TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)

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    Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática
    (2023-02-07T03:00:00Z) Motta, Marconi Henrique de Arruda; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/8575172164430513
    O avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino.
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    Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia
    (2021-03-29T03:00:00Z) Silva, Gilsimar de Assis; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3056301281255227
    Esta pesquisa busca discutir os impactos de aprendizagem resultantes da migração da educação presencial para a educação remota devido à pandemia da COVID-19. Foram expostos alguns pontos sobre a educação remota como por exemplo: as portarias que autorizaram a implementação do ensino remoto, algumas tecnologias empregadas na educação remota e a diferença entre ensino em EaD, ensino remoto e ensino híbrido. Como metodologia se utilizou o método hipotético-dedutivo. Ainda sobre a metodologia para coleta de dados se utilizou a técnica direta extensiva, que foi, a aplicação de questionários por meio do google formulário à 13 alunos do 5º período dos cursos de bacharelado em sistema de informação e bacharelado em ciência da computação as perguntas do questionário foram constituídas de perguntas dicotômicas e de múltipla escolha e por último foi realizada uma extensa revisão teórica sobre o assunto. Como conclusão dessa pesquisa se notou que os impactos na aprendizagem dos alunos que mudaram da educação presencial para a remota foram negativos. Porém os pontos positivos dessa situação são, já se ter um modelo de educação remota piloto para ser utilizado em outros momentos de crise.
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    Proposta de Sistema de Gerenciamento de Materiais Didáticos (Guias) para Polos da Universidade Aberta do Brasil
    (2019) Vasconcelos, Jefferson Lacerda; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3535626278515590
    Este trabalho visa apresentar um protótipo de sistema web para gerenciamento de materiais didáticos de Polos da Educação à Distância. Através daelaboração deste, é possível visualizar a integração dePolos e das Instituições de Ensino Superior que os compõem num mesmo ambiente, podendo suprir com as necessidades atuais de gerenciamento dos materiais didáticos disponibilizados para as bibliotecas. Este foilevantado através da análise de requisitos obtidos no Polo Pesqueira, que possui as Instituições: IFPE, UFPE e UFRPE.A pesquisa realizada possui abordagem qualitativa e as estratégias metodológicas são através deprototipação e estudo de caso. Para constatação da necessidade de desenvolvimento do sistema, foi realizada uma pesquisa de opinião, logo após, foram estudadas as funções e os respectivos atores que se relacionam com as mesmas, os atributos necessários para gerenciamento de guias elevantados os requisitos funcionais,não funcionais e as regras de negócio. Com base nos dados e naquilo que foi apresentado, elaborou-se o protótipo, o qual pode identificar as reais necessidades de execução do sistema já que, além de não haver nenhum controle informatizado do material, também não há algo que integre de alguma forma, as Instituições,a biblioteca e o Polo em um mesmo ambiente virtual.