TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3136

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Petite size: traçando um perfil de consumidores de vestuário de tamanho pequeno
    (2025-03-18) Watanabe, Daniela Victoria Aquino Guimarães; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/1782911052701620
    O objetivo deste estudo é levantar dados sobre consumidores petite size, aqui caracterizados como consumidores de vestuário de tamanhos pequenos. A pesquisa se baseia, particularmente, nas configurações corporais, vivências de consumo e os desafios que enfrentam ao procurar roupas que se ajustem bem aos seus corpos. O perfil das consumidoras foi composto, em sua maioria, por mulheres de 36 a 46 anos, com corpo retângulo e peso médio de 50 kg. Elas se perceberam com características corporais mais próximas das de jovens que de adultos, enfrentaram dificuldades para encontrar roupas, preferiram lojas físicas para experimentar as peças e frequentemente precisaram ajustá-las com costureiras. Muitas recorreram à seção infantil; o que foi indiferente para algumas, mas desconfortável para outras. Entre os homens, predominaram aqueles de 26 a 35 anos, com peso médio de 49 kg e corpo retângulo. Eles se viram com um corpo mais jovem e enfrentaram certa dificuldade ao comprar roupas, preferindo experimentar as peças que aparentavam servir bem. Seja em lojas físicas ou online, a prioridade era encontrar o que buscavam. Além disso, geralmente não compraram roupas na sessão infantil. Diante desses resultados foi possível traçar um perfil de consumidores de tamanhos pequenos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína
    (2025-03-18) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326
    Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ir ao cinema: entendendo o processo de decisão dos frequentadores de cinema de Recife
    (2023-09-22) Brito, Raul Júlio Ribeiro de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/9542706552979460
    O cinema é uma das formas de entretenimento mais populares da atualidade, e continua em amplo crescimento, desde sua popularização no começo do séc.XX, o cinema se mostrou uma atividade cultural de grande valor comercial, devido, entre outros fatores, a sua fácil reprodução, facilidade que só aumentou com a era digital. Porém, devido a processos iniciados no Brasil, na década de 60, houve uma concentração das salas de cinema em shopping centers, o que pode trazer certa comodidade ao combinar espaços de socialização, lazer e consumo, mas também impõe limitações e funciona como agente segregador. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo entender o que leva o consumidor recifense a escolher qual cinema frequentar, utilizando questionários aplicados online via Google Forms e entrevistas aplicadas pessoalmente em cinemas de Recife, como forma de coleta de dados, e realizando o levantamento bibliográfico a partir de repositórios online e acervo pessoal.