TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)
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Item Atendimento médico especializado em Unidades de Saúde de municípios pequenos : um estudo de caso(2021-12-14) Barbosa, Jailma Alves Silva; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/4155957468335090A integração da atenção à saúde tem sido um grande desafio na prestação de cuidados de saúde necessários à população que depende do Sistema Único de Saúde. Quando se trata dos serviços especializados na Atenção Primária e de Média Complexidade em municípios de pequeno porte, são perceptíveis muitas dificuldades relacionadas às questões gerenciais, aos custos e à densidade tecnológica exigida. Dessa forma, o presente estudo avaliou as dificuldades encontradas pela Gestão Municipal em fornecer o atendimento médico de urgência e ambulatório aos usuários de uma Unidade Mista do município de Lagoa do Carro/PE e suas Unidades Básicas de Saúde. Diante da necessidade de atendimento médico especializado, uma atenção individualizada e profissionais qualificados nas mais diversas áreas é imprescindível. A falta de um atendimento mais específico, devido à escassez de equipamentos e pessoal qualificado, torna inviável o atendimento no município, havendo a necessidade de transferência para outras unidades do Estado. Por meio de estudo de caso, a pesquisa identificou agravamento e complicações no quadro clínico da paciente, por não haver um atendimento especializado necessário para identificar dentro do próprio município a doença que a paciente desenvolveu. O estudo buscou identificar meios para que a administração Municipal consiga suprir essas necessidades dos usuários dentro do próprio município e assim, minimizar dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema de saúde pública do município. Também são apontadas possibilidades de estudos futuros.Item Financiamento público da educação : o caso do Investe Escola em Pernambuco(2024-07-11) Lemos, Neuma Maria do Rego; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/6374511561259218Garantir o financiamento público no ensino básico é fundamental para aumentar as chances de desenvolvimento pessoal da população brasileira e para o próprio progresso econômico. Como a Constituição de 1988 distribuiu a responsabilidade de financiamento e de execução entre o nível federal, estadual e municipal, o presente estudo buscou analisar a ação do governo do Estado de Pernambuco, no que tange à suplementação de verbas para as escolas, por meio do Programa Investe Escola (PIEPE), visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção da mídia pernambucana, oficial e privada, acerca do PIEPE? Em termos metodológicos, foi utilizada uma abordagem indutiva, através de estudo exploratório, análise qualitativa, de estudo de caso com coleta de dados secundários. Foi possível detectar que a mídia, oficial e privada, aprovou o Programa e não fez críticas. Como conclusões podese afirmar que o Programa foi bem-visto. Também foram apontadas possibilidades de estudos futuros.Item Governo eletrônico e acessibilidade digital : reflexões iniciais sob a ótica de pessoas com deficiências auditiva e visual(2024-12-02) Silva, Cleiton Luiz Cabral da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934O direito de acesso aos serviços públicos ofertados de forma digital deve contemplar a todos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência. Este estudo analisou a acessibilidade digital nos serviços governamentais online do município de Nazaré da Mata – PE, com foco nas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas e visuais. A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas duas pessoas, uma com deficiência auditiva e outra com deficiência visual, e os dados foram analisados com base no e-MAG, na Lei Brasileira de Inclusão e nas diretrizes do W3C. Os resultados revelaram que o portal eletrônico do município não está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, limitando o acesso autônomo dessas pessoas a informações e serviços online. Concluiu-se que é necessário implementar melhorias, como a janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a legenda em vídeos e a compatibilidade com leitores de tela, para garantir inclusão digital e plena cidadania das pessoas com deficiência. São também propostos estudos futuros.Item Índice de desenvolvimento da educação básica: como Pernambuco se tornou o melhor do Brasil?(2019) Rocha, Múcio Arruda; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934Tomou-se por base as políticas públicas de educação no Brasil, com o objetivo de situar suas configurações e reconfigurações nos contextos da qualidade educacional, de responsabilidades e instrumentos da ação pública federativa no setor, e de políticas da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. O eixo da análise é o processo da educação básica e sua qualidade, no bojo da concepção de políticas públicas comofluxos de decisões e ações em que se interpõe a autoridade do Estado, para o setor educação, analisando a configuração institucional do Estado e da organização da educação. Como as políticas públicas envolvem a alocação autorizada de valores para toda a sociedade, com os governos escolhendo o que querem fazer ou não fazer, na área da educação foram criadas 186.968 escolas de ensino básico até 2018 (INEP,2018). Nesse contexto, foi criado em 2007 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como indicador de qualidade educacional que reúne os resultados de dois conceitos: o Fluxo Escolar e as Médias de Desempenho nas Avaliações. É calculado a partir da Taxa de Rendimento Escolar (aprovação, reprovação e abandono) e Médias de Desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados sobre aprovação escolar são obtidos no Censo Escolar,realizado anualmente. As médias de desempenho nos municípios advêm da Prova Brasil e, nos Estados, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esse modo de olhar esteve presente no planejamento do estudo bibliográfico e documental realizado, assim como está presente ao longo do texto. Expõe os cenários que influenciam ou alicerçam as policies da educação e sua qualidade: elementos de contexto, indicadores de escolarização da população; e instrumentos de governo na educação, com ênfase na qualidade. Compusemos um quadro descritivo de políticas públicas recentes de abrangência estadual e de escopo das ações da Secretaria de educação do Estado de Pernambuco, agrupando-as em vetores da ação pública na educação, relativos às seguintes garantias: acesso e permanência, além das condições de qualidade. Ressaltamos ainda desafios da intervenção pública na educação.Item Inovação aberta em governo : reflexões sobre os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife(2024-12-04) Silva, Otoniel Galdino da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447A inovação aberta no setor público, tendo como um dos seus instrumentos legais o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), tem sido primordial para enfrentar desafios públicos e estimular o desenvolvimento econômico e social, permitindo a colaboração entre governo e agentes externos. A Prefeitura do Recife foi pioneira, no âmbito do poder executivo municipal, no uso do CPSI com o programa "EITA! Recife", iniciado em 2021, que buscou soluções tecnológicas para áreas prioritárias. O presente estudo buscou analisar a efetividade das soluções implementadas, visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: como os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife estão transformando o governo e os serviços públicos da cidade? No aspecto metodológico, foi utilizada uma abordagem indutiva, sendo uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, utilizando um estudo de caso para analisar em profundidade o 1. Ciclo de Inovação Aberta do Recife. Foi possível observar que o programa gerou uma economia de R$10,2 milhões com um investimento de R$3,5 milhões, As soluções tecnológicas Integra.ai, Absens, SuperVisão e Vamoo impulsionaram saúde, infraestrutura e atividades físicas, reaproveitando vagas, reduzindo o absenteísmo na saúde e monitorando vias em tempo real, beneficiando mais de 40% da população, demonstrando o potencial da inovação aberta para transformar serviços públicos, embora seja necessário melhorar o engajamento da população em atividades físicas. O programa mostrou efetividade na gestão pública, gerando valor público e econômico, com potencial de replicação em outras cidades. Pesquisas futuras foram indicadas.Item Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE(2024-12-07) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.Item Transformação digital na educação pública : explorando o impacto da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais no município de Pesqueira-PE(2024-12-03) Maciel, Paulo Ricardo Torres; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934A integração da IA e do big data na educação é amplamente reconhecida como uma ferramenta capaz de não só personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades de cada aluno, como também otimizar os processos administrativos, promovendo decisões mais eficazes e transparentes no ambiente escolar. A partir da percepção dos profissionais de educação sobre o uso da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais estaduais de Pesqueira-PE, este estudo buscou avaliar como essas tecnologias podem otimizar os processos educacionais e administrativos.Com uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, a pesquisa utilizou questionários aplicados a diversos membros da comunidade escolar. Os resultados indicam que, embora os profissionais reconheçam o potencial da IA para personalizar o ensino e melhorar a eficiência administrativa, ainda há incertezas sobre seu impacto concreto no desempenho acadêmico dos alunos e desafios relacionados à infraestrutura e capacitação técnica. A implementação do big data foi vista como positiva para a gestão escolar, mas as preocupações com a segurança dos dados e a falta de políticas claras ainda representam barreiras. Conclui-se que, apesar das limitações identificadas, a adoção dessas tecnologias pode trazer benefícios significativos para a educação de PesqueiraPE, desde que acompanhada de investimentos em formação e políticas de uso ético. Pesquisas futuras devem explorar estratégias de capacitação e os efeitos de longo prazo dessas inovações no contexto escolar.Item Transformação digital na saúde pública : os desafios da gestão operacional do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros(2024-12-09) Araújo, Thatiane da Silva; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1331409215182312A transformação digital (TD) tem transformado como as instituições de saúde pública são gerenciadas e como prestam seus serviços. O estudo objetiva analisar, sob a ótica da TD, como a adoção de EHR para gestão de arquivos e de atendimento aos pacientes do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (CISAM) contribui para a segurança, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes, considerando a infraestrutura tecnológica atual. Foi realizado um estudo de caso com dados coletados por meio de entrevistas com profissionais de diferentes áreas do hospital, A análise desses dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios e oportunidades relacionados à implementação da transformação digital na gestão hospitalar. Essa abordagem contribui para um entendimento mais profundo do impacto da TD na melhoria dos processos e na experiência do paciente. Os resultados mostram que a tecnologia de gerenciamento de arquivos utilizada atualmente no CISAM é um componente essencial para a eficiência da instituição. Entretanto, observa-se que, em muitos setores, os sistemas de arquivo ainda são baseados em soluções legadas que, embora funcionais, carecem de integração e flexibilidade para atender às demandas contemporâneas de acesso às informações, aprimorando a continuidade do atendimento e reduzindo erros na manipulação de dados. Quanto ao atendimento aos pacientes, a modernização dos sistemas de registro de saúde, como o sistema de prontuário eletrônico, têm melhorado significativamente a coleta e o compartilhamento de dados clínicos. No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a integração entre diferentes sistemas e a necessidade de capacitação contínua da equipe para a utilização eficiente dessas tecnologias. Conclui-se, portanto, que a modernização deve ser um processo contínuo, focado nas demandas específicas do hospital, a fim de garantir um atendimento de qualidade e alinhado com as melhores práticas tecnológicas.
