TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2881

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Computação Desplugada como ferramenta de ensino para desenvolver o pensamento computacional
    (2019-08-12T03:00:00Z) Silva, Valeria Maria dos Santos; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810;  http://lattes.cnpq.br/9782699041915093
    O tema Pensamento Computacional vem sendo discutido mais abertamente entre os educadores e os órgãos públicos representantes da educação. O Pensamento Computacional é um processo de pensamento que utiliza os conceitos básicos da computação para a solução de problemas. Os estágios do pensamento computacional envolvem a abstração, a automação e a análise. Ao fazer uso desses estágios é possível encontrar soluções mais eficazes e simples para resolver problemas. Foi pensando nesse tipo de conceito que se optou por realizar a pesquisa. As atividades desplugadas utilizadas na pesquisa funcionaram como uma boa metodologia de ensino, uma vez que a escola não possuía infraestrutura tecnológica como, por exemplo, computadores e acesso a internet. Sendo assim o presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino básico que foi aplicada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental II. A pesquisa teve a intenção de apresentar aos alunos o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como exploratória e de campo, a partir de qual foi possível obter dados tanto qualitativos como quantitativos. Os objetivos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, uma vez que o objetivo inicial da pesquisa foi atingido, os alunos compreenderam o conteúdo abordado, e contribuíram com sua opinião, classificando as atividades como divertidas e de fácil entendimento.