TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2944

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Análise dialógica do discurso: reflexões acerca das vozes sociais no livro didático de língua portuguesa
    (2023-02-28) Alves, Lidianne Ferraz; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/2024800053003621
    O estudo visa compreender as vozes sociais presentes nas unidades didáticas em uma coleção do livro didático de Língua Portuguesa adotado na Escola de Referência – EREM Cornélio Soares em Serra Talhada-PE. Estabelecemos como objetivos específicos: i) Refletir sobre o ideário bakhtiniano acerca de alguns conceitos da ADD, como discurso, enunciado e ideologia; ii) promover a reflexão crítica e fomentar debates sobre temas polêmicos, caracterizando-os e discutindo a partir de categorias específicas; iii) compreender a presença de atores/vozes sociais silenciadas (ou não) nos manuais didáticos. Elegemos como pressupostos teóricos a Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003) com aportes de outros estudos críticos (VAN DICK, 2012; FAIRCLOUGH, 1985) e para as análises, contribuições de pesquisadores sobre material didático (BUNZEN, 2011; GUIMARÃES, 2017; BERTO;GUIMARÃES, 2019), compondo assim um Estado de Arte para a pesquisa. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, pautada pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985) para realizar uma investigação de cunho quantitativo. Os resultados apontaram para a recorrência reduzida de atores sociais no livro didático do ensino médio, mas que esses agentes estão presentes nas unidades intituladas produção de texto ou reflexões. Desse modo, o material selecionado nos apresenta uma pluralidade discursiva, além de dar enfoque a atores que antes não tinham espaço no livro didático.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Empoderamento do discurso feminino nas composições do "feminejo" de Marília Mendonça: uma análise dialógica do discurso
    (2022-10-11) Silva, Thamires Dannielly da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9197184648830569
    O presente artigo analisa seis canções da playlist “As melhores Músicas da Marília Mendonça” disponível no site Letras.mus.br, artista que é considerada representante do movimento conhecido como o Feminejo na música sertaneja brasileira. Buscamos compreender como essas composições, enunciados, expressam sentido para a sociedade e contribuem para o empoderamento feminino no cenário do gênero musical selecionado, além de observarmos como discursos emanados por outras vozes atravessam tais enunciados. Para cumprir com tal tarefa, adotamos teóricometodologicamente a Análise Dialógica do Discurso, formulada a partir da obra de Bakhtin e do Círculo que estudaram a relação língua e discurso. Assim, em conformidade com essa perspectiva, as análises produzidas ultrapassam os limites da língua (gramatical) e observa de fato, a linguagem em uso que materializa discursos. Esclarecemos que selecionamos o referido site por ser de fácil acesso ao público em geral e gratuito. Restringimos o nosso corpus à medida que identificamos assuntos comuns à maioria das composições. Após as análises, percebemos que os enunciados materializam tanto discursos de empoderamento feminino, ao valorizar a união/amizade entre as mulheres, quanto discursos tipicamente machistas que ainda reverberam na voz feminina. Concluímos que o Feminejo não é uma defesa explicita da condição d a mulher na sociedade, ao mesmo tempo em que algumas composições emancipam a mulher, outras a coloca em um lugar de submissão e dependência afetiva em relação ao homem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “programa ganhe o mundo” em perspectiva dialógica
    (2021-12-10) Souza, Patrícia Barbosa Alves de; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/6315521171955889
    Os objetivos deste trabalho são identificar e discutir a materialização do discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “Programa Ganhe Mundo”, “When in Rome do as the Romans do”, distribuída no ano de 2014 para bolsistas de intercâmbio. Para cumprir com tal tarefa, este estudo fundamenta-se teórico- metodologicamente na análise dialógica do discurso e no conceito de memória do objeto (formulado por Amorim a partir de leituras do círculo bakhtiniano). Também fundamentam esta pesquisa, as discussões da sexualidade feminina. Metodologicamente, segue-se as etapas bakhtinianas para a abordagem do objeto, a saber: de descrição, análise e interpretação. As análises da cartilha indiciam uma entonação negativa com relação a sensualidade das brasileiras, qualificada enquanto “exagerada”. A relevância deste estudo é tanto contribuir para compreensão do que materializa os discursos sobre as mulheres em enunciados quanto para o entendimento do discurso da sensualidade da mulher e a relação desse com outros discursos, aí incluído, o discurso religioso.