TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3136
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar(2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.Item Acesso ao crédito e inadimplência de jovens universitários: o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-05-19) Rodrigues, Anderson Emanoel dos Santos; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/0264838490818388This research had the general objective of analyze the relationship between access to credit, over-indebtedness and default of young university students from the Universidade Federal Rural de Pernambuco, more specifically to verify whether the ease of access to credit was implemented after entering higher education; as well as find out if university students had access to financial education. For this purpose, a descriptive research was carried out, based on the collection of primary data. The research corpus consisted of a bibliographic review of documents, articles and books on the mentioned topics, as well as the application of a google form to collect data about the respondent group. The results showed that access to credit depends on other factors to influence defaultness, that young people in the respondent group perceived ease of access to credit after entering university and most did not have access to financial education.