TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item A educação física no ensino médio: sua influência na escolha de práticas da cultura corporal fora da escola(2024-09-24) Teixeira, Lucas Gomes Lino; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694O presente trabalho tem como objeto de estudo “a influência da educação física escolar na escolha de atividades da cultura corporal fora da escola por estudantes do 3º ano do ensino médio”, sendo este tema importante para que se avalie os impactos do componente curricular na vida cotidiana dos estudantes. Esse tema foi desenvolvido a partir da seguinte questão problema: As vivências da cultura corporal experienciadas nas aulas de educação física influenciam na escolha de práticas corporais dos estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas na região metropolitana do Recife? Para responder tal questão provisoriamente, o principal objetivo estabelecido é compreender se as aulas de educação física exercem alguma influência na escolha do estudante. Metodologicamente para o processo de pesquisa buscamos um exercício de aproximação à referência teórica do materialismo histórico dialético a partir de José Paulo Netto. Neste sentido, delimitamos nossa pesquisa como uma pesquisa de campo, cujo os dados foram sistematizados a partir de um questionário semi-estruturado. A análise dos resultados indicou que há uma influência do componente curricular sobre os estudantes, principalmente ao realizarem as práticas em aula, porém que fica atrás da influência externa. Portanto, concluiu-se que a influência do ensino de conteúdos na educação física escolar, apesar de relativa, possui papel importante na compreensão e escolha do estudante a respeito das atividades da cultura corporal por eles escolhidas na vida extra-escolar.Item Breaking e juventudes: um diálogo possível na educação física escolar(2019-11-26) Barboza, Carlos Eduardo de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/3710306958133168A sociedade atual não enxerga a juventude enquanto juventude(s). Rotula e percebe essa idade apenas como um dado biológico e não leva em consideração os aspectos culturais que diferenciam os jovens, criando um padrão de jovem perfeito de acordo com a mídia. Desta forma, se mostra necessário ao professor de Educação Física, levar em consideração as particularidades presentes na vida desses jovens. Tratando-se da cultura Hip-Hop (movimento de luta e resistência), e especificamente da dança Breaking nas aulas de Educação Física, é possível trata-lo pedagogicamente, dando ao jovem as condições para se apropriar do conteúdo dança na Educação Física Escolar.Item Perfil antropométrico e fisiológico de jovens em idade escolar praticantes de natação(2019-02-06) Silva, Flávio Henrique Viana da; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/9683009795205478A composição corporal da população mundial, incluindo crianças e adolescentes, vem sofrendo mudanças em suas características. Há uma redução nos índices de desnutrição e aumento na quantidade de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade, determinando assim, uma transição epidemiológica nutricional. A prática regular de exercício físico está entre os hábitos comportamentais que podem trazer benefícios tanto em curto quanto em longo prazo. Desta forma, o estudo teve como objetivo descrever o perfil antropométrico e fisiológico de crianças e adolescentes, em idade escolar, praticantes da natação. A amostra que originou os dados foi composta por 56 alunos do Projeto Barbatanas da Rural, sendo 40 meninos e 16 meninas, com idade de 12,6±2,1 anos. As avaliações foram realizadas no Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e os componentes o índice de massa corporal (IMC), o percentual de gordura através do somatório das dobras tricipital e subescapular, a força estática através do teste de handgrip, a flexibilidade através do teste de sentar e alcançar, a força de membros superiores através do teste de flexão de braços e a resistência abdominal através do teste de flexão abdominal. Referente ao IMC e ao percentual de gordura, não houve diferença entre os sexos. Todavia, para o IMC, 17,86% da amostra apresentou sobrepeso e 23,21% da amostra obesidade, apresentando os meninos uma média de 20,78±4,78 Kg/m2, as meninas 20,72±3,25 Kg/m2 e a amostra total 20,76±4,37 Kg/m2.. Para o percentual de gordura, 23,21% da amostra esteve moderadamente alta, 10,71% alta e 12,50% excessivamente alta, apresentando os meninos uma média de 21,23±11,22%, as meninas 24,39±4,29% e a amostra total 22,14%±9,82%. Não houve diferença entre meninos e meninas ao serem comparados os valores de flexibilidade (22,13±7,38cm vs. 24,43±7,97cm, respectivamente) e do número de repetições de flexão de braço (9,48±7,86 repetições vs. 7,00±4,89 repetições, respectivamente), permanecendo apenas 44,64% da amostra acima da média para os valores de flexibilidade, com distribuição 56,25% da amostra feminina e 40,0% da amostra masculina. Para a flexão de braço 73,21% da amostra esteve acima da média, com distribuição de 93,75% das meninas e 65% dos meninos. Já os meninos apresentaram valores superiores no teste de handgrip (26,72±9,65 kgf vs. 20,75±3,40 kgf, respectivamente) e no teste abdominal (29,1±10,71 e 24,00±5,05 repetições) ao serem comparados às meninas. 100% da amostra apresentou valores abaixo da média para o teste de handgrip e 87,50% da amostra referente à resistência abdominal esteve abaixo da média, com distribuição de 82,50% dos meninos e 100% das meninas. Com base nos resultados obtidos, observamos que um grande percentual da amostra apresentava sobrepeso, obesidade e percentual de gordura acima dos valores ideais. Além disso, a força estática e a resistência abdominal estavam mais elevadas nos meninos em relação às meninas, já a flexibilidade e a flexão de braço não apresentaram diferença entre os grupos.
