TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item A linguagem simbólica: ut pictura poesis no sermão de Nossa Senhora da Conceição pelo jesuíta Antônio de Sá (1658)(2025-01-27) Silva, Victória Lorrany Almeida; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/9358403978156323Este artigo detém como finalidade refletir sobre a literatura e a cultura imagética a partir do princípio estruturante da prática do artista/escritor, presente desde a Antiguidade até o século XVIII, denominado ut pictura poesis, empregando para tal o discurso do pregador Antônio de Sá, recorrendo ao seu sermão de Nossa Senhora da Conceição, pregado na Igreja Matriz de Recife (1658), para extrair as imagens narradas e criar um debate sobre as intersecções com as representações visuais por intermédio da temática similar nas duas artes. Com este objetivo, os métodos utilizados foram a análise estrutural e literária do sermão do orador, em que encontrou-se o sermão base para o artigo, assim como a pesquisa bibliográfica, que colaborou no englobar das temáticas sobre Companhia de Jesus, literatura sermonística, o barroco seiscentista e teorias de análise de obras de arte. Logo, propõe-se, através da extração de seus temas e imagens narradas, contextualizá-lo através da concepção de mundo do período e de representações visuais que dialoguem com as imagens proferidas, com intento de conceber o sentido dado a tais representações. Essa ligação colabora a levar os estilos pictórico e escultórico a serem encarados como estilos que igualmente provém do intelecto e das ideias.Item A relação entre o Imperium e o Papado na perspectiva de Dante Alighieri(2023-04-17) Lira, Weslley Félix Santos de; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/6535310706486385Este trabalho busca compreender a relação entre a Igreja e o Estado na teoria do Estado de Dante Alighieri, principalmente através do seu livro De Monarchia. Este autor está inserido em um contexto de transição do período medieval para o período moderno. Diante deste contexto viu-se que o objetivo de Dante foi o de legitimar a dominação mundial de uma monarquia universal que se identifica ao Império Romano Germânico, restringindo o poder papal ao âmbito meramente espiritual, e sujeitando todos os outros príncipes, de todas as etnias e crenças, ao Imperium. Para ele, ambos os poderes foram concedidos por Deus, e possuem objetivos distintos, em que o espiritual visa à felicidade eterna e o temporal (o Imperador) visa à felicidade terrena. Tudo isto se dá sobre um contexto intelectual de base agostiniana, que defendia a supremacia papal, identificada com a potestas directa. Dante, no entanto, se utiliza de Aristóteles e da filosofia tomista, dentre outros, para buscar novos caminhos para legitimar a independência do Imperador nas questões temporais, se assemelhando ao que seria depois a potestas indirecta. Para a obtenção de tais resultados foi feita uma análise historiográfica do tema, do autor e de sua época, assim como uma análise de obras de Dante Alighieri que esboçavam seu pensamento, sendo essas, principalmente o De Monarchia, mas também a Divina Comédia, nos seus livros Inferno e Purgatório.Item As abordagens historiográficas recentes sobre o jesuíta Jorge Benci e os novos horizontes de pesquisa(2024-12-03) Maia, Sheyla Mafra Holanda; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/8345867252412083Os estudos historiográficos sobre Jorge Benci estão longe de serem abundantes se comparados aos de jesuítas que lhe foram contemporâneos, como Antônio Vieira. A escassez de trabalhos talvez se justifique pelo fato destes estarem, quase sempre, limitados à análise da obra benciana Economia cristã dos senhores no governo dos escravos (1705), circunscrevendo os debates sobre o jesuíta itálico e suas produções apenas ao tema da escravidão africana. O objetivo deste estudo, portanto, é analisar a historiografia produzida sobre Jorge Benci, desde a década de 1980, com o fim de apontar novos questionamentos e caminhos de análise para as futuras pesquisas sobre o padre jesuíta.Item As artes do desenho e da pintura na Olinda colonial: os artífices jesuítas e suas obras. (1551-1759)(2020-10-26) Patriota, Paulo José Falcão; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/7683702803374338O seguinte trabalho investigou os irmãos coadjutores da Companhia de Jesus incumbidos do ofício da pintura, escultura e outros ofícios ligados à arte do desenho - como carpinteiros, douradores e entalhadores, residentes e atuantes no Real Colégio Jesuíta de Olinda e sua possível oficina de arte, entre os séculos XVI e XVIII. Inicialmente, compreendemos os principais problemas e discussões referentes ao conceito de Barroco e seus múltiplos usos pela historiografia européia e brasileira, sendo às artes picturais nosso enfoque. Em seguida, auxiliados pela extensa obra do historiador Serafim Leite e pelos Catálogos Trienais da Companhia de Jesus, realizamos um levantamento prosopográfico dos artífices inacianos e suas obras.Item Congregação do Oratório de São Felipe Néri no mundo português: historiografia, espiritualidade e organização Século XVIII(2021-07-14) Nascimento, Leonardo Junior do; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/9822989545606458Nascida das transformações preconizadas pela reforma católica, a Congregação do Oratório de São Felipe Néri constitui-se como comunidade de padres seculares que viviam exercendo o ofício sacerdotal, atuando na sociedade através da missão, pregação e confissão além de promover os exercícios espirituais e a assistência aos pobres. A expansão da Congregação se deu, sobretudo entre os séculos XVII e XVIII, fazendo sentir em Portugal, sob a ação pastoral do padre açoriano Bartolomeu do Quental a criação de um núcleo semelhante ao que Felipe Néri havia criado em Roma. É a partir de Portugal, que os oratorianos se estabeleceram na América-lusa, desenvolvendo uma grande atividade missionária junto ao gentio no sertão da Capitania de Pernambuco. Atuaram também junto a população urbana do Recife, desenvolvendo uma ação política, cultural e religiosa fazendo sentir naquele território a reforma católica e as diretrizes do estado português. É sobre a atuação dos padres do oratório na Capitania de Pernambuco que esse trabalho tem a função de entender como foi escrita a história da Congregação na América-lusa, quem foram seus atores e que imagem criaram sobre os oratorianos. Buscamos entender também como se organizavam, quais eram as diretrizes de sua organização.Item Filhos bem criados, estudantes bem formatos: a Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684), uma educação para além do ensino escolar(2022-09-23) Silva, Sandro Victor Vilar da; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/3800869029694200O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise de documentação primária da obra Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684) do padre Alexandre de Gusmão (1629-1724). Pretendemos trazer novas reflexões acerca do conteúdo da obra, destacando seu caráter pedagógico prescritivo, característico de um tratado de política de crianças para as comunidades luso-americanas do final do século XVII. Inserindo a obra no contexto maior de uma literatura pedagógica voltada para educação pueril de influência humanista erasmiano, voltada para as crianças que se tornariam os futuros estudantes dos Colégios pertencentes à ordem na América Portuguesa. Partindo do entendimento da literatura como sistema de Antônio Cândido, analisamos obra, autor e público-alvo de maneira integrada. Fazendo uso da metodologia do contextualismo linguístico, buscamos enquadrar a obra como objeto orgânico localizado no tempo e o autor como um agente histórico transpassado por influências e motivações.Item O Real Colégio Jesuíta de Olinda: um olhar para a história, concepção funcional, e espacial no Século XVI(2021-07-15) Vila Nova, Amanda; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/1089390204142342Este trabalho se desdobra dentro de uma reflexão de História da Arquitetura e tem por objetivo descrever e analisar o Real Colégio Jesuíta em Olinda no século XVI, período da sua idealização projetual e construção feita pelo arquiteto Francisco Dias. Inicialmente buscamos compreender a sua história, sua função social e o fortalecimento da Companhia de Jesus através deste centro de aprendizagem, cultura e política, bem como a sua concepção estilística, funcional e espacial. Em seguida, realizamos um levantamento das reformas feitas até chegarmos à edificação atual, tal como o Seminário de Olinda.Item “Se adaptava a todos para os ganhar para Cristo”: o processo de cristianização no Japão no século XVI e o método de “acomodação” da Companhia de Jesus(2019-12-02) Mesquita, Victor Vinícius Costa de; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/3872265348158992Por meio da Coroa Portuguesa, o cristianismo chegou ao Japão, em 1549, através da Companhia de Jesus, em um processo de missionação que durou até meados do século XVII, período em que se iniciou a grande perseguição à religião cristã pelo governo japonês. Foi nas décadas iniciais que os missionários estabeleceram estratégias e métodos de evangelização que permearam toda a atividade jesuítica no Japão, sobretudo, por meio do padre Francisco Xavier, o chamado “Apóstolo das Índias”, e companheiro de Inácio de Loyola na fundação da Ordem, que primeiro delineou um modus operandi pelo qual os jesuítas se basearam para pregar e converter o povo nipônico. Um desses métodos é conhecido como “acomodação”, que consistia na adaptação dos missionários ao universo cultural japonês, como a utilização de vestes de sedas, a manutenção de hábitos alimentares conforme o costume japonês e a observação das regras de etiqueta. Os padres se “acomodaram” nos primeiros vinte anos da missão, mas, a partir de 1570, o método foi desencorajado pelo padre Francisco Cabral, que neste ano chegou ao arquipélago, e assumiu o cargo de Superior da missão. Essa situação rendeu debates sobre a pertinência dessa metodologia dentro da Companhia de Jesus, pois alguns padres discordaram da visão do padre Cabral e defenderam a utilização da “acomodação” como uma estratégia fundamental para o sucesso da missão. Um deles foi o padre Visitador Alessandro Valignano, que em sua visita ao Japão, entre os anos de 1579 e 1582, instituiu o método de maneira oficial. Através dos escritos jesuíticos desse período, da fundação da missão à década de 1580, analisaremos esse debate de uma forma geral, e também de uma forma específica, por meio das obras do padre Luís Fróis, sobretudo de seu “Tratado”, escrito em 1585, no qual comparou diversos costumes europeus e japoneses. Uma vez que a “acomodação” incentivava o estudo da cultura nativa, tentaremos situar o “Tratado” como um dos esforços dos padres de aplicarem esse método e compreenderem os japoneses.
