TCC - Bacharelado em Administração (Sede)
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Item A qualidade na segurança pública municipal: um estudo de caso na Guarda Civil Municipal de Goiana-PE(2022-10-07) Silva, Paulo Roberto Cesar da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7043826877205959O presente artigo realizou uma pesquisa sobre a qualidade do serviço prestado pela instituição Guarda Civil Municipal de Goiana/PE por meio das percepções dos seus agentes públicos, os guardas municipais (clientes internos), assim como apresentou as principais dificuldades que podem influenciar na qualidade do serviço prestado à população. A fim de atender ao objetivo desse artigo foi utilizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo como metodologia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário fechado e adaptado de Lima e Ceolin (2017), contendo 27 questões, sendo estas de múltipla escolha para as questões de perfil e utilizando a escala Likert de cinco pontos para as questões referentes à qualidade. Este questionário foi enviado aos 142 guardas municipais de Goiana/PE, obtendo-se uma amostra 48 respostas (33,8%). Os resultados demonstram insuficiência do efetivo, insatisfação remuneratória, falta de materiais e equipamentos, em especial, a falta de arma de fogo como equipamento necessário para garantir a segurança dos agentes e melhor execução de suas atividades.Item Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs)(2022-10-03) Costa, Mariana dos Santos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O presente artigo teve como objetivo avaliar como o design thinking pode colaborar para a criação de solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, de caráter qualitativo, para identificar aspectos referentes à formalização, educação financeira e desafios de gestão enfrentados, bem como compreender como acontece o planejamento e o controle financeiro no micronegócio. Para a coleta de dados, usou-se do envio de questionário online para microempreendedores individuais que, ao fim de três semanas, obteve 28 respostas. Os resultados demonstraram que a maioria nunca realizou curso/treinamento na área de gestão financeira, o que influencia na utilização de ferramentas de planejamento e controle financeiro citadas no estudo. Observou-se também que alguns ainda não realizam a separação das finanças pessoais e empresariais, fazendo uso da mesma conta, fator que pode comprometer a sobrevivência do negócio. A partir das necessidades identificadas, ao utilizar as etapas de inspiração e ideação do design thinking, foi proposto, como uma solução para a gestão financeira do empreendimento, um aplicativo mobile com funcionalidades pensadas para atender às demandas do microempreendedor individual.Item Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19(2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O empreendedorismo feminino está relacionado com empoderamento, visibilidade e reconhecimento das mulheres. A influência delas nos ecossistemas empresariais ganha força ao longo dos anos, e apesar da crise em meio a pandemia da COVID- 19, muitas conseguiram manter ou adquirir novas fontes de renda. Ainda assim, pesquisas mostram que há muito para ser conquistado no Brasil e no mundo. Diante do exposto, esse artigo teve como objetivo comparar o empreendedorismo feminino em um período pré e durante a pandemia da COVID-19, por meio de uma coleta de dados documental, com abordagem de caráter descritivo e exploratório, baseando-se em duas fontes de pesquisa sobre o empreendedorismo feminino: I) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 e 2021 e II) Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2019 e 2021. O estudo realizado demonstra que o nível de impacto variou muito no período estudado, a depender da região e renda. O medo do fracasso teve uma queda expressiva (passando de 67,9% para 49,9%), por outro lado, ter menos tempo para o negócio, porque se dedicam mais a família do que os homens continua a fazer parte da realidade das mulheres.Item Empreendedorismo sênior no Brasil: uma análise do perfil do empreendedor(2022-05-19) Santos, Michele Silva dos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O envelhecimento populacional é a nova realidade mundial, e com isso, traz diversos questionamentos quanto ao futuro da humanidade. Um deles é como os indivíduos maduros estão fazendo para garantir renda. No Brasil, a aposentadoria muitas vezes não é suficiente, ou seja, a necessidade leva essas pessoas a empreender. Porém, há também quem empreenda para uma realização pessoal. Independente do motivo, continuar trabalhando na maturidade no Brasil é um desafio, visto que muitos acreditam que pessoas com mais idade são incapazes de produzir. Diante do exposto, esse artigo investiga o perfil do empreendedor sênior no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de carácter descritivo/exploratório, baseado em duas pesquisas sobre empreendedorismo: i) a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, e, ii) a pesquisa Empreendedorismo na 3ª idade, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2021. A partir dessa análise foi possível verificar que mesmo sendo em menor número (12,4% de todos os empreendedores) e também que quase metade dos seniores possuem apenas o ensino fundamental, há indícios de que a pessoa madura, por possuir mais experiência, pode contribuir positivamente em qualquer organização, pois dentre todas as faixas etárias de empreendedores, é a que possui maior percentual de empregadores (17% indivíduos de 55 a 64 anos e, 20% indivíduos com 65 a mais). Também foi possível refletir que, por ser um assunto ainda pouco explorado, é necessário a realização de mais estudos para compreender melhor as qualidades do empreendedorismo sênior.Item Marketing digital: um estudo de caso em uma loja de animais na cidade do Recife/PE(2023-04-28) Lima, Ana Carla Almeida Carneiro de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1612563731424027Este estudo teve como objetivo demonstrar a importância de uma estratégia de marketing digital consistente para as empresas, especialmente para as que operam no setor que trabalha com animais de estimação. A fundamentação teórica discutiu as principais ferramentas, especificamente a técnica dos 8ps e mídias sociais, e como elas podem ser aplicadas para gerar valor para o cliente e aumentar a competitividade da empresa. Para coletar dados, foi realizada uma entrevista com um gerente de marketing de uma loja de animais (pet shop) em Recife, que revelou a importância de uma gestão especializada em marketing digital para obter resultados efetivos. Os resultados sugerem que um marketing digital eficaz é um fator crucial para o sucesso da empresa, porém, é necessário ir além de uma simples presença nas mídias sociais. Além disso, a criação de valor para o cliente é fundamental para o sucesso da empresa e pode ser alcançada por meio de um serviço final entregue de maneira consistente e diferenciada. As limitações deste estudo incluem o fato de que apenas uma entrevista foi realizada e, portanto, os resultados não podem ser generalizados. Sugere-se a realização de estudos futuros para entender melhor as expectativas do cliente e a efetividade das estratégias de marketing digital. É importante filtrar e tratar as informações coletadas nas redes sociais para entender as percepções dos clientes e melhorar a interação com eles. Em suma, este estudo conclui que uma estratégia de marketing digital bem planejada e executada pode ser um diferencial competitivo para as empresas do setor pet, desde que seja focada na criação de valor para o cliente e na entrega de um serviço de alta qualidade.Item Utilização de ferramentas da qualidade para análise de tomada de decisão de recuperação de trecho da rodovia BR-101(2022-10-07) Cunha Sobrinho, Ademir Carneiro da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O objetivo geral do presente estudo foi analisar se as ferramentas de qualidade podem auxiliar em um plano de ação a curto, médio e longo prazo para a solução de problemas relacionados à recuperação do pavimento rígido da rodovia BR-101/SUL (Km 151 ao Km 189), compreendidos entre os municípios de Ribeirão e Palmares, em Pernambuco. Considerando o objetivo proposto, a pesquisa é do tipo bibliográfica, descritiva, de natureza qualitativa. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo bibliográfico e um estudo de caso. O referencial teórico buscou detalhar os conceitos de quatro ferramentas de qualidade que foram utilizadas na solução dos problemas da rodovia de estudo, assim encadeadas: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Matriz Gravidade Urgência Tendência (GUT) e 5W2H, como também um estudo sobre pavimentos rígidos. Como resultados da pesquisa, tem-se um plano de ação através do uso do 5W2h priorizado, de acordo com a atribuição de valores criados a partir da Matriz GUT, que por sua vez foi originada pelo levantamento e organização das informações pelo Brainstorming e Diagrama de Ishikawa. Por fim, conclui-se que a utilização conjunta das ferramentas apresentadas e estudadas, possibilitou através de uma avaliação qualitativa resultados quantitativos e com isto, possibilitou de forma mais eficaz o processo de mapeamento de problemas, evidenciando as causas prioritárias e seus devidos tratamentos.
