TCC - Licenciatura em Letras (UAST)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2944
Navegar
Item Análise da estrutura tópica nas aulas de produção textual: uma proposta metodológica de ensino(2020-09-17) Araújo, Adan Smith Soares de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/1706053015227027Este trabalho procura investigar de que forma os estudos sobre Análise da Estrutura Tópica (AET) podem auxiliar os professores nos encaminhamentos teóricos e práticos, visando ao ensino e aprendizagem efetiva de alunos nas suas produções textuais. A pesquisa (de cunho qualitativo, com nuances de tipo quantitativo) teve como metodologia a pesquisa bibliográfica – a partir dos estudos de Lautamatti (1987); Moreira (1991); Chuang (1993); Flores e Yin (2015); entre outros – sobre a AET e o estudo de caso a partir das redações coletadas de turmas do Ensino Médio (material que compõe o corpus). A análise das redações teve como objetivo compreender como se organiza a estrutura tópica de tais textos produzidos durante as aulas de Português, para observar quais foram as dificuldades apresentadas pelos alunos. Os resultados apontaram que as redações apresentam uso equilibrado das progressões (tanto sequenciais como paralelas), contudo, os tópicos que mais surgem na dissertação não são iguais ao tema sugerido pela professora para a produção (ocorrendo fuga parcial do tema proposto). Sendo assim, sugerimos uma proposta metodológica de ensino que auxilie os alunos durante as produções de escrita, no que se refere à elaboração pré e pós-textual.
