TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
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Item Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica(2022-06-09) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.Item Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica(2022-06-06) Oliveira, Elane Santos de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8302507443890249A formação de professores deve ser contínua e ter a capacidade de ajudar os profissionais da educação em sua preparação para as mudanças do contexto educacional. Neste processo, busca- se estimular o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para as novas metodologias de ensino, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC- Formação Continuada). O objetivo do trabalho fundamentou-se na possibilidade do uso do planetário alinhado à formação de professores dentro da proposta da nova BNCC. A utilização de planetário neste trabalho pretende estimular uma formação reflexiva e crítica dentro de um tema pouco abordado na formação geral dos professores. A metodologia aplicada permitiu a construção de uma proposta de formação e investigação, por meio de formulário, da compreensão de um grupo ou uma organização em relação a Astroquímica e seu universo de significados. O desenvolvimento contou com o uso do software Stellarium que combina a exposição de diversos fenômenos astronômicos e a apresentação de imagens de planetas, estrelas e produção de um questionário a ser aplicado antes e após a atividade. O produto educacional gerado é uma cartilha, contendo a proposta para a montagem do planetário e questionários para reflexão das perspectivas e potencialidades deste instrumento para a promoção da educação não formal e o ensino de Astroquímica.
