TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    O ensino da língua inglesa como consumo coletivo: um direito de todas as crianças
    (2025-03-29) Soares, Matheus José da Costa; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/9553164730119316
    A ênfase nesse estudo é dada a introdução da língua inglesa como atividade dentro do Planejamento Político-Pedagógico do Projeto de extensão Ações Socioeducativas para Crianças e Adolescentes do Ensino Fundamental da Rede Pública, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania / UFRPE, implementado para crianças de 8 a 12 anos de idade, matriculadas no Ensino Fundamental da rede pública municipal, em 2024. Nessa perspectiva, acreditamos que o ensino da língua inglesa não serve apenas para instrumentalizar a criança para ser um/a cidadão/ã plurilíngue, mas também contribuir para sua formação integral. Isso porque o aprendizado do inglês na infância ajuda a exercitar o cérebro, ampliar as conexões e a melhorar a concentração e a memória, facilita a comunicação, a pronúncia e a fluência. É nesse contexto que o projeto Ações Socioeducativas {...} se insere, relevante no ensino da língua inglesa na infância, por acreditar que é durante os primeiros anos de vida que o cérebro da criança está em intensa atividade, nessa direção, propiciar as crianças a oportunidade de aprender uma segunda língua. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa, cuja coleta de dados foi realizada com 20 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, sujeitos do projeto. Para tanto aplicou-se um formulário de pesquisa tendo em vista avaliar o nível de conhecimento das crianças sobre inglês básico no início do período letivo e após atividades objetivando reforçar o aprendizado dessa língua, avaliou-se o nível de aprendizagem. Os resultados mostram a deficiência das crianças com a língua inglesa falada e escrita, assim como mostram os resultados tendo em vista a melhoria da aprendizagem durante e após as atividades realizadas com as crianças. Considera-se que, as atividades contínuas e sistemáticas contribuíram de forma significativa para reforçar o aprendizado e a melhoria da comunicação verbal, juntamente com a escrita e a leitura, muito ajudaram as crianças a terem noções claras de conteúdos básicos de uma segunda língua. Para isso, a metodologia, que priorizou a ludicidade, foi uma ferramenta importante para o aprendizado dos conteúdos trabalhados, pois tornou o processo mais leve e divertido, as crianças se sentiram sujeitos do processo ensino-aprendizagem, melhorou a atenção, a concentração e a interação social e, sobretudo, a capacidade de absorver conhecimentos.
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    O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação
    (2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
    O presente relatório tem como intuito apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio no Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ. Enquanto estagiária, relatar a passagem pelo núcleo de empreendedorismo e inovação do Instituto, bem como as atribuições em cada uma destas áreas. Nesse cenário, a formação interdisciplinar que o curso de Ciências do Consumo proporciona possibilitou para que eu auxiliasse de forma mais eficiente a gestão e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação dentro da universidade. Isso porque, durante a graduação o curso permite que o discente perpasse por várias áreas do conhecimento e consiga articular esses ensinamentos com as demandas da sociedade, isto é, por meio da formação interdisciplinar formar profissionais que tenham a capacidade e a aptidão para pensar de forma criativa, questionar e refletir sobre as exigências e necessidades, não só do mercado, mas também da sociedade. Portanto, a oportunidade que tive de estagiar nesse setor foi fundamental para minha construção profissional e também pessoal, pois permitiu aprimorar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática, além de desenvolver novas habilidades e novos conhecimentos.
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    Relatório Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) – O cientista do consumo na gestão pública
    (2022) Silva, Henrique Adelaide da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/5573559424685936
    Este relatório tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas o durante o estágio na Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Proplan) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, descrevendo a passagem, como estagiário, pelas diferentes coordenadorias que a compõem e as respectivas atribuições de cada uma delas. Demonstrando como a formação multidisciplinar de Ciências do Consumo me proporcionou uma adequação rápida e eficiente às diferentes dinâmicas e relações peculiares de cada coordenadoria. Essa experiência possibilitou a identificação do valor profissional da formação, principalmente por até a realização deste trabalho ser um curso recente que ainda está se descobrindo no âmbito profissional. Este contato com a área administrativa, e a atuação na gestão institucional além de ter sido essencial para o futuro da minha carreira profissional, também foi importantíssimo para o meu desenvolvimento pessoal.
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    A experiência de estágio em Ciências do Consumo na unidade de atendimento do PROCON Pernambuco em Camaragibe/PE
    (2023-09-12) Matias, Beatriz Lins; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/5025084228056234
    O presente trabalho resulta da experiência de Estágio Supervisionado Não Obrigatório (ENO), posteriormente alterado para Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no período de 02/01/2023 a 09/09/2023, no Procon/Camaragibe, órgão de proteção e defesa do consumidor situado no centro da cidade de Camaragibe/PE que está inserido dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da Prefeitura Municipal de Camaragibe (PMCG). Devido a inquietações acerca das relações de consumo, tive o interesse em estagiar e vivenciar a experiência de funcionamento em um órgão de defesa de consumidor/a. Por acreditar que um órgão de defesa de consumidor/a não está somente apto para proteger, mas também para educar consumidores/as e assim, contribuir para o exercício da cidadania por parte dos mesmos, é que tive o interesse em aliar o conhecimento obtido na vida acadêmica ao Procon Camaragibe. O estágio teve o objetivo de desenvolver um trabalho de educação para o consumo, através de palestras e ações educativas, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Ciências do Consumo. Em virtude da necessidade do órgão, foram realizadas diversas atividades. Dentre essas, realização de oficinas temáticas sobre consumo e educação do/a consumidor/a, promoção de ações em espaços públicos, elaboração de materiais educativos, divulgação das ações do Procon/Camaragibe, organização e gestão processual, planejamento, organização e controle das atividades, atendimento online e presencial de consumidores/as, notificação de empresas, abertura de reclamações e avaliação mensal das atividades direcionadas pela coordenadoria do posto de atendimento. Dessa maneira, foi possível dimensionar o trabalho desta instituição, como também acompanhar administrativamente o seu funcionamento. Essa experiência contribuiu para entender o trabalho e a responsabilidade que o Procon Camaragibe possui para a sociedade.
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    Equiparação ESO: monitoria Disciplina Saúde, Ambiente e Consumo; Tecnologias e Consumo
    (2023) Nascimento, Eduardo Alves do; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/2126544134457497
    O objetivo deste relatório é apresentar de forma didática e prática experiências das seguintes áreas: saúde, meio ambiente e consumo; tecnologia e consumo. Juntas, essas áreas formam princípios que norteiam uma sociedade que consome de forma consciente e sustentável sem parar. O consumo consciente reflete a responsabilidade social e seu impacto nos indivíduos, sendo um modelo sustentável que reflete todo o ecossistema, incluindo a vida humana, desde o meio em que está inserido até a sua manutenção. Participar da elaboração e desenvolvimento das atividades dos professores consultores relacionados às áreas que lecionam. Como monitor, eu exerci atividades presenciais e remotas, grande parte da monitoria foi feita remotamente. Durante o período da monitoria, foi prestado apoio nas atividades em sala de aula, auxiliando os orientadores nas atividades e organização de materiais didáticos, instrução dos alunos em sala de aula em relação a disciplina, relatórios, atividades escritas, coleta de materiais acadêmicos. A monitoria foi concluída com um bom aproveitamento acadêmico, sendo responsável por trazer novos conhecimentos acadêmicos e profissionais.
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    Plano relatório Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - Obtenção de extrato da casca de pitaya rico em compostos fenólicos
    (2022) Lima, Amanda Barbosa; Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523; http://lattes.cnpq.br/2263843235163321
    A pitaya destaca-se como um fruto promissor na produção mundial de frutas por ser exótica, possuir coloração atraente, sabor agradável, conter compostos bioativos e grande potencial econômico. Por apresentar elevada perecibilidade necessita de processamento, e geralmente é comercializada na forma de polpa, geleias, doces, gerando resíduos, o que ocasiona sérios problemas econômicos e ambientais. É preciso aproveitar os resíduos para desenvolvimento de novos produtos, agregando valor e utilização. O objetivo dessa pesquisa foi extrair compostos fenólicos da casca da pitaya (Hylocereus polyrhizus) por extração assistida por ultrassom. Os frutos foram coletados em uma fazenda no município de Garanhuns-PE, transportados para o LAFQA(DCC/UFRPE), onde foram lavados, higienizados e feita a retirada da casca. As cascas foram liofilizadas durante 48h sob pressão de 20 milibar. Em seguida, foi feita a caracterização físico-química, quanto umidade, proteínas, lipídios, carboidratos, cinzas, sólidos solúveis, acidez titulável, pH, atividade de água, carotenóides totais, compostos fenólicos totais, ácido ascórbico e cor. Para se determinar a melhor condição de extração dos compostos fenólicos foi realizado 1 planejamento experimental 22, composto por 8 pontos fatoriais (níveis ± 1) e 3 pontos centrais (nível 0), totalizando 11 ensaios. As variáveis independentes foram concentração de etanol, taxa de solvente/amostra e tempo de imersão no ultrassom. A variável dependente foi o conteúdo de compostos fenólicos totais. A extração foi realizada utilizando sonda ultrassônica com 100 W, 30 kHz, em ambiente protegido de luz a 25°C, com água e etanol a 30%, 50% e 70%, como solvente. As análises estatísticas foram feitas em triplicata, com desvio padrão pelo auxílio do Excel, análise de variância (ANOVA) e superfície de resposta realizada com o auxílio do software Statistic 7.0 ao nível de 5% de significância. A caracterização da casca da pitaya ficou dentro dos parâmetros apresentados em outros trabalhos. Umidade (92,93±0,25 g/100g), proteína (0,44±0,04 g/100g), lipídios (0,06±0,01 g/100g), carboidratos (5,33±0,22 g/100g), cinzas (1,22±0,01 g/100g), sólidos solúveis (3,33±0,15 °Brix), acidez titulável (0,11±0,00 g/100g de ácido málico), pH (5,24±0,08), atividade de água (0,99±0,00), carotenóides totais (3,57±0,00μg /100g), ácido ascórbico (7,77±0,46 mg/100 g), cor (CIELAB) L*(30,11±0,62), a*(28,20±0,18) e b*(5,71±0,21). O Ensaio 2 apresentou a maior quantidade de compostos fenólicos totais (550±3,62 mg EAG/g) e em segundo lugar foi o Ensaio 1(494,06±0,78 mg EAG/g). As variáveis utilizadas (concentração de etanol, taxa de solvente/amostra e tempo de imersão no ultrassom) não apresentaram influência significativa, o modelo não foi preditivo. Estes resultados comprovam que o extrato de casca de pitaya é considerado rico em compostos fenólicos e que apresenta um grande potencial de utilização. Estudos futuros sobre a microencapsulação e estabilidade são necessários para a sua utilização na indústria de alimentos.