TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item A progressão do conhecimento histórico no livro didático: o caso da aprendizagem da história africana na obra "História, Sociedade e Cidadania"(2023-09-20) Leitão, Yasmin Christine Coutinho de Sá; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5774549955948393O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a progressão do conhecimento histórico no livro didático do 8 ano da coleção ‘História, Sociedade e Cidadania’ (2018), escrito por Alfredo Boulos Júnior. Para tal, observou-se a partir da Análise de conteúdo, como os temas/problemas ligados a História da África foram abordados na sessão destinadas aos exercícios, atividades de revisão e itens de avaliação. Ao longo do texto, lançamos mãos dos fundamentos dos dispositivos legais e de referências bibliográficas.Item Caiu na Olimpíada de História e agora uso nas minhas aulas!: os debates envolvendo as questões de gênero na ONHB (2015-2017)(2021-03-04) Vieira, Maria Eduarda; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4838349970389030Sabendo da importância do ato de avaliar no cotidiano escolar e os desafios impostos pelo processo, o presente artigo busca refletir sobre o impacto da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) na maneira como o campo do Ensino de História pensa a avaliação da aprendizagem. Através de um breve panorama historiográfico sobre os sentidos de ensinar e aprender História, e da análise do processo de avaliação na ONHB, problematizamos as questões de gênero nas provas. Tendo em vista os crescentes números de violência de gênero no país e as repercussões negativas nas práticas culturais de crianças e adolescentes, pretendeu-se observar de que maneira as questões de gênero são mobilizadas na Olimpíada. Para tanto, selecionamos algumas perguntas que foram realizadas nas provas da primeira, segunda e terceira fase das edições de 2015 a 2017, além do levantamento bibliográfico acerca da avaliação da aprendizagem, olimpíada e dos estudos de gênero. De forma preliminar, podemos afirmar a partir desse estudo, que a ONHB permite a/ao professor/a ampliação da maneira de pensar a avaliação e progressão do conhecimento histórico e aos estudantes o exercício de pensar historicamente questões de gênero do tempo presente.Item Da escola para a vida: como o ensino de História contribui no enfrentamento das desigualdades sociais(2020-10-21) Santos, Danielly de França; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5792085381186542O ensaio aqui apresentado, busca elucidar as questões sobre o ensino de História, suas práticas e sua função perante a sociedade. Com base na análise do ofício do historiador propomos uma reflexão sobre como os docentes da área devem agir frente às demandas sociais que se alteram ou permanecem diante das discrepâncias provenientes da estratificação da sociedade. Os paradigmas elencados na pesquisa em questão foram fundamentados em aparatos teóricos, sob o ensaio de estudiosos das áreas de ensino de História, Educação e Ciências Sociais, e práticos, com a observação do cotidiano de uma instituição pública de referência em ensino médio da periferia da zona norte recifense. Foi unindo os aspectos de ambos os campos que chegamos à conclusão de que para as consequências das desigualdades sociais serem superadas é preciso que os jovens tenham despertado o pensamento crítico que os faça perceber seu lugar na sociedade em que se inserem, e dessa forma desenvolvendo seus ímpetos de luta em favor de seus direitos básicos, transformando-os assim em cidadãos ativos, com consciência de classe e propriedade nas causas e movimentos que os circundam. Com o estabelecimento dessas ações teremos a consolidação da função da disciplina escolar de história e persecução pela igualdade social.Item Ensino de História na educação infantil: uma análise crítica(2021-12-15) Barbosa, Nathália Niédja da Costa; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/6577805049941234O ensino de História na educação infantil, em geral, não é debatido sob a ótica do profissional historiador. Inclusive a própria pedagogia não se ocupa tanto desta disciplina, muitas vezes limitando-se a tratar de datas comemorativas, sob abordagens tecnicistas e desconectadas da vivencia escolar. Chegando a utilizar de práticas que divergem das orientações das políticas educacionais, para abordar as temáticas.Item Internet, revisionismo e ditadura: uma breve análise da produção audiovisual ‘1964 – Entre armas e livros’ - tortura(2025-08-01) Melo Filho, Claudio Augusto Varela Ayres de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8306040271464153O presente trabalho visa analisar sobre a produção audiovisual da plataforma Brasil Paralelo no contexto do fenômeno está sendo nomeado de “pós-verdade. Neste sentido, discursos ideológicos revisionistas encontram mais um espaço para se propagar, aqueles com amplos fundos monetários, são capazes de realizar diversas produções e ter prioridade de divulgação no espaço digital na disputa pela memória. A nossa intenção é problematizar como o discurso revisionista explora o tema da tortura durante a ditadura Empresarial-Civil-Militar. Para isso, usaremos como fonte as narrativas do episódio intitulado “1964 - entre armas e livros”, analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Ao analisar essas narrativas, concluímos que, a metologia revisionista não passou por alterações em sua essência, mas diante dos avanços tecnológicos adquiriu uma nova forma, focada nos estímulos sensórias com a permanência dos apelos morais, voltados para a emoção dos indivíduos, em especial o medo, no intuito de relativizar, ocultar ou minimizar as fontes que invalidam as suas afirmações, no intuito de que sua narrativa ideológica prevaleça.Item Mais uma competência? O lugar da atitude historiadora na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)(2023-09-20) Souza, João Lucas dos Santos; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/2616563452996011; http://lattes.cnpq.br/2616563452996011O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata ao longo do documento o conceito de atitude historiadora. Nossa intenção é mostrar os fundamentos epistemológicos que envolvem o termo e situações no currículo em que essa ação é mobilizada. Para tal, metodologicamente lançamos mão da estratégia da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), e, por se tratar de um termo desconhecido na cultura escolar, a pesquisa se propôs a fazer um levantamento na produção historiográfica acadêmica e escolar para saber como o conceito atitude historiadora aparecer nas publicações desenvolvidas entre 2013 e 2023; em seguida após essa busca pela expressão atitude historiadora, o movimento foi de cotejamento, buscando identificar relações existentes entre a definição historiográfica e a definição escolar/curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalhou se ancorou nas reflexões de “ensino e aprendizagem em História” de Circe Bittencourt (2008), na “análise e história dos conceitos” de Reinhart Koselleck (1992), e no conceito de “competência” apresentado por Philippe Perrenoud (2000) e Thomas Durand (2000). Os resultados da pesquisa nos mostram que, é uma intenção da BNCC simplificar o sentido das atitudes – designadas como identidade, comportamentos e vontade para fazer –, como sendo referentes apenas a ação de pôr em prática as habilidades desenvolvidas, e favorecer uma leitura tecnicista dos seus conteúdos.Item Memórias silenciadas: o “não-lugar” da cultura negra na Coleção ‘Casarão e a Cidade - usos e costumes’ do Museu do Estado de Pernambuco(2024-10-02) Andrade, Maiara Lima de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8195581717973809O presente artigo tem como objetivo problematizar o “não-lugar” da cultura negra dentro da exposição “O Casarão e a Cidade - usos e costumes”, visto que não há elementos expográficos que contribuam na construção da memória desses povos. Por ser um ambiente propício para a prática do ensino e aprendizagem da História, os museus podem oferecer uma perspectiva prática e viva do passado. Sendo assim, buscamos refletir sobre os possíveis impactos, positivos ou negativos, do Ensino da História para o grande público a partir da linguagem museológica, uma vez que ao oferecer um vasto conjunto de fontes materiais e visuais - objetos, artefatos, documentos, exibições interativas e até recriações de ambientes históricos - os museus enriquecem o estudo da história.Item Mulheres fantásticas no contexto neomedieval: uma análise sobre a representação do feminino na série Cursed - lenda do lago(2022-06-01) Aquino, Allana Carolyne Silva de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288As séries têm o potencial de contribuir para a formação histórica dos sujeitos fora do espaço escolar. São produções audiovisuais que através de representações de um passado exploram experiências culturais e sociais de crianças, jovens e idosos. Dito isso, esse trabalho tem por objetivo analisar as representações do feminino realizadas pela série “Cursed - a lenda do lago” de 2020, produzida e distribuída pelo serviço de streaming Netflix. Para tal, usamos a Análise de Conteúdo segundo Laurence Bardin (2011) para compreender sobre os conceitos de série, neomedievalismo, medievalismo e gênero descritos, respectivamente, por Arlindo Machado (1999), Nadia Altschul e Lukas Grzybowski (2020) e Joan Scott (1991). O resultado dessa análise nos permite observar a ampliação do debate à representação do feminino em diferentes contextos históricos.Item O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional(2023-09-20) Germano, Alyce Joyce Dias; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7936682472913931O presente artigo tem como intuito analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco possibilitam o currículo de história assumir um caráter interseccional. Diante disso, a partir da análise de conteúdo, foi observado como os temas/verbos ligados as categorias classe, raça e gênero foram abordados nos objetos de conhecimento e habilidades propostas pelos dois documentos. Logo, distinções e similaridades foram constatadas, em relação a articulação do conteúdo histórico. Assim sendo, após a análise propostas pelo artigo foi sinalizado um maior índice de utilização e articulação dessas categorias pelo Currículo de Pernambuco.Item O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018)(2021-12-14) Martins, Stéphane de Souza; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5867289847610043Este texto se trata da análise do lugar social das mulheres nos itens de História da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018. Os encaminhamentos são dados a partir da criação de um contexto avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão, ou os chamados vestibulares, permeando a fundação do ENEM e o situando nas questões de importância social como a exemplo da disparidade de mulheres participantes da prova. Para, além disso, o texto faz parte de uma denúncia do silenciamento historiográfico das mulheres na participação ativa da História, dos itens e da Matriz de Referência do ENEM. Os documentos utilizados nas análises consistiram nas provas da primeira aplicação dos anos citados, na Matriz de Referência e nas sinopses dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).Item O que é fundamental para o ensino de História nos anos finais (6º ao 9 º ano)? Reflexões sobre Avaliação de Aprendizagem no cotidiano escolar(2021-12-14) Umbelino, Vívian Barros; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/9064194771192345Na educação básica, a avaliação da aprendizagem possui um lugar de destaque por acompanhar o desempenho dos estudantes, sendo seus resultados definidores do sucesso ou fracasso escolar. Considerando isso, temos por objetivo investigar o processo de avaliação da aprendizagem em História nas escolas. Analisaremos as narrativas de docentes que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em Pernambuco, refletindo sobre suas práticas através da metodologia de História Oral e relacionando as narrativas com os instrumentos avaliativos mais utilizados. Estamos alinhados a perspectiva de avaliação da aprendizagem pós-crítica, onde se observar a relação autoritária e assimétrica estabelecido com o saber no espaço escolar, ou seja, avalia-se a relação poder-saber (FOUCAULT, 1998) no processo de validação do conhecimento.Item O que isso tem a ver comigo? Professores (as) de história frente aos casos de violação de direitos da criança e do adolescente no contexto escolar(2025-08-01) Silva, Carlos Wellington Nascimento; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4611848956404156Situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes no contexto escolar não é um acontecimento incomum. Na maior parte do tempo, a escola é cenário de gestos, narrativas e práticas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, sexistas, xenófobas, misóginas e algumas vezes espaço de violência física. O presente trabalho busca analisar a percepção de três professores de História da rede pública de ensino diante de situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, usamos a metodologia teoria da repesentação social (Moscovici, 2007), onde apresentamos três situações em que professores de história demonstram suas percepções ao serem indagados sobre como resolvem situações relativas a violência sexual de menores, racismo recreativo e agressões físicas. Como fonte para análise, utilizamos as narrativas dos professores e as matérias de jornais que retratam a violação do direito da criança e do adolescente nesse espaço. Dessa forma, discutiremos o conceito de violação de direitos (Miranda, 2018), direitos das crianças e dos adolescentes (Brasil, 1990), saberes profissionais dos professores (Tardif, 2000), Ética (Foucault, 1998) e ideia de educação combativa e emancipatória (Freire, 1996). Após análise dos dados, identificamos que os professores possuem condutas de combate e prevenção com relação às violações, centrados na perspectiva da educação emancipatória baseados no diálogo com os estudantes, familiares e sociedade.Item Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas(2023-09-19) Souza, Ariadyne Lúcia de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7746329437428824Este artigo tem como principal objetivo analisar o lugar dos conteúdos chamados de atualistas na política curricular para a área de História no Brasil. Para tal, usamos a estratégia da Análise de Conteúdo, para observar como na Lei das Diretrizes e Bases (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio e Curso Desafio, como os conteúdos e temas considerados atualistas aparecem. O atualismo é um tempo presente nas aulas de História, sendo assim, faz-se necessário entender como a concepção de tempo que surge a partir dos avanços tecnológicos causam impactos significativos na vida dos adolescentes e nos modos de compreender os eventos históricos e o tempo. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como os dispositivos legais encaram a demanda atual de temas da atualidade, e como os discentes mobilizam tais conhecimentos.Item Qual é o lugar da história local no Ensino Médio? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo - Camaragibe/PE(2021-12-15) Fonseca, Kerolayne Gomes da; Andrade, Juliana Alves de; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4148170431364464A utilização da história local apresenta-se como uma ferramenta que promove o debate da identidade histórica, fornecendo aos estudantes a aproximação das suas realidades com o debate historiográfico. Desta forma, o presente trabalho de cunho qualitativo tem por objetivo investigar os conteúdos sobre a história de Camaragibe que são discutidos durante as aulas e as práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio na Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo, estabelecimento pertencente à Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Buscamos entender como o ensino de História local no Ensino Médio oferece auxílio no processo de reconhecimento desses indivíduos como sujeitos históricos capazes de perceber que a História não está acabada, mas encontra-se em permanente construção.
