TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    Moda, consumo e identidade: a afirmação cultural das mulheres negras e a moda de terreiro no Brasil
    (2025-03-18) Silva, Ariana Suerda da; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/5785885686176626
    Este trabalho investiga as interseções entre moda, consumo e identidade cultural no contexto das práticas religiosas afro-brasileiras, com ênfase no papel das mulheres negras como agentes de transformação e afirmação identitária. No primeiro capítulo, discute-se a evolução da moda a partir do século XVII, analisando suas transformações e impactos na sociedade. O segundo capítulo aborda a moda e a estética para mulheres negras, destacando as dinâmicas de exclusão e os processos de ressignificação dos padrões estéticos historicamente impostos. Já no terceiro capítulo, a pesquisa explora a moda afro-brasileira, com destaque para a moda de terreiro, ressaltando sua dimensão sagrada e sua relevância na preservação das memórias das comunidades afro-religiosas. Os resultados evidenciam que a moda transcende a estética, configurando-se como uma ferramenta de resistência cultural, luta política e reconstrução identitária para as mulheres negras no Brasil.
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    A Nordestesse e o Nordeste
    (2024-03-08) Paixão, José Guilherme Lima da; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316
    O presente trabalho versa em uma pesquisa sobre a plataforma Nordestesse e tem como objetivo analisar as suas possíveis mudanças na visão da Região Nordeste ao se tratar de consumo de moda, considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se para o debate do conceito de identidade e slow fashion dentro do comércio sustentável. Metodologicamente foi analisado de forma qualitativa e os resultados foram analisados de forma descritiva. O motivo de realizar esse estudo é debater a identidade nordestina dentro do comportamento do consumidor de moda que está mudando para um modo mais sustentável, e em como a plataforma Nordestesse pode ajudar nessa questão.
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    Análise da motivação do consumidor para bens falsificados: um estudo de caso na indústria da moda
    (2023-09-06) Santos, Rebeca Brandão dos; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0012117413384643
    O objetivo desta pesquisa é levantar subsídios para uma reflexão teórica, a partir da análise do problema da naturalização e do crescimento do uso de objetos falsificados e pirateados, também conhecidos como réplicas, com o intuito de melhorar a compreensão sobre as motivações na compra e utilização desses produtos, além da satisfação dos consumidores contemporâneos. Para atingir o objetivo do projeto serão realizadas pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo, coleta de dados com aplicação de formulário digital e utilização do método de observação e comparação na abordagem da pesquisa, utilizando a abordagem qualitativa com usuários de moda falsificada. Como resultado deste projeto, espera-se que ocorram discussões sobre o aumento deste consumo específico, tendo em conta os seus preços mais acessíveis, que proporcionam maior facilidade de aquisição no mercado ilegal. Além disso, espera-se argumentar o pressuposto da inclusão social por meio do vestuário no uso de itens que caracterizam a identidade e o pertencimento a grupos específicos.
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    Um olhar sobre a moda modesta feminina plus size na atualidade brasileira (2021-2022)
    (2022-05-26) Arruda, Maria Carla Santana de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/7523113586119068
    A moda modesta é caracterizada por ser uma moda que objetiva atender normas religiosas de vestimenta, e partir do presente estudo, há o entendimento de que seu viés é predominantemente para o público feminino. Pensando nas especificidades de parte do público deste segmento “moda modesta feminina”, o atendimento da demanda de mulheres que vestem acima do tamanho 46 foi considerado para traçar o objetivo geral do estudo, que foi analisar a moda modesta plus size para mulheres evangélicas na atualidade brasileira (2021-2022), especificamente o público assembleiano. Para isso, utilizou-se três etapas metodológicas: Uma busca exploratória da literatura; levantamento de dados em lojas virtuais e físicas e pesquisa ativa por meio de observação participante. Compreendeu-se que a moda modesta possui características ainda mais “recatadas” do que a moda evangélica e, assim como a moda secular, possui oferta limitada de modelos e estampas para mulheres gordas. Constatou-se ainda que, mesmo no meio religioso, padrões estéticos também como a moda secular hegemônica foram repetidos ao longo dos achados, acusando a pouca representatividade de mulheres pretas e gordas em mídias sociais e nas publicidades de negócios de moda modesta.