TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2902
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom(2019-07-17) Silva, Josué Mendes da; Vasconcelos, Maria de Lourdes Costa de; Monteiro Júnior, Francisco Nairon; http://lattes.cnpq.br/3188254514626579; http://lattes.cnpq.br/8385633643559259; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.
