TCC - Bacharelado em Administração (Sede)
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Item Características do uso de Big Data e análise de dados na tomada de decisão de empresas do agronegócio listadas na Bolsa de Valores(2024-10-04) Lima, Jônatas Silva de; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222O estudo caracteriza o uso de Big Data na tomada de decisões nas 3 (três) maiores empresas do agronegócio brasileiro listadas na Bolsa de Valores (B3), considerando valor de mercado, e os eventuais desdobramentos desse uso sobre o seu desempenho operacional. Conforme a literatura especializada, a aplicação de grandes volumes de dados e de tecnologias relacionadas contribuem para a eficiência e competitividade das organizações. A partir de coleta de dados secundários, foi empregada a análise dedutiva dos relatórios institucionais das empresas JBS, BRF e São Martinho. A codificação de termos relacionados a Big Data permitiu a identificação de padrões entre o seu uso, a análise dos dados, a tomada de decisão e o desempenho alcançado nessas empresas. Os resultados mostram que, embora o termo Big Data tenha sido explicitamente mencionado apenas pela BRF em seu relatório, a prática de coleta e análise de dados é amplamente utilizada para otimizar operações e alavancar a sustentabilidade econômica. Defende-se, portanto, que o uso de dados desempenha um papel estratégico crucial no agronegócio, podendo conduzir à eficiência e à tomada de decisões estratégicas, mesmo quando o conceito de Big Data não é formalmente adotado.Item Sistema computacional para avaliação e prognóstico de crescimento de organismos aquáticos para aquicultura 4.0(2022-05-26) Souza, Vinícius Rodrigues de; Nobrega, Obionor de Oliveira; Santos, Juliana Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/2940849420824178Item Fontes de financiamento para microempresas no Brasil: comparação entre bancos tradicionais e fintechs(2025-03-24) Silva, Caio César Bione; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276Este estudo objetivou definir qual a melhor alternativa de financiamento para microempresas, através da comparação entre fintechs e bancos tradicionais. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados uma pesquisa documental, analisando documentos e informações disponíveis em fontes secundárias confiáveis, como artigos científicos encontrados no Google Acadêmico, estudos publicados sobre o tema e informações disponibilizadas pelos próprios bancos e fintechs. Dessa forma, tendo como resultados que os bancos tradicionais se mostram mais vantajosos para microempresas que buscam expansão, pois disponibiliza financiamentos com melhores condições, taxas mais baixas e prazos mais longos, enquanto as fintechs são mais adequadas para microempreendedores individuais que estão iniciando seus negócios, pois oferecem facilidades de gestão, acesso simplificado ao crédito e empréstimos de valores menores. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que para microempresas, os bancos tradicionais são a opção mais estratégica, garantindo maior previsibilidade financeira, menores custos no longo prazo e melhores oportunidades de crescimento.Item Liderança feminina no contexto organizacional contemporâneo(2025-03-11) Paixão, Renê Gomes da; Lacerda, Katarina Leal Chaves; http://lattes.cnpq.br/3417563694199476; http://lattes.cnpq.br/5860902176035710Esse artigo teve por objetivo analisar como a liderança feminina se manifesta no contexto organizacional contemporâneo. Trata-se de um ensaio teórico, de abordagem qualitativa, sob a forma de uma revisão integrativa da literatura, de modo a descrever as características da liderança feminina, investigar suas semelhanças e distinções em relação a outros estilos de liderança e analisar os impactos que essa forma de liderança pode gerar no ambiente de trabalho. Como resultado, identifica-se que os estudos analisados convergem na descrição da liderança feminina como colaborativa, humanizada e eficiente. No entanto, enquanto alguns pesquisadores indicam que as mulheres mantêm seu estilo participativo independentemente do ambiente, outros destacam que, em organizações mais tradicionais e hierárquicas, elas podem adotar um comportamento mais autoritário para garantir sua credibilidade. A análise comparativa entre os tipos de liderança e a liderança feminina evidencia que modelos como a liderança democrática e transformacional se alinham naturalmente ao perfil das lideranças femininas, enquanto estilos como a liderança autocrática e liberal apresentam contradições com as características da liderança feminina. Por fim, a presença de mulheres em cargos de liderança contribui para um ambiente de trabalho mais justo e equitativo. Portanto, este estudo conclui que a liderança feminina é um elemento transformador dentro das organizações, contribuindo para a construção de espaços mais democráticos, inovadores e inclusivos.Item Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional(2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.Item A logística reversa como mecanismo para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos(2022-10-02) Silva, Julio Cesar Santos; Sobral, Marcos Felipe Falcão; http://lattes.cnpq.br/2546363657228762A logística reversa tem sido utilizada nos últimos anos como instrumento de combate ao descarte de resíduos na natureza evitando danos, como a poluição do solo, das águas e do ar, decorrentes das atividades humanas. O presente artigo tem como escopo analisar como a logística reversa pode funcionar como um mecanismo fundamental na busca pela redução dos impactos causados no meio ambiente quando o descarte dos resíduos sólidos é realizado de forma inadequada. Os resultados encontrados neste estudo são frutos de uma revisão bibliográfica somada à obtenção de dados numéricos de fontes secundárias. Por meio desses resultados, foi possível compreender leis e regulamentações que regem o manejo e descarte dos resíduos, bem como tomar conhecimento dos diferentes tipos de materiais descartados e as classificações existentes. Os resultados deste estudo contribuíram para o entendimento da importância da logística reversa dos óleos lubrificantes que, ao receber um descarte irregular, são capazes de causar impactos ambientais que podem ser irreparáveis não só ao meio ambiente como também à sociedade.Item Contextualizando motivação e liderança: uma revisão bibliográfica(2022-05-24) Mendonça, Yasminne Lays Lima de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Com o impacto da Revolução Industrial, da velocidade da globalização e da tecnologia, as organizações se encontraram num cenário de constantes mudanças e estão cada vez mais competitivas no mundo contemporâneo. Após conseguir um grupo motivado, o líder terá um novo desafio, que é contribuir para manter esse pessoal motivado. O líder é primordial para aperfeiçoar o relacionado entre as pessoas e imagens positivas nas atividades empresariais. Um líder desmotivado jamais terá uma equipe motivada, pois ele é o exemplo pessoal nas atitudes e no dia a dia, contagiando seus seguidores, passando uma imagem real com naturalidade, fazendo a equipe adquirir confiança e motivação (ROCHA, 2014). O trabalho justifica-se na constante transformação que existe no mercado de trabalho e por consequência a forma de se trabalhar com pessoas tende a ser cada vez mais humanizada, para que assim se chegue a um trabalho eficaz. Este estudo busca identificar, teoricamente, até que ponto as ações de liderança organizacional influenciam na motivação da equipe, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais de forma eficaz. Assim, busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as ações da liderança influenciam a motivação da equipe para atingir os objetivos organizacionais. a metodologia se refere ao estudo dos métodos de investigação do conhecimento. Então, os métodos tornam claros os procedimentos lógicos adotados para o processo de investigação científica e a revisão de literatura. Na análise de resultados foi possível verificar que o líder tanto é capaz de influenciar positiva ou negativamente o comportamento de seus liderados. Concluiu-se que o papel do líder é de extrema importância, pois quando ele motiva seus subordinados, os têm como companheiros fieis e desta forma há um melhor desempenho da organização.Item O uso das redes sociais como ferramenta de marketing digital por microempreendedores individuais(2023-04-27) Silva, Juliana de Freitas; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/0901032948095954O estudo em questão tem como objetivo analisar como os microempreendedores individuais utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing para alavancar seus negócios. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 15 microempreendedores individuais de diferentes setores. A análise de dados se deu mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as redes sociais mais utilizadas pelos microempreendedores individuais são o WhatsApp e o Instagram. Eles consideram o uso das redes sociais importante para os negócios proporcionando diversos benefícios como a possibilidade de divulgar produtos e serviços, a facilidade no relacionamento com o cliente e o baixo custo na utilização das plataformas. Mas, também mostrou que ainda existem dificuldades a serem superadas, como a falta de conhecimento técnico e de tempo para gerenciar as contas nas plataformas. Entre as estratégias utilizadas destacam-se a produção de conteúdo relevante, promoção de sorteios e descontos, utilização de anúncios pagos. Conclui-se que as redes sociais são utilizadas como ferramenta de marketing digital pelos microempreendedores individuais, o que contribui para a alavancagem de seus negócios. Este uso, no entanto, ocorre de forma mais orgânica, sem a utilização de ações de impulsionamento pelas empresas, e decorre da facilidade de uso das redes. Apesar disso, alguns desafios ainda se impõem, decorrentes das dificuldades apontadas por alguns empreendedores.Item Relato de experiência: participação e atuação no projeto de extensão Fatores de Sucesso de um programa de inclusão social promovido por uma organização não governamental(2023-09-15) Borges, Paulo Tavares; Oliveira, Rezilda Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2590859532640305; http://lattes.cnpq.br/2813919480734056Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um relato de experiência que integra ensino e extensão direcionado ao estudo dos fatores de sucesso de um programa de inclusão social de uma organização não governamental analisados através da Investigação Apreciativa aplicada ao Projeto Judô do Movimento Pró-Criança (MPC). O TCC aponta para um duplo papel discente, seja como voluntário, seja como membro de uma das equipes que atuaram ao longo da disciplina Gestão de Organizações do Terceiro Setor, correspondente ao semestre 2022.1, no Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ministrada nos meses de março e abril de 2023. Deste modo, foram integrados temas do terceiro setor abordados em sala de aula e a dinâmica da atividade extensionista, levando à aprendizagem proporcionada pela interação com os atletas medalhistas do judô, a fim de se aplicar o método de avaliação do programa de esportes do MPC e dessa modalidade em particular, descritas e analisadas neste TCC. O relato de experiência metodologicamente fez parte de uma pesquisa-ação aplicada a um contexto em que o contato com o MPC envolveu visita técnica, reunião com gestores e o responsável pela condução do bem-sucedido Projeto Judô e a análise de seus fatores sucesso. Este é um estudo de caso retratado em um relato de experiência de grande valia para se entender a questão da inclusão social e o contato direto com a realidade social do terceiro setor e a vivência adquirida durante o projeto de extensão.Item Os impactos da Covid-19 para as micro e pequenas empresas do setor de alimentação em Pernambuco(2023-09-25) Lima, Júlia Alliz Vasconcelos de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), para as micro e pequenas empresas no setor de alimentação no estado de Pernambuco. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, a partir de artigos obtidos em consultas realizadas no Periódicos Capes e no Scielo. Foi feita uma análise breve dos artigos encontrados, e foram selecionados os com maior proximidade ao assunto, sendo constatado que nossa literatura ainda carece de informações sobre esse tema. Para obter mais informações, foram coletados dados secundários por meio de tabelas disponibilizadas pelo IBGE e pelo SEBRAE. Por fim, foi elaborado um questionário que foi enviado para os associados da ABRASEL, sendo possível, assim, analisar mais dados. As informações e os dados que foram extraídos e coletados comprovam que a pandemia da COVID-19 impactou profundamente os restaurantes do Brasil e de Pernambuco, ocasionando uma reconfiguração no setor.
