TCC - Licenciatura em História (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/460
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A pedagogia da pergunta na dinâmica educativa do Museu Espaço Ciência: um relato de experiência(2025-03-21) Cavalcante, Ana Gabriela Vasconcelos; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/5516721895619214Partindo de um relato de experiência, fruto de estágio desenvolvido no Museu Espaço Ciência, o presente artigo tenciona analisar a forma como a pedagogia da pergunta (Paulo Freire) dialoga com debates do campo da educação museal. Buscamos, com isso, discutir o caráter pedagógico do museu, evidenciando a indispensável relação existente entre os bens patrimonializados e os sujeitos que a eles atribuem significados. Partindo da experiência vivenciada, da revisão bibliográfica e da observação das concepções dos visitantes, aponta-se a relevância da pedagogia da pergunta como dispositivo que instiga a curiosidade e o protagonismo nos processos de construção de conhecimento em espaços museais.Item Memórias silenciadas: o “não-lugar” da cultura negra na Coleção ‘Casarão e a Cidade - usos e costumes’ do Museu do Estado de Pernambuco(2024-10-02) Andrade, Maiara Lima de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8195581717973809O presente artigo tem como objetivo problematizar o “não-lugar” da cultura negra dentro da exposição “O Casarão e a Cidade - usos e costumes”, visto que não há elementos expográficos que contribuam na construção da memória desses povos. Por ser um ambiente propício para a prática do ensino e aprendizagem da História, os museus podem oferecer uma perspectiva prática e viva do passado. Sendo assim, buscamos refletir sobre os possíveis impactos, positivos ou negativos, do Ensino da História para o grande público a partir da linguagem museológica, uma vez que ao oferecer um vasto conjunto de fontes materiais e visuais - objetos, artefatos, documentos, exibições interativas e até recriações de ambientes históricos - os museus enriquecem o estudo da história.