TCC - Bacharelado em Administração (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/409
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Os impactos da Covid-19 para as micro e pequenas empresas do setor de alimentação em Pernambuco(2023-09-25) Lima, Júlia Alliz Vasconcelos de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), para as micro e pequenas empresas no setor de alimentação no estado de Pernambuco. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, a partir de artigos obtidos em consultas realizadas no Periódicos Capes e no Scielo. Foi feita uma análise breve dos artigos encontrados, e foram selecionados os com maior proximidade ao assunto, sendo constatado que nossa literatura ainda carece de informações sobre esse tema. Para obter mais informações, foram coletados dados secundários por meio de tabelas disponibilizadas pelo IBGE e pelo SEBRAE. Por fim, foi elaborado um questionário que foi enviado para os associados da ABRASEL, sendo possível, assim, analisar mais dados. As informações e os dados que foram extraídos e coletados comprovam que a pandemia da COVID-19 impactou profundamente os restaurantes do Brasil e de Pernambuco, ocasionando uma reconfiguração no setor.Item Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal(2023-05-02) Souza, Erica Amancio de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956No período pandêmico por conta do Coronavírus, as empresas tiveram que rever seu modelo de trabalho e gestão, migrando dessa forma para o home office e adotando outras práticas de gerenciamento. Porém, passado mais de um ano do início da pandemia, algumas empresas foram retomando às atividades presenciais, como no período prépandemia. Diante disso, a presente pesquisa objetivou a descrever a percepção da experiência do formato home office para os funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo de caso, com pesquisa qualitativa e aplicação de questionários. Dentre os principais resultados, foram apontados pelos funcionários que o home Office traz vantagens como o aumento de produtividade, redução de deslocamento entre casa e trabalho, melhor equilíbrio entre as atividades domésticas e familiares e as responsabilidades ligadas ao trabalho, flexibilidade no horário de trabalho. Os resultados obtidos trouxeram, em quase sua totalidade, impressões muito positivas dos entrevistados, que nunca experimentaram o home office antes da pandemia.Item Desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas da região metropolitana do Recife em decorrência da pandemia de Covid-19(2023-04-27) Nascimento, Rodrigo Candido do; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577Em 2020 o mundo enfrentou uma crise sanitária causada pela Covid-19, seus desdobramentos impactaram em vários aspectos da vida em sociedade. Com as microempresas não foi diferente, portanto, este trabalho tem como objetivo geral investigar os fatores que impactam de forma negativa as MPEs de Recife e região Metropolitana, em decorrência da pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo. Para a coleta de dados, foram aplicados 39 questionários estruturados com os gestores das MPE’s. As principais dificuldades encontradas no pico da pandemia (2020-2021) pelos empreendedores foram: falta de capital de giro, dificuldade em vendas e desequilíbrio financeiro. Os empreendedores ainda citaram a alta da matéria prima e a sua escassez, o fechamento obrigatório do comércio, e para alguns a diminuição do crédito por conta de atrasos no pagamento. Muitas dessas dificuldades permaneceram no pós pico da pandemia (2022-2023).Item Comportamento de consumo de idosos e a pandemia da COVID-19: o que mudou?(2022-10-05) Damasceno, Stênio Francisco; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193Com a chegada da pandemia da COVID-19, várias mudanças aconteceram no cotidiano de toda a população mundial, dentre essas, pode-se destacar as relacionadas ao consumo. A partir desta conjuntura, a população idosa foi umas das que mais sofreram com estas alterações. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o impacto da pandemia da COVID-19 no comportamento de consumo dos idosos. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 10 (dez) idosos. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, além do perfil dos entrevistados, identificou-se algumas mudanças que impactaram no comportamento de consumo destes. Elas se deram na escolha do local de compra, dos produtos obtidos e ainda na forma de realizá-las, haja vista que muitos passaram a depender dos filhos ou familiares para produzi-las, enquanto houve quem passou a usar a internet para realizar as compras ou a usar o delivery. Como exemplo, houve, por parte dos idosos, a preferência por compras em estabelecimentos próximos às suas residências, adquirindo os itens que já haviam adquirido, só adicionando produtos de higiene e farmacêuticos. Tais resultados confirmam outros estudos sobre o comportamento dos consumidores idosos.Item Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19(2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O empreendedorismo feminino está relacionado com empoderamento, visibilidade e reconhecimento das mulheres. A influência delas nos ecossistemas empresariais ganha força ao longo dos anos, e apesar da crise em meio a pandemia da COVID- 19, muitas conseguiram manter ou adquirir novas fontes de renda. Ainda assim, pesquisas mostram que há muito para ser conquistado no Brasil e no mundo. Diante do exposto, esse artigo teve como objetivo comparar o empreendedorismo feminino em um período pré e durante a pandemia da COVID-19, por meio de uma coleta de dados documental, com abordagem de caráter descritivo e exploratório, baseando-se em duas fontes de pesquisa sobre o empreendedorismo feminino: I) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 e 2021 e II) Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2019 e 2021. O estudo realizado demonstra que o nível de impacto variou muito no período estudado, a depender da região e renda. O medo do fracasso teve uma queda expressiva (passando de 67,9% para 49,9%), por outro lado, ter menos tempo para o negócio, porque se dedicam mais a família do que os homens continua a fazer parte da realidade das mulheres.
