TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    O ensino da língua inglesa como consumo coletivo: um direito de todas as crianças
    (2025-03-29) Soares, Matheus José da Costa; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/9553164730119316
    A ênfase nesse estudo é dada a introdução da língua inglesa como atividade dentro do Planejamento Político-Pedagógico do Projeto de extensão Ações Socioeducativas para Crianças e Adolescentes do Ensino Fundamental da Rede Pública, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania / UFRPE, implementado para crianças de 8 a 12 anos de idade, matriculadas no Ensino Fundamental da rede pública municipal, em 2024. Nessa perspectiva, acreditamos que o ensino da língua inglesa não serve apenas para instrumentalizar a criança para ser um/a cidadão/ã plurilíngue, mas também contribuir para sua formação integral. Isso porque o aprendizado do inglês na infância ajuda a exercitar o cérebro, ampliar as conexões e a melhorar a concentração e a memória, facilita a comunicação, a pronúncia e a fluência. É nesse contexto que o projeto Ações Socioeducativas {...} se insere, relevante no ensino da língua inglesa na infância, por acreditar que é durante os primeiros anos de vida que o cérebro da criança está em intensa atividade, nessa direção, propiciar as crianças a oportunidade de aprender uma segunda língua. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa, cuja coleta de dados foi realizada com 20 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, sujeitos do projeto. Para tanto aplicou-se um formulário de pesquisa tendo em vista avaliar o nível de conhecimento das crianças sobre inglês básico no início do período letivo e após atividades objetivando reforçar o aprendizado dessa língua, avaliou-se o nível de aprendizagem. Os resultados mostram a deficiência das crianças com a língua inglesa falada e escrita, assim como mostram os resultados tendo em vista a melhoria da aprendizagem durante e após as atividades realizadas com as crianças. Considera-se que, as atividades contínuas e sistemáticas contribuíram de forma significativa para reforçar o aprendizado e a melhoria da comunicação verbal, juntamente com a escrita e a leitura, muito ajudaram as crianças a terem noções claras de conteúdos básicos de uma segunda língua. Para isso, a metodologia, que priorizou a ludicidade, foi uma ferramenta importante para o aprendizado dos conteúdos trabalhados, pois tornou o processo mais leve e divertido, as crianças se sentiram sujeitos do processo ensino-aprendizagem, melhorou a atenção, a concentração e a interação social e, sobretudo, a capacidade de absorver conhecimentos.
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    O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação
    (2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
    O presente relatório tem como intuito apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio no Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ. Enquanto estagiária, relatar a passagem pelo núcleo de empreendedorismo e inovação do Instituto, bem como as atribuições em cada uma destas áreas. Nesse cenário, a formação interdisciplinar que o curso de Ciências do Consumo proporciona possibilitou para que eu auxiliasse de forma mais eficiente a gestão e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação dentro da universidade. Isso porque, durante a graduação o curso permite que o discente perpasse por várias áreas do conhecimento e consiga articular esses ensinamentos com as demandas da sociedade, isto é, por meio da formação interdisciplinar formar profissionais que tenham a capacidade e a aptidão para pensar de forma criativa, questionar e refletir sobre as exigências e necessidades, não só do mercado, mas também da sociedade. Portanto, a oportunidade que tive de estagiar nesse setor foi fundamental para minha construção profissional e também pessoal, pois permitiu aprimorar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática, além de desenvolver novas habilidades e novos conhecimentos.
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    A experiência de estágio em Ciências do Consumo na unidade de atendimento do PROCON Pernambuco em Camaragibe/PE
    (2023-09-12) Matias, Beatriz Lins; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/5025084228056234
    O presente trabalho resulta da experiência de Estágio Supervisionado Não Obrigatório (ENO), posteriormente alterado para Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no período de 02/01/2023 a 09/09/2023, no Procon/Camaragibe, órgão de proteção e defesa do consumidor situado no centro da cidade de Camaragibe/PE que está inserido dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da Prefeitura Municipal de Camaragibe (PMCG). Devido a inquietações acerca das relações de consumo, tive o interesse em estagiar e vivenciar a experiência de funcionamento em um órgão de defesa de consumidor/a. Por acreditar que um órgão de defesa de consumidor/a não está somente apto para proteger, mas também para educar consumidores/as e assim, contribuir para o exercício da cidadania por parte dos mesmos, é que tive o interesse em aliar o conhecimento obtido na vida acadêmica ao Procon Camaragibe. O estágio teve o objetivo de desenvolver um trabalho de educação para o consumo, através de palestras e ações educativas, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Ciências do Consumo. Em virtude da necessidade do órgão, foram realizadas diversas atividades. Dentre essas, realização de oficinas temáticas sobre consumo e educação do/a consumidor/a, promoção de ações em espaços públicos, elaboração de materiais educativos, divulgação das ações do Procon/Camaragibe, organização e gestão processual, planejamento, organização e controle das atividades, atendimento online e presencial de consumidores/as, notificação de empresas, abertura de reclamações e avaliação mensal das atividades direcionadas pela coordenadoria do posto de atendimento. Dessa maneira, foi possível dimensionar o trabalho desta instituição, como também acompanhar administrativamente o seu funcionamento. Essa experiência contribuiu para entender o trabalho e a responsabilidade que o Procon Camaragibe possui para a sociedade.
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    Equiparação ESO: monitoria Disciplina Saúde, Ambiente e Consumo; Tecnologias e Consumo
    (2023) Nascimento, Eduardo Alves do; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/2126544134457497
    O objetivo deste relatório é apresentar de forma didática e prática experiências das seguintes áreas: saúde, meio ambiente e consumo; tecnologia e consumo. Juntas, essas áreas formam princípios que norteiam uma sociedade que consome de forma consciente e sustentável sem parar. O consumo consciente reflete a responsabilidade social e seu impacto nos indivíduos, sendo um modelo sustentável que reflete todo o ecossistema, incluindo a vida humana, desde o meio em que está inserido até a sua manutenção. Participar da elaboração e desenvolvimento das atividades dos professores consultores relacionados às áreas que lecionam. Como monitor, eu exerci atividades presenciais e remotas, grande parte da monitoria foi feita remotamente. Durante o período da monitoria, foi prestado apoio nas atividades em sala de aula, auxiliando os orientadores nas atividades e organização de materiais didáticos, instrução dos alunos em sala de aula em relação a disciplina, relatórios, atividades escritas, coleta de materiais acadêmicos. A monitoria foi concluída com um bom aproveitamento acadêmico, sendo responsável por trazer novos conhecimentos acadêmicos e profissionais.