TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    Computação Desplugada como ferramenta de ensino para desenvolver o pensamento computacional
    (2019-08-12T03:00:00Z) Silva, Valeria Maria dos Santos; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810;  http://lattes.cnpq.br/9782699041915093
    O tema Pensamento Computacional vem sendo discutido mais abertamente entre os educadores e os órgãos públicos representantes da educação. O Pensamento Computacional é um processo de pensamento que utiliza os conceitos básicos da computação para a solução de problemas. Os estágios do pensamento computacional envolvem a abstração, a automação e a análise. Ao fazer uso desses estágios é possível encontrar soluções mais eficazes e simples para resolver problemas. Foi pensando nesse tipo de conceito que se optou por realizar a pesquisa. As atividades desplugadas utilizadas na pesquisa funcionaram como uma boa metodologia de ensino, uma vez que a escola não possuía infraestrutura tecnológica como, por exemplo, computadores e acesso a internet. Sendo assim o presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino básico que foi aplicada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental II. A pesquisa teve a intenção de apresentar aos alunos o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como exploratória e de campo, a partir de qual foi possível obter dados tanto qualitativos como quantitativos. Os objetivos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, uma vez que o objetivo inicial da pesquisa foi atingido, os alunos compreenderam o conteúdo abordado, e contribuíram com sua opinião, classificando as atividades como divertidas e de fácil entendimento.
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    Análise de sentimentos em publicações do Stackoverflow
    (2019-08-22T03:00:00Z) Santos, Luiz Felipe dos; Trindade, Cleyton Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6298429503812388
    A utilização de redes sociais, fóruns e diversos meios de comunicação, vem crescendo ex-ponencialmente, refletindo diretamente na quantidade de dados gerados na internet, uma grande parcela dos dados gerados, estão abertos e podem ser acessados e processados. Com isso, as possibilidades geradas com os dados abertos, tem atraído vários pesquisadores e empresas, com o intuito de extrair informações preciosas sobre seus clientes. As informações extraídas a partir dessa massa de dados, podem mudar a estratégia de diversas empresas e pessoas. Nos fóruns sobre computação, é possível visualizar o mesmo padrão, várias pessoas interagindo e gerando diversas informações sobre a tecnologia da informação e seus derivados. A pesquisa passará por todo o ciclo da análise de sentimentos, captação dos dados na plataforma do StackOverflow, tratamento dos dados, processamento de linguagem natural, treinamento dos algoritmos e a classificação. Com o intuito de mostrar as etapas de processamento e classificação dos dados, comparar as abordagens de classificação e extrair informações sobre a base de dados analisada. Após a aplicação do ciclo da análise de sentimentos, foi possível comparar os resultados de cada classificador e extrair informações sobre a base de dados analisada, sobre a performance dos classificadores em base de dados não estruturadas e a dificuldade de trabalhar com base de dados na língua portuguesa.
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    Proposta de Sistema de Gerenciamento de Materiais Didáticos (Guias) para Polos da Universidade Aberta do Brasil
    (2019) Vasconcelos, Jefferson Lacerda; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3535626278515590
    Este trabalho visa apresentar um protótipo de sistema web para gerenciamento de materiais didáticos de Polos da Educação à Distância. Através daelaboração deste, é possível visualizar a integração dePolos e das Instituições de Ensino Superior que os compõem num mesmo ambiente, podendo suprir com as necessidades atuais de gerenciamento dos materiais didáticos disponibilizados para as bibliotecas. Este foilevantado através da análise de requisitos obtidos no Polo Pesqueira, que possui as Instituições: IFPE, UFPE e UFRPE.A pesquisa realizada possui abordagem qualitativa e as estratégias metodológicas são através deprototipação e estudo de caso. Para constatação da necessidade de desenvolvimento do sistema, foi realizada uma pesquisa de opinião, logo após, foram estudadas as funções e os respectivos atores que se relacionam com as mesmas, os atributos necessários para gerenciamento de guias elevantados os requisitos funcionais,não funcionais e as regras de negócio. Com base nos dados e naquilo que foi apresentado, elaborou-se o protótipo, o qual pode identificar as reais necessidades de execução do sistema já que, além de não haver nenhum controle informatizado do material, também não há algo que integre de alguma forma, as Instituições,a biblioteca e o Polo em um mesmo ambiente virtual.
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    O potencial de transformação da atual lógica monetária pelas Criptomoedas, as controvérsias e barreiras para a sua regulamentação
    (2019) Gomes, Iradiane Santana; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/5147164862936435
    Durante muito tempo a forma como as finanças eram controladas seguiam sem muitas alterações significativas, e a modernização ofereceu aos indivíduos mudanças no modo delidar e/ou investir o seu dinheiro. Este documento procede de uma pesquisa teórica que faz um balanço sobre as mudanças desde o início das trocas comerciais até a utilização de uma nova moeda de troca, criada através das tecnologias de informação. O bitcoin: um tipo de criptomoeda, ou moeda virtual, criada no ano de 2009, deu início ao conceito de criptomoedase altcoins, responsáveis por revolucionaras formas de transações tradicionais,que se diferemdas moedas tradicionais, pois não estão vinculadas a uma entidade bancária. O documento visa também entender quais as potenciais mudanças sofridas na economiaa partir do uso de tais moedas, haja vista que uma de suas principais características é o alegado anonimato dos usuários. Como não há bancos ou governos centralizando as operações, se algum crime ou infração for cometido elas são praticamente impossíveis de serem rastreadas, o que permite que várias organizações criminosas vejam esse tipo de comércio atrativo. A falta de leis especificas para regulamentação também dificulta o ingresso de usuários aumentando o risco de investimento. Contudo apesar desses fatores, as moedas virtuais ainda contam com uma série de vantagens que as tornam tão populares e rentáveis, taxas menores que as moedas tradicionais, valorização crescente, menos burocracias, validade em qualquer território. Essas vantagens oferecidas para o usuário fazem com as criptomoedas sejam criadas, cada uma para atender um público diferente. Finalizando o percurso foram levantadas e analisadas quais as principais barreiras para a regulamentação e a confiabilidade das criptomoedas. Seria esta a nova forma de negociação mundial, legal em todos os países? Essa nova maneira de transação tem o poder de substituir as formas como as transações acontecem atualmente?
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    Crimes virtuais: aspectos legais e validade das provas e documentos gerados nas redes sociais, uma revisão integrativa
    (2017) Lima, Gustavo Pereira de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299
    A internet tem uma função importante para distribuição de informações em pouco tempo e com a ajuda das redes sociais esse divulgação tem um alcance cada vez maior. A rede social tem grupos de participantes que tem interesses e valores comuns. Com o uso da internet não existe mais as barreiras geográficas assim as pessoas interagem entre si como se estivessem lado a lado pois as mensagens são recebidas e respondias em questão de segundos. Isso remete a prática da mídia, onde, é preciso estar atento também para o profissionalismo, visto que essas mídias necessitam de cuidados estratégicos onde o consumidor será encontrado, em qual tipo de mídia social ele está e o que ele procura nela, são algumas questões que merecem atenção. Com o objetivo de analisar a importância dos aspectos legais das leis de crimes virtuais com finalidade de mostrar a validade da veracidade dos fatos, foi feito uma revisão integrativa através de uma abordagem da pesquisa de cunho qualitativo, como forma de análise quando adentramos os estudos envolvendo as ciências humanas, do qual, Foram utilizados como coleta de dados artigos relacionados os crimes que são caracterizados como virtuais que tiveram veracidades nos fatos e reportagens integrativas as tipificações de crimes virtuais entre 2010 à 2016. Assim, os estudos abordaram as denuncias relacionadas aos conteúdos ilícitos na internet vem com uma variação entre 8,29%, aponta levantamento da central nacional de denúncias de Crimes cibernéticos da organização não governamental (ONG) SaferNet Brasil. Segundo o CERT(Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores), permeia as denuncias causadas nas redes sociais onde estão 5.021 conteúdos racistas, 1.969 relacionados a pornografia infantil, 1.513 quanto a apologia eincitação a crimes contra a vida, 635 relacionados a homofobia, 494 à xenofobia, 233, à tráfico de pessoas, 186 neonazismo e 181 genocídio. Contudo, com todas as previsões legais contidas e explicitadas em lei, ainda é muito comum na sociedade a identificação de crimes raciais através da internet.