TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2881
Navegar
22 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Utilização do Power BI para construção de dashboards de qualidade da água(2023-06-30T03:00:00Z) Câmara, Marília Beatriz Dornelas; Trindade, Cleyton Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6298429503812388; http://lattes.cnpq.br/1535074341305719A água é um líquido essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida e indispensável ao desenvolvimento da economia, da produção de energia e adequação às mudanças climáticas. Por conta da insegurança da qualidade da água, os cidadãos brasileiros possuem a necessidade de terem ciência a respeito da qualidade da água em cada ano vigente, e assim, evitar adquirir doenças como diarreia, Amebíase, Cólera, Leptospirose, Disenteria bacteriana, Hepatite A, Esquistossomose e Febre Tifoide. De acordo com o portal de qualidade das águas da Agência Nacional das Águas (ANA), avaliar os índices de qualidade da água é uma atividade complexa para os consumidores comuns, sendo esta tarefa executada por agências com técnicas, profissionais, instrumentos, protocolos, estrutura logística de envio das amostras e equipamentos específicos. Outra dificuldade é a elevada quantidade de dados registrados em formato Excel, gerando em muitos usuários dificuldades para realização de análises e cansaço visual. Este trabalho acadêmico tem o objetivo de apresentar dashboards (desenvolvidos no Power BI desktop) de qualidade da água em relação aos índices de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), bactéria Escherichia coli (Ecoli), Oxigênio Dissolvido (OD), turbidez e fósforo do Brasil entre os anos de 2010 a 2020. Desta forma, os usuários não terão a necessidade de acessar os sites de agências de água, manipular dados no Excel, e consequentemente precisar entender e analisar os conceitos técnicos dos itens do índice de qualidade da água.Item Computação Desplugada como ferramenta de ensino para desenvolver o pensamento computacional(2019-08-12T03:00:00Z) Silva, Valeria Maria dos Santos; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9782699041915093O tema Pensamento Computacional vem sendo discutido mais abertamente entre os educadores e os órgãos públicos representantes da educação. O Pensamento Computacional é um processo de pensamento que utiliza os conceitos básicos da computação para a solução de problemas. Os estágios do pensamento computacional envolvem a abstração, a automação e a análise. Ao fazer uso desses estágios é possível encontrar soluções mais eficazes e simples para resolver problemas. Foi pensando nesse tipo de conceito que se optou por realizar a pesquisa. As atividades desplugadas utilizadas na pesquisa funcionaram como uma boa metodologia de ensino, uma vez que a escola não possuía infraestrutura tecnológica como, por exemplo, computadores e acesso a internet. Sendo assim o presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino básico que foi aplicada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental II. A pesquisa teve a intenção de apresentar aos alunos o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como exploratória e de campo, a partir de qual foi possível obter dados tanto qualitativos como quantitativos. Os objetivos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, uma vez que o objetivo inicial da pesquisa foi atingido, os alunos compreenderam o conteúdo abordado, e contribuíram com sua opinião, classificando as atividades como divertidas e de fácil entendimento.Item Investigação sobre as tecnologias aplicadas na automação hospitalar(2022-07-20T03:00:00Z) Batista, Matheus Souza; Ramires, Lilian Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5754253973373414O avanço tecnológico contribuiu com o progresso em diversas áreas do mercado, entre elas, a automação industrial que supriu a demanda crescente de produção no mercado em conjunto com as evoluções tecnológicas no decorrer dos anos. pois existe uma grande crescente em direção a esse rumo com diversas pesquisas sendo desenvolvidas que podem facilitar procedimentos e agilizar processos como segurança, comunicação e gerenciamento. Dito isso, este trabalho visa mostrar algumas tecnologias no âmbito hospitalar que podem atualizar processos e um caso de uso para gerenciamento de tratamento de pacientes.Item Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática(2023-02-07T03:00:00Z) Motta, Marconi Henrique de Arruda; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/8575172164430513O avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino.Item Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia(2021-03-29T03:00:00Z) Silva, Gilsimar de Assis; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3056301281255227Esta pesquisa busca discutir os impactos de aprendizagem resultantes da migração da educação presencial para a educação remota devido à pandemia da COVID-19. Foram expostos alguns pontos sobre a educação remota como por exemplo: as portarias que autorizaram a implementação do ensino remoto, algumas tecnologias empregadas na educação remota e a diferença entre ensino em EaD, ensino remoto e ensino híbrido. Como metodologia se utilizou o método hipotético-dedutivo. Ainda sobre a metodologia para coleta de dados se utilizou a técnica direta extensiva, que foi, a aplicação de questionários por meio do google formulário à 13 alunos do 5º período dos cursos de bacharelado em sistema de informação e bacharelado em ciência da computação as perguntas do questionário foram constituídas de perguntas dicotômicas e de múltipla escolha e por último foi realizada uma extensa revisão teórica sobre o assunto. Como conclusão dessa pesquisa se notou que os impactos na aprendizagem dos alunos que mudaram da educação presencial para a remota foram negativos. Porém os pontos positivos dessa situação são, já se ter um modelo de educação remota piloto para ser utilizado em outros momentos de crise.Item Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA(2022-06-20T03:00:00Z) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.Item Análise de sentimentos em publicações do Stackoverflow(2019-08-22T03:00:00Z) Santos, Luiz Felipe dos; Trindade, Cleyton Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6298429503812388A utilização de redes sociais, fóruns e diversos meios de comunicação, vem crescendo ex-ponencialmente, refletindo diretamente na quantidade de dados gerados na internet, uma grande parcela dos dados gerados, estão abertos e podem ser acessados e processados. Com isso, as possibilidades geradas com os dados abertos, tem atraído vários pesquisadores e empresas, com o intuito de extrair informações preciosas sobre seus clientes. As informações extraídas a partir dessa massa de dados, podem mudar a estratégia de diversas empresas e pessoas. Nos fóruns sobre computação, é possível visualizar o mesmo padrão, várias pessoas interagindo e gerando diversas informações sobre a tecnologia da informação e seus derivados. A pesquisa passará por todo o ciclo da análise de sentimentos, captação dos dados na plataforma do StackOverflow, tratamento dos dados, processamento de linguagem natural, treinamento dos algoritmos e a classificação. Com o intuito de mostrar as etapas de processamento e classificação dos dados, comparar as abordagens de classificação e extrair informações sobre a base de dados analisada. Após a aplicação do ciclo da análise de sentimentos, foi possível comparar os resultados de cada classificador e extrair informações sobre a base de dados analisada, sobre a performance dos classificadores em base de dados não estruturadas e a dificuldade de trabalhar com base de dados na língua portuguesa.Item Jogos digitais como ferramenta de desenvolvimento de habilidades em crianças com Trantornos do Espectro Autista(2022-02-18T03:00:00Z) Silva, Elton Martins; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9388489442092206O mercado dos jogos digitais tem crescido muito nos últimos anos, com a produção de games que tem por objetivo principal o entretenimento e a diversão. Além do uso comum jogos digitais vêm ganhando outra visibilidade com objetivos educacionais, beneficiando a sociedade. O presente trabalho visa explanar como os jogos digitais podem auxiliar na construção de metodologias educacionais que venham a auxiliar no desenvolvimento cognitivo para crianças com transtorno do espectro autista, mostrando os principais jogos disponíveis desenvolvidos e estudados na atualidade, suas tecnologias principais de uso e benefícios propostos. Podendo esses games serem utilizados para o aprimoramento de metodologias educacionais que promovam a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar, através do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. A capacidade de integração desse grupo na sociedade vem aumentando progressivamente nos dias atuais, com a conscientização da população e também com o auxílio do desenvolvimento das novas tecnologias. Nota-se um certo avanço quando o assunto é desenvolvimento e técnicas e métodos de ensino-aprendizagem voltado para crianças com TEA, nesse sentido a tecnologia é uma poderosa ferramenta aliada para melhorar as metodologias de ensino, já que os desafios e barreiras ainda se fazem presentes em muitos momentos. Fica enfatizado que é fundamental o incentivo de novos estudos no campo acadêmico, em conjunto com diversas áreas para promoção do conhecimento e direcionamento adequado das pesquisas tecnológicas, afinal a tecnologia é extremamente abrangente, e seus recursos devem ser utilizados para o benefício de todos na sociedade.Item Automatização de rotinas nos sistemas de informação jurídicos(2021-04-05T03:00:00Z) Nogueira, Endrick Eduardo da Silva; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954A partir da formação das indústrias até os dias atuais ocorreu uma grande evolução da maneira de trabalhar no dia-a-dia, e na área do Direito essa maneira tem obtido grande influência que parte da tecnologia em forma de ferramenta de auxílio para que os profissionais e empresas do setor possam exercer sua função de maneira mais proveitosa e ágil, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado. Assim, através dos anos a tecnologia vem mostrando sua importância para a área jurídica oferecendo ferramentas que permitem aos profissionais aperfeiçoar o desempenho diário em função a demanda. Diante disso esta pesquisa tem como objetivo identificar os impactos de uso de um sistema de informação jurídico com rotinas automatizadas em um escritório de advocacia, a partir de uma discussão da utilização desse tipo de sistema. O procedimento metodológico adotado consistiu na realização de entrevista com profissionais envolvidos em seu uso, onde foram selecionados profissionais de cargos diferentes com o intuito de obter respostas baseadas em diferentes perspectivas, que por sua vez são construídos com base no perfil dos usuários em questão. Os resultados da entrevista exibiram que para os profissionais o sistema e suas ferramentas eram novidade, e que o aprendizado e a adaptação foram vistos como um desafio, que com a utilização do sistema no dia-a-dia, foi vencido e benefícios consideráveis foram adquiridos. Dessa maneira, concluiu-se que a utilização do sistema impactou de maneira positiva no cotidiano do escritório, pois beneficiou em diversos aspetos os profissionais, permitindo-os aperfeiçoar seu desempenho diário.Item Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho(2021-03-04T03:00:00Z) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
