TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

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    Desenvolvimento da Plataforma Corporate: autogestão de serviços de saúde para empresas
    (2025-03-26) Morais, Gabriel Lourenço de; Bocanegra, Silvana; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/7194069568041433
    A rede privada de saúde do Brasil ano após ano vem sofrendo prejuízos que atingem patamares de bilhões de reais e ainda assim uma parcela significativa da população brasileira não possui acesso à saúde de qualidade. Afetadas diretamente por este cenário, as empresas são impactadas financeiramente por reajustes livres de negociação dos planos de saúde, forçando-as a buscar alternativas seguras, sustentáveis e de qualidade. Neste relatório, será apresentado um produto desenvolvido na empresa Exmed capaz de proporcionar uma economia real para as empresas brasileiras, ofertando um serviço de autogestão da saúde para seus colaboradores que, em uma única plataforma, poderão gerenciar seus gastos com saúde, aprovar os procedimentos necessários e assim evitar desperdícios. Também serão abordados os detalhes técnicos do desenvolvimento, envolvendo os conceitos fundamentais de plataformas modernas, as ferramentas utilizadas na implementação, as estratégias de performance, a estruturação de um projeto escalável e auto-gerenciável, além dos módulos e formas de comunicação entre os sistemas internos da Exmed. Por fim, serão apresentados alguns resultados obtidos pela empresa com a implementação desta plataforma.
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    Implementação de um agente inteligente para atendimento automatizado de dúvidas acadêmicas na UFRPE
    (2025-03-31) Silva, Evelyn Mylena Bezerra e; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/5200293461568988
    Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver e validar um agente inteligente baseado em técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Recuperação de Informação, voltado ao suporte acadêmico no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O sistema foi projetado para oferecer respostas rápidas, relevantes e contextualizadas a perguntas frequentes relacionadas à vida acadêmica dos estudantes, como carga horária, disciplinas, matrículas e procedimentos administrativos. A implementação envolveu a coleta e estruturação de documentos institucionais, a construção de um modelo vetorial para recuperação semântica de respostas e a integração com um módulo de memória conversacional. Para a validação, as respostas do agente inteligente foram comparadas com um FAQ do curso de BSI, utilizando como métrica a similaridade do cosseno, aplicada ao conteúdo semântico das respostas. Os resultados indicaram uma média de similaridade de aproximadamente 0,6396, com mediana de 0,6548 e baixa dispersão. A maioria das respostas apresentou alto ou médio grau de alinhamento semântico com o conteúdo oficial, sendo classificadas como semanticamente adequadas. Casos de baixa similaridade representaram uma minoria e estiveram, em geral, relacionados a perguntas de cunho prático-operacional não abordadas na base de dados do sistema. Em contrapartida, observou-se que, em alguns contextos, o agente inteligente forneceu respostas mais completas e fundamentadas do que aquelas presentes no próprio FAQ. Conclui-se que o sistema desenvolvido apresenta desempenho satisfatório e demonstra potencial para expansão como ferramenta institucional de apoio ao estudante, promovendo maior autonomia, agilidade e acessibilidade no acesso a informação acadêmica.
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    Construção de uma solução para automatização de processos manuais de um assistente virtual
    (2024-04-27) Araujo, Thales Gabriel dos Anjos; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505
    DevOps é uma abordagem de desenvolvimento de software que destaca a colaboração, comunicação e integração entre os desenvolvedores de software e os profissionais de operações de TI, com o objetivo de melhorar a velocidade, qualidade e confiabilidade da entrega de software valendo-se de práticas como a automação de processos que pode ajudar as empresas a reduzir custos, melhorar a eficiência, colaboração e satisfação do cliente. Uma vertente desta automação de processos é a orquestração, que auxilia no gerenciamento da implantação, coordenação e manipulação de diferentes partes de uma aplicação ou sistema. Envolve o uso de ferramentas e frameworks para simplificar todo o processo, automatizando tarefas, gerenciando dependências e reduzindo o risco de erros ou inconsistências. Os benefícios da orquestração podem ser observados em todas as empresas que adotam estas práticas para tornar seus processos mais eficientes, mesmo em situações com necessidades e contextos específicos. Um exemplo é a implantação de atualizações em seus sistemas, um processo comum e essencial para as empresas chamado de deploy, o objetivo dessa implantação é lançar uma nova versão de software ou atualização em um ambiente de produção, onde os usuários finais podem acessar e usar a aplicação. A implantação envolve uma série de etapas que podem variar entre as empresas, mas em todas inclui a preparação do código, teste da nova versão e a liberação para o ambiente de produção. Percebe-se que hoje o uso de ferramentas de automação vem se tornando cada vez mais comum, substituindo processos manuais a partir da implantação da cultura de devops nas empresas. Este projeto detalha a construção de uma solução que utiliza desenvolvimento de software aliado com a cultura devops para orquestração dos processos manuais de um assistente virtual. Ao término do desenvolvimento, o sistema alcançou o resultado desejado, abstraindo a execução de processos de forma automatizada e eliminando a necessidade do usuário de passar por todos os passos para realização do armazenamento de componentes ou implantação dos mesmos no assistente virtual, removendo erros ou inconsistências e tornando o desenvolvimento mais prático resultando em economia de recursos.