TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
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Item As práticas da capoeira no colégio normal municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa, Correntes - PE(2019) Leoncio, Maria Angélica Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561; http://lattes.cnpq.br/1832967083141724O presente trabalho tem como temática as práticas da Capoeira no Colégio Normal Municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa na cidade de Correntes-PE, tem como objetivo analisar como as aulas de capoeira favorecem o ensino aprendizagem das disciplinas escolares de forma interdisciplinar, e para isso, foi realizada uma pesquisa participante, de modo que o pesquisador possa se inserir no campo de pesquisa para realizar algumas observações e entrevista com alunos e professores do colégio citado. Capoeira pode ajudar nas aulas das disciplinas escolares, a mesma abrange muitos aspectos positivos na vida dos educandos, é uma atividade física que reúne luta, cultura e música, ou seja, é uma arte que engloba várias outras artes; ajuda na prática de valores, como o respeito a regras, diversão, competitividade, solidariedade, cidadania, ludicidade e formação do caráter tanto mental como físico da criança, dito isto, ressalto ao longo do trabalho que a capoeira em si, deveria ser tratada como uma disciplina. No decorrer da pesquisa, pode ser observado um melhor comportamento e desempenho dos alunos durante as aulas.Item Educação do campo: repensando a prática pedagógica na escola do Campo Reunida Olindina Barros no município de Jucati - PE(2019) Conceição, Raiane da Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561; http://lattes.cnpq.br/5858724929412884O presente artigo discute sobre a Educação do Campo, enquanto luta dos movimentos sociais, de enfrentamento a hegemonia epistemológica dos conhecimentos, que instauram-se nas práticas pedagógicas nas Escolas do Campo (SANTOS, 2002; MOLINA & MOURÃO SÁ, 2012; CALDART, 2003, 2012). Alicerçando-se na metodologia estudo de Caso Alargado, buscamos responder, como desenvolver uma proposta pedagógica para a escola do campo, que atenda as especificidades educacionais dos sujeitos envolvidos, para objetivar tal resposta, tivemos como objetivos de pesquisa, analisar o caso da escola do campo Reunida Olindina Barros, especificamente, verificar as problemáticas que pairam sobre o território educativo, apontar possibilidades para transições pedagógicas, e realizar um processo de intervenção pedagógica na escola em tela, iniciou no ano de 2017 e perdurou até 2019, com a imersão direta no campo escolar com duração de quatro meses, realizando observação participante, uma entrevista em profundidade, diagnose do território e uma intervenção em uma turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. Tivemos como principais resultados, discussões sobre algumas categorias que direcionam a escola para um processo de urbanização; sobre a prática pedagógica estudada, a mesma se direciona para hegemonia de saberes graças o sistema que busca unificar tal processo, entretanto, existem vetores da Educação do campo que se sobressaem na prática pedagógica; e no que concerne o projeto de intervenção pedagógica, a temática agroecologia emergiu a partir do território educativo, assim, os diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa puderam comumente refletir e atuar criticamente, promovendo-se assim, a vivacidade da educação do campo. Concluímos que a pesquisa trouxe grandes contribuições, proporcionada pela dialogicidade intercultural entre a professora, pesquisadores, comunidade e alunos, na realização da horta escolar agroecológica, e assim, promovendo confronto a hegemonia de saberes que se instauram nas práticas pedagógicas.Item Educação quilombola: construção e fortalecimento da identidade apoiando-se na relação comunidade/escola(2019-01-31) Ferreira, Dayane Maria da Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561O presente artigo debate a educação quilombola, a partir do caso da Escola Municipal Manoel Izidório, localizada na Comunidade Quilombola Atoleiro, em Caetés-PE. Entende-se que nas escolas quilombolas devem ser inseridas no seu currículo escolar as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, e, assim como em qualquer escola do Brasil, deve-se trabalhar também a Lei nº 10.639/03 que inclui a obrigatoriedade da temática história e cultura negra da população Afro-Brasileira. Ambos documentos salientam a importância de discutir temas voltados para a valorização dos conhecimentos específicos da identidade negra no País. O trabalho retrata em seu contexto a importância da construção e afirmação da identidade negra dos alunos inseridos no 3º ano do ensino fundamental da referida escola quilombola, a partir das Normas obrigatórias a serem seguidas pelas instituições de ensino. O objetivo é apresentar a realidade da relação comunidade/escola no seu processo de adaptação do currículo escolar e planejamento educacional dentro dos princípios das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica e da Lei nº 10.639/03. Essa pesquisa terá como abordagem metodológica o método do caso alargado, através de um estudo de caso etnográfico em que busque, a partir de uma prática educacional localizada numa única turma de uma única escola quilombola, alargar e refletir os conhecimentos relacionados à educação e cultura quilombola.Item Limolaygo Toype: nossa educação é nossa resistência - um estudo sobre a autonomia dos processos educativos do povo Xukuru do Ororubá, a partir do caso da escola indígena Mílson e Nílson, da aldeia de Cimbres(2018-09-05) Rodrigues, Ane Flávia de Souza; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/6061618439450049O estudo em questão trata acerca da discussão da educação indígena e os processos de descolonização dos saberes. Seus desdobramentos têm o propósito de vislumbrar a possibilidade de uma educação autônoma, de base descolonizada, que possa estar sendo posta em prática pela população indígena Xukuru do Ororubá, na comunidade escolar. A educação indígena, pensada em sua gênese a partir da comunidade é, diferenciada, especifica e intercultural, e trabalhada dentro e fora das salas de aula. Detentora de propósitos muito específicos, que vão muito além do saber ler e escrever, a educação indígena volta sua atenção tanto para práticas de micro-processos pedagógicos de ensino e gestão, como também para o espaço macro-o sistema de organização social, ao construir paralelamente ao currículo escolar, o projeto de vida de um povo. Buscamos analisar como através da autonomia cultural e o fortalecimento da sua identidade étnica são discutidas as questões educacionais que apontem a descolonização, além buscar caracterizar como as práticas pedagógicas formais e informais desenvolvidas em seu território se relacionam com seu projeto de vida, irá analisar o caso da escola indígena Mílson e Nílson, da aldeia de Cimbres. A metodologia adotada nessa pesquisa será o método de caso alargado, dentro da ótica de elaborar uma etnografia intervencionista que possa ao mesmo tempo refletir sobre as condições de descolonização de saberes na educação indígena específica à escola citada, mas também refletir e reconstruir a própria teoria sobre educação indígena. Estes são objetivos que estão permeados pela intenção de ampliar a discussão em espaços acadêmicos em volta de outras perspectivas educacionais, interculturais e dialogando com outros saberes.
