TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais(2023-10-25) Melo, Luiz Carlos de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um plano de execução de uma oficina de modelagem de barro que visa estimular e incentivar manifestações artísticas junto ao público infantil em contexto educacional não formal localizado na zona canavieira do estado de Pernambuco. O referencial teórico contempla discussões sobre a importância do ensino da arte como processo de educação, o papel do arte-educador e educador social, bem como o uso de barro e cerâmica em manifestações artísticas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de reflexões teóricas e entrevistas com membros da comunidade local a fim de identificar necessidades educacionais a serem trabalhadas no plano de oficina desenvolvido. Os resultados compreendem reflexões sobre os relatos dos indivíduos e a proposição do plano de atividades a ser implementado no local, que poderá também embasar e ser adaptado para ações semelhantes realizadas em outros contextos, contribuindo com o trabalho de arte-educadores e com a formação de grupos minoritários para as artes e o desenvolvimento de uma consciência crítica.Item Paisagens sonoras: arte, tecnologia e inclusão no ensino fundamental anos finais(2023-10-23) Silva, Karla Lidiane Costa Martins; Domingos, Ingrid Borba de Souza Pinto; http://lattes.cnpq.br/5227524047321329; http://lattes.cnpq.br/2132118082130255A presente pesquisa navega pela proposta de diálogo entre Arte, Tecnologia e Inclusão aplicada ao Ensino Fundamental Anos Finais, numa perspectiva de atuação que pensa a diversidade na escola como território a ser reconhecido, respeitado e desprovido de preconceitos. A fim de analisar e propor caminhos para uma prática inclusiva no ensino da arte, lança-se mão de um referencial teórico que transita entre a arte-educação, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as tecnologias aplicadas à educação e a inclusão da pessoa com deficiência (PcD). Dentre os procedimentos metodológicos adotados, está a reflexão teórica aliada ao experimento prático intitulado de Marista em Paisagens Sonoras, desenvolvido junto aos estudantes do Pré-Médio, no Colégio Marista São Luís, em Recife - Pernambuco. Frente a intencionalidade da presente proposta, acredita-se que o impacto de sua realização e materialização enquanto escrita acadêmica contribuirá significativamente às pesquisas voltadas à docência em arte numa perspectiva inclusiva, democrática e disruptiva.Item Perspectivas das metodologias de pesquisa baseada em arte nas IES – Instituições de Ensino Superior(2023-10-25) Lima, Jacineide de Morais; Oliveira, Karla Danielle Santos de; http://lattes.cnpq.br/6012395906872569; http://lattes.cnpq.br/3182890248564693Este trabalho, reflete sobre os alcances das Metodologias de Pesquisa Baseadas em Arte nos cursos superiores de arte. Investigo como metodologias como a IBA – Investigação baseada em Arte, a PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, a IBA – Investigação Baseada em Arte e também a A/r/tografia, entre outras, tem conseguido responder a algumas questões como diminuir a distância entre a produção artística na academia e a produção acadêmica teórica. Isto é, como os cursos de arte na graduação, mestrado e doutorado em arte têm recebido as propostas de trabalhos artísticos como TCC – Trabalho de Conclusão de Cursos com essas metodologias de pesquisa? Um filme, um ensaio fotográfico, uma performance teatral pode ser o TCC de diversos estudantes com o mesmo valor acadêmico que um paper, artigo ou monografia nas IES – Instituições de Ensino Superior . Esse questionamento também me mobiliza a compreender melhor porque ainda existe uma grande lacuna entre a prática artística e a sua reflexão teórica, ou seja, a práxis artístico-pedagógica na academia. Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, denominada pesquisa de Estado da Arte, durante os anos de 2004 e 2019 nas edições da revista ANPED – Associação Nacional de pós-graduação e pesquisa em educação, no grupo de trabalho Arte e educação, iniciei a presente investigação. A partir desse lugar, encontrei pouquíssimos artigos que exploravam essa novidade em termos de metodologias semelhantes em seu conteúdo e proposta e com distintas formas de nomear como a ABER – arts-based educational research, a ABR – arts-based forms of research, bem como à outras nomenclaturas acima citadas, que notadamente possuem o mesmo objeto de investigação com algumas distinções em seus objetivos específicos. Após encontrar poucas publicações sobre esse tema, meu objetivo passou a ser identificar porque ainda existem tão poucas publicações sobre um tema tão relevante para pesquisadores na academia e, consequentemente, identificar o quanto de espaço que há para investigações e publicações em se tratando de, sistematização e aplicação das Metodologias de Pesquisa Educacionais Baseadas em Arte nas diversas áreas do conhecimento no Ensino Superior.Item Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação(2023-09-18) Lucena, Eduardo Gomes de; Bracchi, Daniela Nery; http://lattes.cnpq.br/6149456459123478; http://lattes.cnpq.br/2435416144293028Esta pesquisa tem como propósito analisar a incorporação de dispositivos móveis na prática artística contemporânea, investigando o uso de fotografias capturadas por smartphones nos estudos de desenho de observação. Inspirada tanto na abordagem transdisciplinar dos artistas renascentistas quanto nas tecnologias contemporâneas, esta pesquisa acompanha os estudantes do Curso Técnico em Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para representar a perspectiva uniocular e o ponto de fuga, a câmera dos aparelhos celulares pode ser empregada como auxílio técnico para recortar a paisagem desejada, além de registrar o espaço-tempo e permitir ao artista explorar detalhes minuciosos da cena. No contexto deste estudo de caso, foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Pintura durante três saídas de campo. Através das pinturas realizadas em uma praça próxima ao Campus, tornou-se evidente o uso frequente dos dispositivos móveis como ferramentas que enriquecem o processo criativo. Essas ferramentas proporcionam atributos que complementam a visão humana, incluindo zoom, recorte e a capacidade de capturar momentos específicos. Ao observar essa prática, a pesquisa destaca a intersecção entre arte e tecnologia ao longo da história. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de Observação Participante, permitindo ao autor vivenciar e registrar a interação dos estudantes com os dispositivos móveis durante a prática artística. A motivação para esta análise decorre da experiência do autor como técnico nos laboratórios de Pintura e Fotografia no Instituto Federal de Pernambuco,Campus Olinda.Item O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru-PE durante a pandemia(2023-04-24) Gouveia, Francisco de Assis; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/2383171598386051O presente trabalho procura refletir sobre a experiência com o ensino de arte realizado no primeiro semestre de 2021 durante a pandemia com o projeto intitulado: O Componente de Arte no Festival Takorama, realizado na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, com professores e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesta direção, relatar-se-á a vivência com projeto supracitado e analisar os impactos dessa ação com atenção aos princípios sócio filosóficos da compreensão de arte como conhecimento; do ponto de vista didático metodológico com abordagem triangular para o ensino de arte; e por fim, mensurar-se-á a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em arte com aulas remotas na avaliação do projeto supracitado realizado. A partir do método da autoetnografia foi possível analisar a experiência desenvolvida, transcendendo as possibilidades diante o cenário conflituoso, para uma vivência exitosa que gerou objetivos alcançados e aprendizagens.
