TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Os fundamentos didático-metodológicos do jogo no atual currículo de Pernambuco no ensino fundamental(2022-10-10) Silva Filho, Fernando Hercílio da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694; http://lattes.cnpq.br/7786166947403990O Currículo de Pernambuco é o documento que atualmente orienta a política educacional e o trabalho pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas escolas em todo o Estado. O documento tem em sua estrutura a noção de competências gerais que devem ser observadas no ensino, e também descreve as unidades temáticas, os objetivos de conhecimento das mesmas e as habilidades que serão desenvolvidas, separadas por disciplinas, entre elas a de Educação Física. O currículo na educação é um documento de grande importância, pois segue como um norte, um guia para os docentes no dia a dia de sua atividade escolar. Portanto é possível afirmar que tem impacto no aprendizado dos(as) alunos(as), sendo possível compreender o que a escola deseja que seja ensinado e qual a reflexão pedagógica a ser realizada pelos professores. Devido a sua grande relevância, várias questões precisam ser observadas na realização do currículo, não se tratando de uma tarefa fácil e muito menos, rápida. O currículo do Ensino Fundamental de Pernambuco no âmbito da educação física perdeu e muito em qualidade quando optou por não evidenciar abordagem crítico-superadora em seus princípios, deixando de lado a ideia de que o objeto do currículo é a reflexão do aluno. Diante da sociedade que vivemos onde a diferença social é de uma disparidade imensa, e evidenciando que o currículo aqui é referencial direcionado para as escolas públicas, onde encontra-se o público em maior desvantagem dentro de um quadro social, não pensar em uma política que seja libertadora, é colocar esses alunos à mercê dessa realidade, sem nenhuma perspectiva de melhora e sem saber como lutar contra sua situação. E é esse o papel da escola: é preciso se formar estudantes mentes críticos, enquanto sujeitos em um processo de emancipação, formando os cidadãos para um futuro próspero, um futuro mais igualitário.Item A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica(2021-02-19) Santana, Sidney Luiz Leite de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6594024028774633Esse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.Item O trato com o conhecimento da cultura corporal e sua relação com a saúde nas aulas de educação física(2019-02-07) Santos, Hugo Rafael Rodrigues dos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6640529406330169O presente trabalho de pesquisa se propõe analisar o trato com o conhecimento saúde nas aulas de Educação Física, identificando a contribuição da produção do conhecimento em Educação Física escolar no Estado de Pernambuco acerca dessa temática e reconhecendo as experiências pedagógicas de professores da área que abordam a saúde em suas aulas com base na Metodologia Crítico-Superadora. A saúde enquanto conhecimento a ser abordado nas aulas de Educação Física tem sido desenvolvido de forma predominante numa perspectiva individual, sendo necessário uma reorganização da prática dos professores para que considerem as especificidades dos sujeitos, assim como o meio no qual eles estão inseridos, levando-os a refletir pedagogicamente, de maneira crítica, sobre a relevância do conhecimento a ser construído. Sendo assim, nos valemos da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, analisada por meio da análise de conteúdo (MINAYO, 2008). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que trata pedagogicamente a saúde em suas aulas, a partir de dois aspectos: a) Concepção de acerca da saúde; b) Metodologia do Ensino. Nesse contexto, afirmamos que é possível abordar a saúde de forma crítica nas aulas de Educação Física escolar, seguindo as contribuições da Metodologia Crítico-Superadora, a qual permite, de modo sistematizado, que os professores organizem o pensamento a respeito da temática dentro das aulas de Educação Física, conduzindo o aluno a usar os conhecimentos construídos para intervir socialmente no meio que vive.
