TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
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Item Evasão escolar na EJA(2012-11-12) Correia Júnior, Josemildo Gomes; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082Este trabalho tem como objetivo identificar a taxa de evasão que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizar a metodologia de ensino da modalidade EJA; traçar um perfil socioeconômico dos alunos, e por fim, identificar os motivos de volta à escola e de sua permanência. Tomamos como objetivo geral a analise das relações entre evasão escolar, a volta á escola, a metodologia de ensino e o perfil socioeconômico e sócio- cultural dos alunos. O estudo terá embasamento de teóricos e pesquisadores, como: Freire, Barcelos, Arroyo, Tavares e Gonçalves, entre outros, que servirão de subsídios para tentar suscitar a questão que norteia o trabalho em questão: Quais são as principais causas que levam os alunos da EJA a não permanência regimental na sala de aula e por quê da volta e sua permanecia? Os resultados obtidos apontam para a melhoria das condições de vida como causa principal para a volta e permanência, enquanto as condições de trabalho aparecem como responsáveis pelo afastamento.Item A música e a troca de sentimentos: uma abordagem da linguagem musical na sala de aula(2018) Oliveira, Lídia Janieide de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/2888805899604780Este trabalho buscou gerar uma reflexão acerca dos aspectos essenciais do Ensino da Música, levando em conta as suas diversas possibilidades, quando encarada como forma de conhecimento necessária ao ser humano. Na sua feitura, destacamos desde alguns meandros históricos do Ensino da Música no Brasil, até os aspectos mais voltados para a legislação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e alguns documentos norteadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O diferencial neste texto, ocorre não só pela exposição de um breve histórico de fatos e leis, que regeram e regem o Ensino da Música no Brasil, mas também por ter buscado fulcrar uma refrexão sobre a inserção de Ensino da Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, usamos como base algumas teorias de músicos-pedagogos, que viam no Ensino da Música uma rica oportunidade de desenvolver os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores dos alunos. Para subsidiar esta pesquisa, não nos contentamos apenas com uma abordagem teórica, mas buscamos confirmação na concretude do fazer educacional com a música, estabelecendo relação entre as teorias apresentadas e a prática de aulas de música, observadas em uma escola do Agreste Meridional, enfatizando a música como uma pedagoga humana na troca de sentimentos, dentro da escola.Item O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental(2018) Rocha, Rayane Branco de Lima; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.Item As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental(2018-02-27) Guimarães, Kaliny de Almeida; Pontes, Galindo de Oliveira Pontes; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/1135903752782533Durante a vida escolar, a expectativa é de que o processo de aprendizagem flua sem dificuldades, mas na realidade é muito comum encontrar alunos com dificuldade de aprendizagem. Com base nessa problemática, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e como objetivos específicos identificar quais as principais dificuldades de aprendizagem; Relacionar as razões destas dificuldades sob o ponto de vista de alunos e professor; Compreender como o professor lida com essas dificuldades de aprendizagem; Propor possíveis soluções. Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa foram observação e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Garanhuns, sendo os sujeitos professor e alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. O tipo de pesquisa utilizada foi de campo com abordagem qualitativa. Os autores utilizados para embasar a pesquisa foram: Bossa (2000); Bock (1999); Chabane (2006); Flick (2013); Moreira (1999); Relvas(2008); Wadsworth (1999); Weiss (2012). Podemos concluir que as razões que levam à dificuldade de aprendizagem são a ausência da família no processo de ensino e aprendizagem e a falta de incentivo; condições de trabalho da professora; a falta de um psicopedagogo na instituição; estrutura física da escola e a base que os alunos não tiveram para chegar ao 5º ano.Item O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns no ano de 2017: um estudo de caso(2018-03) Almeida, Jacqueline Emery de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/1193136534340834Este trabalho, resultado de uma pesquisa para elaboração do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia, intitulado “O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns em 2017: um estudo de caso” teve por objetivo geral “analisar o processo de reestruturação do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns – PE” e como objetivos específicos “Resgatar a memória das gestões anteriores do Conselho” e “registrar as práticas, dificuldades, desafios e avanços vivenciados pelo Conselho em 2017”. A pesquisa de campo seguiu alguns princípios e procedimentos da abordagem exploratória e bibliográfica sendo realizada na Casa dos Conselhos, tendo como sujeitos três membros de cada uma das duas gestões do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A pesquisa revelou no que diz respeito aos avanços que foram significativos na gestão atual devido a terem apenas um ano de atuação muitas conquistas já foram adquiridas. As dificuldades existem, mas os membros trabalham para que elas não atrapalhem as ações que são feitas e os desafios os estimulam a melhorar e realizarem seu trabalho. As lacunas existem diante da pouca participação da comunidade nas reuniões, mas acontecem com o mínimo de participantes que é exigido pelo quórum, sempre são as mesmas pessoas, em alguns falta preparo e conhecimento acerca das demandas do Conselho. Tendo em vista que os conselhos são um dos principais instrumentos de participação democrática, afirma-se a importância de representantes capacitados, escolhidos de forma democrática e que participem efetivamente dos debates e decisões para o exercício de uma cidadania ativa que priorize a defesa dos interesses coletivos, agindo com autonomia, respeitando os limites de suas competências.Item O trabalho do professor alfabetizador diante da heterogeneidade de aprendizagem em sala de aula(2018-08-15) Ciríaco, Ana Paula Santos; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415A presente pesquisa apresenta uma discussão sobre a prática de uma professora alfabetizadora diante da heterogeneidade de aprendizagem de alunos no processo de alfabetização. Buscamos compreender as práticas e as estratégias didáticas utilizadas em sala de aula para tentar garantir a progressão de aprendizagem para todos os alunos. Para tanto, tivemos como objetivos com esse trabalho: Caracterizar as situações didáticas adotadas por uma professora na tarefa de alfabetizar; Verificar se há ou não há um trabalho com a heterogeneidade de aprendizagem. Tal trabalho realizou-se em dez aulas consecutivas em turno integral, no mês de Novembro de 2017. Nosso foco de pesquisa foi uma turma do 2º ano dos Anos iniciais do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização), em uma escola Pública do Município de Garanhuns. Na coleta de dados, utilizamos como instrumento, a observações de dez aulas e entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que o trabalho da professora circulou em grande parte das aulas, no ensino da Língua Portuguesa e com a predominância de atividades sobre o sistema de notação Alfabética. Durante as aulas foram trabalhadas estratégias didáticas como trabalho em grupos, trabalhos individuais e trabalhos em duplas entre os alunos. Concluímos que o atendimento à diversidade de aprendizagem em sala de aula é extremamente necessário para progressão dos alunos no período da alfabetização. Da mesma forma, que as formações continuadas são essenciais para professores incrementarem novas metodologias em sala de aula para a progressão dos alunos na alfabetização.Item O direito à educação Quilombola: Quilombolas, escolas e Projetos Políticos Pedagógicos em Bom Conselho - PE(2018-08-16) Curvelo, Maely Carlos da Silva; Baião Filho, Luiz Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/2107039085856949Os estudos acerca das temáticas étnico-raciais no âmbito da Educação brasileira têm avançado cada vez mais, apresentando realidades desconhecidas, denunciando práticas de silenciamento, possibilitando reflexões significativas acerca do cenário educacional dos sujeitos e comunidades quilombolas, possibilitando contribuições à Ciência Social. Atualmente, a Educação Quilombola faz parte do direito à Educação por meio da institucionalização da modalidade, cuja organização respeita, reconhece e ressignifica as especificidades dos sujeitos, no sentido de buscar promover uma educação contra as desigualdades raciais, contra as formas de racismo e preconceito, enfim, contra o mito da democracia racial. O estudo ora apresentado diz respeito ao Trabalho de Conclusão de Curso da autora, a qual se propôs em estudar o cenário educacional das comunidades quilombolas do município de Bom Conselho-PE no campo da gestão, adotando os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas como uma das principais fontes de análises, seguidos de entrevistas semiestruturadas nas quais os sujeitos participantes são ouvidos enquanto cidadãos de direitos, de modo a analisar nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas quilombolas as ações voltadas às especificidades étnicas dos grupos, enquanto direito a uma Educação diferenciada, capaz de acabar com as desigualdades educacionais que durante anos dificultaram o acesso, permanência e sucesso dos alunos quilombolas no Brasil. Escolhemos a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2012) e a pesquisa de campo com suporte documental, à qual consiste em tomar como principal coleta de dados os documentos oficiais e não oficiais, a fim de investigá-los na busca por dados que respondam aos objetivos pretendidos. Os resultados apontaram o diagnóstico da situação educacional das escolas quilombolas, os impasses, convergências e divergências vivenciadas pelas comunidades na busca do gozo de seus direitos, a atuação da gestão educacional do município para com a Educação Quilombola, bem como possibilitou-nos apontar algumas questões a serem consideradas tanto no que diz respeito às leis educacionais que tratam da referida modalidade de ensino quanto no processo de assimilacionismo que fez/faz parte da estruturação e formação da sociedade brasileira.Item A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil(2018-08-20) Teixeira, Pedro Ferreira Belo; Barza, Valéria Suely Simões; http://lattes.cnpq.br/3592539163484527; http://lattes.cnpq.br/2210851891677197O desenho é uma linguagem utilizada pelas crianças para manifestar de forma consciente ou inconsciente seus sentimentos e emoções, um instrumento repleto de imaginação, expressão e fantasias. Essa manifestação acontece principalmente durante a Educação Infantil, e que a partir dela, o docente pode interagir com as crianças contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens ou superando obstáculos que surgem no decorrer do ano letivo. Durante muito tempo o desenho foi considerado como um passatempo, algo para preencher horários vagos ou para distrair as crianças em casos de ausência de conteúdo programado/planejado. Hoje, cabe ao professor utilizar o desenho como instrumento para o desenvolvimento de atividades criativas e construtivas abandonando concepções antigas e oportunizar a aprendizagem a partir de atividades pedagógicas que consideram o desenho como suporte fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.Item O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no município de São João(2018-08-22) Souza, Ivaní dos Santos; Silva, Leila Nascimento daO presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.Item O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental(2018-08-23) Araújo, Maria Aline Teixeira de; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/8160106003052712O presente trabalho investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. Para análise do objeto em estudo, utilizamos da pesquisa documental, Lüdke e André (2012) e Severino (2007) com a abordagem da análise de conteúdo, Bardin (1977). Tomamos como base os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi e Dionísio (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004), Leal, Brandão e Lima (2012), Leal e Seal (2012) e Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Utilizamos também das pesquisas realizadas com livros didáticos das autoras, Fernandes (2015), Brandão, Leal e Nascimento (2011), Costa (2006) e Leal, Brandão e Lima (2012). A partir da análise realizada, pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, como também trabalha alguns gêneros textuais, o que deixou a desejar foi a ausência de uma das dimensões do ensino da oralidade, a valorização de textos da tradição oral. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações, no que trata de atividades bem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade.Item Avaliação da alfabetização de uma escola ciclada: concepções, práticas e instrumentos(2018-08-30) Gomes, Andréia Severo de Souza; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415Item O ensino da leitura em livro didático de português adotado pela rede municipal de ensino de Garanhuns(2018-08-30) Santos, Julia da Silva; Pereira, Sônia Virginia Martins; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/3208703679827152Este trabalho busca discutir o ensino da leitura em livro didático de português, do 1º ano do ensino fundamental, adotado pela rede municipal de ensino de Garanhuns. Para isso, tem como objetivo geral: analisar como o eixo da leitura é explorado no livro didático utilizado em algumas escolas públicas do município de Garanhuns. E como objetivos específicos: identificar quais atividades do eixo da leitura estão presentes no livro didático e as estratégias de leitura exploradas por meio das atividades; caracterizar qual a concepção de leitura está subjacente às atividades propostas no livro didático. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, que tem como aporte teórico-metodológico a análise de conteúdo, no diálogo com as perspectivas teóricas e os estudos de Solé (1998), Koch e Elias (2006), Barbosa e Souza (2006), Brandão (2006), Kleiman (1992), entre outros teóricos e pesquisadores que trabalham com a concepção de leitura e de seu ensino numa perspectiva sociointeracionista. A análise dos dados apontou que o Livro Didático de Português (LDP) dispõe de uma variedade de gêneros textuais, possuí um número significativo de textos e as atividades de leitura desenvolvem cinco estratégias, das seis que utilizamos como referência. Diante disso, os resultados obtidos revelam que o LDP, apesar de possuir algumas marcas da perspectiva de ensino tradicional, busca trabalhar a leitura tendo como base a concepção sociointeracionista de língua e linguagem, no desenvolvimento de habilidades leitoras de alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização, contribuindo, assim, para a sua formação crítica.Item A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental(2018-08-30) Melo, Izabela Elias Correia de; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/5205687959943824Este trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.Item Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”(2018-08-31) Lima, Magda Vitória dos Santos; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/0023535792004826Este trabalho teve como objetivo geral analisar o livro didático do terceiro ano do ensino fundamental, buscando verificar o trabalho desenvolvido no eixo de ensino da produção textual. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as atividades de produção textual no livro didático selecionado; Investigar se as atividades propõem a escrita dos diferentes gêneros textuais; Observar se as atividades explicitam os elementos que fazem parte do contexto de produção dos textos e se levam o aluno refletir sobre tais elementos; Analisar se as atividades contemplam diferentes etapas de uma produção textual: planejamento, geração de ideias e revisão textual. Para compreendermos melhor o nosso objeto e analisarmos os dados, tomamos como base autores como Leal e Brandão (2007), Silva e Melo (2007a; 2007b), Leal e Melo (2007), Soares (2004), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003), os quais discutem sobre a atividade de produção de texto e seu ensino. A pesquisa em questão pode ser definida como documental, de acordo com André e Ludke (1996), e quanti-qualitativa (ou seja, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa), de acordo com Malhotra (2001). O livro analisado foi o Ápis: Letramento e Alfabetização, que é utilizado na maioria das escolas do município de São João-PE. Analisamos todas as 11 atividades presentes na seção específica e fixa de Produção Textual, buscando verificar como se dava o trabalho desenvolvido nesse eixo de ensino. As análises dos dados mostraram que, apesar dos alunos serem solicitados a produzir diversificados gêneros e terem acesso a exemplares destes, as situações de produção propostas, em sua maioria, não representam práticas de escrita reais, sendo meramente escolares. Da mesma forma, as atividades não fornecem orientações suficientes sobre as características do gênero a ser produzido, bem como sobre como desenvolver o tema, o planejamento e a revisão/reescrita do texto. Concluímos, assim, que o livro analisado não trabalha o eixo de produção textual completamente da forma que os referenciais teóricos utilizados nessa pesquisa defendem, ocasionando, assim, pouco estímulo e suporte para o ato da produção. Nesse caso, a intervenção do professor se torna essencial, no sentido de modificar e complementar as propostas a que tem acesso no livro didático.Item Desafios dos pedagogos para atuar em unidades prisionais: revisitando a literatura acadêmica(2018-08-31) Leonardo, Taís Melo da Silva; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/4399468575211976A educação em unidades prisionais ainda reflete um construto histórico sombrio que permeia este espaço, e que muitas vezes, termina por inibir ou coagir os profissionais que podem atuar neles, existem de fato, diversos problemas que só corroboram cada vez mais para a sucumbência do sistema prisional brasileiro, e apesar da legitimação e obrigatoriedade da oferta de educação em estabelecimentos penais, ao lançarmos um olhar para esta, nos deparamos com um universo ainda limitado, tanto quanto as demais ações direcionadas as unidades prisionais bem como para o sistema educacional brasileiro. Portanto, é necessário desvelar cada vez mais os processos inerentes às unidades prisionais, e neste caso, ir mais afinco no que compete a oferta de educação e a formação dos professores, e mais especificamente de pedagogos que atuam nestes espaços. As discussões que se tem proposto nesta pesquisa, correspondem à necessidade de conhecer e apresentar um dos espaços de atuação do pedagogo que não é tão convencional, que neste caso, refere-se a sua atuação em unidades prisionais. Para tanto, propõe-se enquanto objetivo geral: analisar a trajetória e desafios da educação nas prisões sob o recorte da formação docente; e específicos: apresentar os principais marcos legais da educação nas prisões no Brasil e realizar um levantamento sistemático em plataformas virtuais de: artigos científicos publicados em anais, periódicos e revistas, assim como monografias, teses e dissertações que apresentassem enquanto objeto de pesquisa o pedagogo e sua atuação em unidades prisionais. Esta é uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o levantamento de registros escritos, analisados sob o viés da análise conteúdo. Foram identificados e analisados 34 documentos entre oficiais e pesquisas acadêmicas, que assinalaram a necessidade de dialogicidade entre o que se necessita na realidade educacional prisional e os cursos de formação inicial e continuada, bem como das políticas públicas de formação e educação nas prisões.Item A presença do educador do sexo masculino na educação infantil: um estudo bibliográfico(2018-08-31) Conceição, Erica da; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/5976012426913474O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “A presença do educador do sexo masculino na educação infantil: um estudo bibliográfico”, tem por objetivo geral analisar as produções científicas do ano de 2001 a 2018 referentes ao professor do sexo masculino na educação infantil, os objetivos específicos foram: a) Investigar na web produções científicas que refletem acerca de professores do gênero masculino na educação infantil. b) Compreender através das pesquisas levantadas qual a perspectiva que a comunidade acadêmica tem sobre o gênero masculino na educação infantil. A pesquisa foi bibliográfica e documental, de tipo exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, para a obter os resultados foi utilizado dez artigos que elucidavam sobre o tema no ano de 2001 a 2018. Para encontrar as pesquisas relacionadas ao tema foi aplicado o seguinte critério de busca utilizamos as seguintes expressões: homem na educação; relações de gênero na educação infantil; professor do sexo masculino na educação infantil; preconceitos dos docentes do sexo masculino na educação infantil; trabalho do docente do sexo masculino na educação infantil. Após a busca foram encontrados alguns trabalhos na área como teses, dissertações, TCC e artigos. Os dados revelaram que os trabalhos nessa área aparecem de forma muito tímida, e que os homens continuam sendo minoria na educação infantil pelo preconceito que a profissão sofre, desvalorização salarial e a representação devido a profissão ser considerada socialmente feminina.Item O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns(2018-08-31) Silva, Fernanda Maria de Melo; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/9824271133763123O presente trabalho discute o uso do celular na educação, trazendo resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE) / (UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de usares as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realiza diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem.Item Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE(2018-08-31) Cavalcante, Nataly Santana Luna; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/7321602447120816O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo geral analisar a formação inicial oferecida pelo curso de Pedagogia da UAG-UFRPE com base na percepção dos egressos, como objetivos específicos busca investigar as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da UAG-UFRPE sobre sua formação inicial na Educação Infantil e verificar a atuação dos egressos no nível da Educação Infantil. A pesquisa foi documental, de tipo exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, para obtenção dos resultados foi utilizado um questionário. Os resultados apresentados neste trabalho são um recorte de uma pesquisa que realizei no PIBIC intitulado “Os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE dizem sua palavra: a formação inicial em debate”. A pesquisa foi realizada com os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Ao total a universidade possuía até a finalização da pesquisa 366 egressos que foram contactados através de e-mail, Whatsapp e Facebook, chegando 59 respostas para análise. Os dados revelaram que os egressos se sentem satisfeitos com a formação oferecida no curso de Pedagogia da UAG-UFRPE na Educação Infantil, principalmente na parte teórica, mas algumas lacunas foram apontadas, principalmente a falta de uma certa concepção de prática no curso. Dentre as sugestões destacaram-se maior carga horária de estágio, eventos e a implantação de um laboratório escola, que mais se destacou, afirmando mais uma vez a necessidade de mais prática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Finalizando, este trabalho aponta uma contribuição para professores, gestores e coordenadores para reflexão de suas práticas através da avaliação dos egressos que estão atuando ou não na Educação Infantil.Item Concepções e práticas de professores com jogos como recurso didático no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-09-03) Silva, Andréa Ferreira da; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; http://lattes.cnpq.br/8888500885370084Esta pesquisa teve por objetivo analisar concepções e práticas de professores dos anos iniciais com o uso de jogos no ensino da Matemática. Para fundamentar teoricamente este estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre recursos didáticos e sobre o uso de jogos. A mesma serviu como parâmetro para realização das análises qualitativas dos dados coletados através de questionários e observações de aulas nos anos inicia do ensino fundamental. Todos os participantes concordaram que os jogos ajudam na aprendizagem de forma mais significativa, principalmente por causa do seu aspecto lúdico. Em relação à escolha dos jogos os professores levam em consideração a faixa etária dos alunos e as dificuldades referentes a determinado conteúdo. As professoras que participaram da pesquisa, a maioria delas são quem confecciona os jogos, sem a participação dos alunos. Alguns jogos são guardados na escola, outros são levados para casa pelo professor, ou seja, os alunos têm acesso apenas quando o professor desejar inclui-los em seu planejamento. Destacam que o uso de jogos requer por parte do professor paciência e responsabilidade e que as dificuldades estão relacionadas à agitação dos alunos e conseguir a participação de todos. Os resultados apontaram que os docentes usam jogos, mas não com a frequência relatada no questionário. Nas observações foi possível verificar vários aspectos positivos relacionados ao uso de jogos em sala de aula, tais como estímulo à autonomia dos alunos e reflexões sobre ganhar e perder. Predominou o uso de jogos explorando adição e subtração, sempre como reforço ao conteúdo trabalhado, com a perspectiva do cálculo numérico, nunca contextualizado. Ou seja, os jogos propostos eram realizados com a finalidade de fazer contas, treinar e até mesmo decorar.Item Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia(2018-09-03) Silva, Maria Gercivania da; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/2995263773812680Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.
