TCC - Licenciatura em História (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/460
Navegar
Item O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional(2023-09-20) Germano, Alyce Joyce Dias; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7936682472913931This article aims to analyze how the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum enable the history curriculum to take on an intersectional character. Therefore, from the content analysis, it was observed how the themes/verbs linked to the categories class, race and gender were addressed in the objects of knowledge and skills proposed by the two documents. Therefore, distinctions and similarities were observed, in the proposals of both, in relation to the articulation of historical content. Furthermore, after the analysis proposed by the article, a higher rate of use and articulation of these categories by the Pernambuco Curriculum was indicated.Item Internet, revisionismo e ditadura: uma breve análise da produção audiovisual ‘1964 – Entre armas e livros’ - tortura(2025-08-01) Melo Filho, Claudio Augusto Varela Ayres de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8306040271464153O presente trabalho visa analisar sobre a produção audiovisual da plataforma Brasil Paralelo no contexto do fenômeno está sendo nomeado de “pós-verdade. Neste sentido, discursos ideológicos revisionistas encontram mais um espaço para se propagar, aqueles com amplos fundos monetários, são capazes de realizar diversas produções e ter prioridade de divulgação no espaço digital na disputa pela memória. A nossa intenção é problematizar como o discurso revisionista explora o tema da tortura durante a ditadura Empresarial-Civil-Militar. Para isso, usaremos como fonte as narrativas do episódio intitulado “1964 - entre armas e livros”, analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Ao analisar essas narrativas, concluímos que, a metologia revisionista não passou por alterações em sua essência, mas diante dos avanços tecnológicos adquiriu uma nova forma, focada nos estímulos sensórias com a permanência dos apelos morais, voltados para a emoção dos indivíduos, em especial o medo, no intuito de relativizar, ocultar ou minimizar as fontes que invalidam as suas afirmações, no intuito de que sua narrativa ideológica prevaleça.Item Mulheres fantásticas no contexto neomedieval: uma análise sobre a representação do feminino na série Cursed - lenda do lago(2022-06-01) Aquino, Allana Carolyne Silva de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288The series have the potential to contribute to the historical formation of subjects outside the school space. They are audiovisual productions that, through representations of a past, explore cultural and social experiences of children, young people and the elderly. That said, this work aims to analyze the representations of the feminine made by the 2020 series "Cursed - the legend of the lake", produced and distributed by the streaming service Netflix. To this end, we use Content Analysis according to Laurence Bardin (2011) to understand the concepts of series, neomedievalism, medievalism and genre described, respectively, by Arlindo Machado (1999), Nadia Altschul and Lukas Grzybowski (2020) and Joan Scott ( 1991). The result of this analysis allows us to observe the expansion of the debate on the representation of the feminine in different historical contexts.