TCC - Licenciatura em Letras (UAST)
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Item O Empoderamento do discurso feminino nas composições do "feminejo" de Marília Mendonça: uma análise dialógica do discurso(2022-10-11) Silva, Thamires Dannielly da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9197184648830569O presente artigo analisa seis canções da playlist “As melhores Músicas da Marília Mendonça” disponível no site Letras.mus.br, artista que é considerada representante do movimento conhecido como o Feminejo na música sertaneja brasileira. Buscamos compreender como essas composições, enunciados, expressam sentido para a sociedade e contribuem para o empoderamento feminino no cenário do gênero musical selecionado, além de observarmos como discursos emanados por outras vozes atravessam tais enunciados. Para cumprir com tal tarefa, adotamos teóricometodologicamente a Análise Dialógica do Discurso, formulada a partir da obra de Bakhtin e do Círculo que estudaram a relação língua e discurso. Assim, em conformidade com essa perspectiva, as análises produzidas ultrapassam os limites da língua (gramatical) e observa de fato, a linguagem em uso que materializa discursos. Esclarecemos que selecionamos o referido site por ser de fácil acesso ao público em geral e gratuito. Restringimos o nosso corpus à medida que identificamos assuntos comuns à maioria das composições. Após as análises, percebemos que os enunciados materializam tanto discursos de empoderamento feminino, ao valorizar a união/amizade entre as mulheres, quanto discursos tipicamente machistas que ainda reverberam na voz feminina. Concluímos que o Feminejo não é uma defesa explicita da condição d a mulher na sociedade, ao mesmo tempo em que algumas composições emancipam a mulher, outras a coloca em um lugar de submissão e dependência afetiva em relação ao homem.Item O empoderamento da mulher na obra Hibísco Roxo(2019) Santana, Carla Drielly Costa; Santana, Paula Manuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/2674194888709803; http://lattes.cnpq.br/8671073590176842Chimamanda Ngozi Adichie é uma autora Nigeriana de uma nova geração de escritores que estão escrevendo sobre a diáspora nigeriana e nos possibilitando conhecer a história de África pelo olhar de seu próprio povo, que antes se via emudecido pelos resquícios do sistema colonial. A obra Hibisco Roxo traz à cena o rompimento das fronteiras do espaço patriarcal ao projetar na obra um espaço de resistência. O pensamento teórico dos vários feminismos: ocidental e afrocêntrico, os estudos culturais e pós-coloniais são utilizados para análise das personagens Kambili, Amaka, Beatrice e Ifeoma. Dentre os teóricos usados para construção deste trabalho destacamos Edward Said, Frantz Fanon, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Lúcia Zolin, Lioyd Brown e Chimamanda Adichie. Aqui, buscamos refletir, investigar e compreender quais as marcas deixadas pela colonização, as formas de opressão impostas e como se dá o processo de empoderamento contra as opressões de gênero, classe e raça por elas sofridas. Sob essa ótica, Adichie busca representar a mulher nigeriana e as dificuldades enfrentadas por elas, destacando a relação com a sociedade, a família, o casamento, no período pós-colonial.Item A representação do feminismo negro no romance Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo(2018) Silva, Conceição Campos da; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170Esta monografia tem por finalidade fazer uma breve reflexão a respeito do romance Ponciá Vicêncio, da autora Conceição Evaristo. Para tal, levamos em consideração as reflexões de alguns (as) autores (as) (Constância Lima Duarte; Angela Davis; Marcos Antônio Alexandre; Flavia Santos de Araújo; Cristiane Cortês; Petrônio Domingues; Bell Hooks; Omar da Silva Lima; Barbára Araújo Mahado; entre outros) sobre as lutas empreendidas pelas mulheres negras no mundo e o movimento Feminista Negro no Brasil. Para chegarmos à análise do romance, buscamos trazer um breve recorte a respeito das lutas feministas no Brasil e no mundo, bem como das origens do Movimento Feminista Negro em nosso país. Destacamos também a importância das mulheres escritoras em nossa literatura nacional, sejam elas brancas ou negras, dando maior destaque para a escritora Conceição Evaristo.E, na produção da análise fizemos uso das vivências e buscas por uma identidade perdida da protagonista Ponciá, personagem descendente de escravos e que vive no período pós-abolição da escravatura.Item Reflexões ideológicas coloniais e pós-coloniais em contraponto com o feminismo(2018) Barbosa, Aldenira Lacerda da Silva; Silva, Jean Paul d'Antony Costa; http://lattes.cnpq.br/3561921480563342O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão histórica do colonialismo a cerca da questão conceitual do“pós”em pós-colonial/pós-moderno a fim de problematizar os aspectos relevantes relacionados ao movimento feminista dentro de um sistema político social da sociedade moderna, que ainda possuem regras e marcas culturais meramente patriarcal.O estudo busca compreender os elementos históricos e culturais da formação identitária. Detendo-se a um estudo das marcas culturais, da formação de um conjunto de temas ligados ao período do colonialismo e pós-colonial, demostrando o espaço destruidor nas guerras,especificando o modo como as (traumáticas) experiências do colonialismo e pós-coloniais refletiram na formação e nas literaturas africanas de expressão portuguesa.Com o apoio teórico iremos dialogar com os seguintes autores: Inocência Mata(2013), Rosane Vieira Pezzondipane(2013), Sofia Aboim(2008-2012), Homi Bhabha(1998), Foucault (2002-2012),Hall Stuart (2005), Lincoln Secco (2003).
