TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/267
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19(2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202Estudos e relatos afirmam que os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse durante a pandemia de COVID-19. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos causados na saúde mental dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) provocados pelo ensino remoto emergencial ERE, bem como os aspectos facilitadores e dificultadores do novo método de ensino, os impactos negativos e positivos das aulas remotas associados ao processo de aprendizagem e as consequências causadas à saúde mental dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa e foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado de forma online. Os resultados obtidos foram de um total de 36 respostas e os participantes foram graduandos que estavam entre o quarto até o oitavo semestre, desperiorizados e egressos (concluintes). Esta pesquisa contribui para a investigação dos aspectos e impactos do ERE que foram relevantes na graduação dos estudantes do curso de Educação Física da UFRPE. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre os fatores associados à saúde mental, aproveitamento acadêmico e impacto do ensino remoto emergencial nas vivências acadêmicas durante a pandemia. Por fim, parece clara a necessidade de que os estudos sobre o tema sejam ampliados, não apenas em relação à realização de novas buscas em outras bibliotecas virtuais, objetivando ampliar e enriquecer os resultados, com o intuito de analisar o fenômeno da saúde mental dos estudantes pós-pandemia através das produções científicas, como também que sejam realizadas pesquisas de campo para obter uma melhor compreensão do objeto de estudo em questão.Item Sistematização das aulas de natação: uma proposta didático-metodológica(2024-03-11) Souza, João Crisson de Andrade; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Este estudo propôs uma abordagem didático-metodológica para estruturar as aulas de natação no ensino superior, especificamente para a disciplina de Educação Física A – Natação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A pesquisa exploratória objetivou analisar os benefícios das metodologias de ensino da natação na formação dos discentes, indo além do desenvolvimento de habilidades motoras promovendo saúde e a integração social. O método de pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e a implementação da pesquisa-ação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em plataformas como a Scielo, o Portal de Periódicos da Capes e a Lilacs, onde foram explorados artigos, dissertações e teses relacionados à cultura corporal, natação, natação no ensino superior, metodologia de ensino da natação, pedagogia do esporte. O programa de ensino desenvolvido compreende 43 planos de aulas que abordam temas referentes à adaptação ao meio líquido, respiração, flutuação, propulsão, virada olímpica, mergulho elementar e atividades lúdicas aquáticas, ambos fundamentados em Metodologias de Ensino da Natação e na Abordagem Crítico Superadora de Ensino da Educação Física. Este estudo mostrou desempenhar um papel significativo no enriquecimento da formação acadêmica dos discentes, ao mesmo tempo em que favorece o aprimoramento do ensino da natação no contexto universitário da UFRPE.Item Formação em educação física frente às novas diretrizes curriculares(2021-12-06) Pompílio, Rafael Gomes de Souza; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/8754970775408267Este trabalho teve como objetivo principal descrever o processo de fomento e implementação das diretrizes curriculares para a Educação Física balizadas pela resolução CNE/CES 06/2018. Assim como se atentar a pertinência em fazer um paralelo com o processo demonstrado na conjuntura da diretriz anterior, resolução CNE/CES 07/2004. Para tanto utilizamos uma revisão sistemática onde buscamos artigos nas bases de dados Scielo e Lilacs. Ao todo foram disponibilizados 54 artigos onde utilizamos em nossas analises 13 por de fato contemplarem o nosso objeto e se enquadrarem nos critérios. Podemos identificar através de nossas análises que o campo de disputa segue firme entre os dois grandes polos, um defendendo a manutenção da divisão e outro que defende a reunificação dos cursos de Educação Física. No entanto ainda precisamos de mais estudos para conseguir identificar a materialidade da atual diretriz curricular que ainda é uma resolução recente.Item Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento(2022-05-31) Albuquerque, Paulo Alberto Lima de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4612542376472861O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do profissional de Educação Física enquanto professor na área de Bacharelado e na Licenciatura, tomando como base a natação/esportes com a intenção de evidenciar o esvaziamento dos direitos dos trabalhadores e dos espaços destinados à atuação dos egressos dos referidos cursos no mercado de trabalho. A pesquisa também possui como objetivos específicos: Identificar a produção do conhecimento sob o prisma da legislação desde a criação do curso e sua divisão, além de questões subjacentes e analisar na produção do conhecimento na área de Educação Física as diferenças entre os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado, tomando como base a natação/esportes aquáticos. Deste modo, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma análise de conteúdo amparada em Bardin (1988) nos permitindo concluir que as justificativas para a separação curricular a partir dos conteúdos das disciplinas de natação não são suficientes para fomentar um discurso em defesa da manutenção dos currículos da maneira como se encontram atualmente, sendo necessária a reunificação do curso em uma licenciatura única e ampliada.Item Impacto causado pela pandemia do COVID-19 no rendimento acadêmico dos estudantes de educação física: um estudo de caso no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE(2022-06-03) Souza Filho, Waldomiro Severino de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A suspensão das aulas presencias causadas pela pandemia do Covid-19, ocasionou a adoção e a execução do Período Letivo Excepcional (PLE) nas universidades públicas federais brasileiras através publicação das Resoluções nº 85/2020 e depois da nº 185/2020. A Universidade Federal Rural de Pernambuco atendendo essas resoluções passou a ofertar, no formato remoto, disciplinas curriculares e de outras atividades, em virtude da suspensão das atividades presenciais conforme recomendado. Com oferecimento do ensino remoto emergencial passou-se a discutir as facilidades e as dificuldades proporcionadas por sua adoção no ensino superior. Diante deste contexto partimos da seguinte inquietação: Quais os impactos provocados pela pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19) no rendimento acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco? Para responder a esse questionamento foi proposto o objetivo geral de identificar os impactos causados pela pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19) no curso de Licenciatura em Educação Física de UFRPE, e como objetivos específicos: 1- Identificar as diferenças entre o Ensino Remoto e o Ensino a Distância (EAD); 2- Identificar como o curso de Licenciatura em Educação Física se organizou para cumprir as atividades pedagógicas e dar conta de seu caráter eminentemente prático no distanciamento social imposto durante a pandemia de Covid-19; e 3- Identificar alguns aspectos que positivos e negativos que facilitaram e/ou foram de impedimentos para as atividades de ensino durante a pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19) para professores e alunos. O presente estudo consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa que tem por objetivo produzir informações, utilizamos como estratégia o estudo de caso, acerca de um fenômeno atual num contexto real, o caso do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE frente a pandemia do Covid-19. Foram analisados documentos produzidos pela UFRPE e pelo próprio curso em seus colegiados. Os resultados encontrados ao analisamos o relatório técnico da Comissão de Ensino do DEFIS, e pelo Núcleo Docente Estruturante apontam como consequência positiva para os estudantes a oportunidade de integralizar o curso e para os professores em fazer algum curso na área de tecnologia da informação e como consequências negativas a falta e/ou dificuldade de conexão da internet, falta de computador, dificuldade na concentração para os discentes e para os docentes a falta de domínio das plataformas e a falta de uma prática pedagógica para trabalhar com as disciplinas práticas. Esses fatores negativos foram algumas das principais consequências impactantes para o rendimento acadêmico de discentes da UFRPE.
