TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

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    Considerações sobre o processo de avaliação externa da leitura no Estado de Pernambuco
    (2018) Nascimento, Mariana do Carmo; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/1779484955947984
    Este estudo resulta de uma investigação bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e os impactos produzidos pelas avaliações externas na prática docente tendo como foco as avaliações em larga escala na educação básica –SAEB e o Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco –SAEPE, apontando as implicações destas no cotidiano da sala de aula a fim de modificar as práticas dos professores e as consequências destas no processo de aprendizagem dos alunos. Para tanto, sefez necessário abordar a formação dos professores e a importância da qualificação profissional para a aplicação do processo de avaliação visando o alcance dos resultados desejados pela comunidade escolar. Os resultados da pesquisa sugerem que a metodologia dessas avaliações resulta num insignificante desenvolvimento processual e integral do aluno, além de gerar um clima de responsabilização do professor pelo sucesso ou fracasso do mesmo, além de um ambiente de pressão para que o discente obtenha resultados de excelência nessas avaliações.