com a execução do experimento, tornou possível identificar que os participantes apresentaram maior dificuldade em imitar as expressões de tristeza, raiva,nojo e medo. De acordo com os experimentos realizados e as informações coletas com os pais dos participantes, tornou possível levantar evidencias que o robô TEABot é capaz de treinar expressões faciais em pessoas com dificuldades em representar e reconhecer tais emoções.Item Um dataset para avaliação da qualidade do ensino superior a partir de dados abertos(2021-12-15) Souza, Alison Rodrigo Cavalcante de; Souza, Ellen Polliana Ramos; Costa, Fabiana Pereira; http://lattes.cnpq.br/7612120921210840; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/8943900071945137Nos ultimos anos o Brasil tem passado pelo fen ´ omeno da expans ˆ ao˜ do sistema de ensino superior. Nesse contexto, uma grande quantidade de dados tem sido disponibilizada, que pode se utilizar para subsidiar pesquisas e avaliac¸oes. No entanto, esses dados s ˜ ao publicados em um formato que di- ˜ ficulta o entendimento, alem de serem distribu ´ ´ıdos em diferentes fontes. Este trabalho tem como objetivo a integrac¸ao, estruturac¸ ˜ ao e disponibilizac¸ ˜ ao de ˜ um dataset com dados abertos do ensino superior, a partir de multiplas fontes. ´ Alem disso, este trabalho apresenta um modelo de visualizac¸ ´ ao que permite au- ˜ xiliar no processo de tomada de decisao, com a apresentac¸ ˜ ao de indicadores de ˜ qualidade do ensino superior. O dataset contem dados do Censo da Educac¸ ´ ao˜ Superior, ENADE, IBGE e e-MEC, do per´ıodo de 2009 a 2019.
