TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item Conhecimentos sobre gestão em cursos de Licenciatura em Educação Física(2022-10-07) Melo, Ada Maria da Costa; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/8194255230039120O objetivo desse estudo consiste em analisar a composição das matrizes curriculares das Instituições Públicas do Ensino Superior do Estado de Pernambuco, verificando quais disciplinas, competências e conteúdos relacionados à temática da Gestão são tratados durante a formação acadêmica dos licenciandos em Educação Física. Há também o intuito de ressaltar a importância desse conhecimento para os graduandos, e assim, a pesquisa parte do contexto histórico, desde os tempos em que a administração ainda não havia se tornado ciência, até a contemporaneidade, possibilitando a análise dos currículos dos cursos, buscando responder questões relacionadas à Gestão nas licenciaturas em Educação Física, a saber: Qual a necessidade da Organização e Gestão da Educação Física para a formação acadêmica? Quais motivos para estudar conteúdos aparentemente de outra área de conhecimento? Por que o licenciando em Educação Física deve se preocupar com a gestão, seja ela de ambientes, negócios ou pessoas, se não será uma empresa o seu local de trabalho? Para que promover eventos se a formação do estudante será (está) direcionada à regência de aulas de Educação Física? Uma vez que a gestão é importante para a formação acadêmica do licenciado em Educação Física, será que tal conteúdo também é oferecido em outros cursos de instituições de ensino superior da rede pública? Dessa forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, onde analisamos os documentos primários das 05 IES públicas do estado de PE, tais quais: os Projetos Pedagógicos do Curso, Grades Curriculares e Planos de Ensino atualizados, verificando como estão sendo ofertadas as disciplinas relacionadas ao conteúdo da Gestão da Educação Física. Os resultados trazem a análise da oferta dos conteúdos diretamente relacionados à gestão que estão sendo oferecidos pelas instituições e à forma com que esses conhecimentos estão atribuídos ao que se espera dos estudantes de cada curso, onde verificamos que as referidas disciplinas estão divididas em ‘organização e eventos’, ‘princípios administrativos’ e ‘gestão educacional’, porém, todas oferecem conteúdos diretamente relacionados à gestão, sendo estas satisfatórias ou não para os objetivos traçados nos projetos pedagógicos do curso.Item Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento(2022-05-31) Albuquerque, Paulo Alberto Lima de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4612542376472861O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do profissional de Educação Física enquanto professor na área de Bacharelado e na Licenciatura, tomando como base a natação/esportes com a intenção de evidenciar o esvaziamento dos direitos dos trabalhadores e dos espaços destinados à atuação dos egressos dos referidos cursos no mercado de trabalho. A pesquisa também possui como objetivos específicos: Identificar a produção do conhecimento sob o prisma da legislação desde a criação do curso e sua divisão, além de questões subjacentes e analisar na produção do conhecimento na área de Educação Física as diferenças entre os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado, tomando como base a natação/esportes aquáticos. Deste modo, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma análise de conteúdo amparada em Bardin (1988) nos permitindo concluir que as justificativas para a separação curricular a partir dos conteúdos das disciplinas de natação não são suficientes para fomentar um discurso em defesa da manutenção dos currículos da maneira como se encontram atualmente, sendo necessária a reunificação do curso em uma licenciatura única e ampliada.
