TCC - Licenciatura em Letras (UAST)
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Item A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental(2019) Barros, Maria Maynara da Silva; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros.Item O ensino de literatura no ensino médio: uma abordagem reflexiva entre teoria e prática(2022-05-20) Araújo, Jasia Maria Alves; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017; http://lattes.cnpq.br/3722675307543954Este trabalho visa refletir sobre o ensino de literatura no Ensino Médio a partir de alusões teóricas sobre a importância do texto literário, para a formação do leitor crítico durante o processo de letramento literário. Em consonância com essa perspectiva colaborativa, esse estudo também volta seu olhar para o relato de experiência do projeto “Literarte: A Literatura na escola”, o qual fez parte das atividades promovidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que objetivou possibilitar o estudo sobre a literatura portuguesa trovadoresca com leituras, análises, diálogos e encenação teatral da peça O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Nesta linha, nos apoiamos nos pressupostos teórico-metodológicos de estudiosos como Cosson (2006); Soares (2003); Paulino (2008); Martins (2006); entre outros, e nos documentos oficiais para o Ensino o Médio. O estudo mostrou que a experiência com o ensino de literatura é capaz de possibilitar a aproximação dos jovens com a obra literária, de modo que os estudantes puderam desenvolver suas próprias leituras e compartilhar as particularidades absorvidas durante o contato com o texto. Dessa forma, concluímos que o processo de letramento literário se bem realizado pode levar o aluno a possuir instrumentos para apreciar a literatura enquanto arte humanizadora, que ultrapassa a leitura superficial e básica de decodificação dos períodos históricos dos autores, estilos literários e passa a considerar o uso social como prática transformadora na sociedade.
