TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
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Item Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da perspectiva docente(2019) Souza, Alciele Gislaine Pimentel Branco de; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736O presente estudo buscou investigar a concepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Dificuldades de Aprendizagem. Para isso, os objetivos específicos são: Investigar o que seria dificuldade de aprendizagem na concepção do professor; identificar como os professores percebem a dificuldade de aprendizagem e o que atribui a essa causa; avaliar se os professores aplicam práticas alternativas para trabalhar com os alunos que apresentem essas dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso exploratório, no qual foi feito um levantamento de dados através de um questionário, com três professoras. As informações coletadas foram discutidas com relação ao referencial teórico. O processo de aprendizagem dos alunos tem influências de variados fatores, o que pode acabar por gerar dificuldades na aprendizagem. O estudo também vem alertar que é comum haver confusão entre os termos Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno de Aprendizagem e Distúrbio de Aprendizagem, por parte dos envolvidos na educação dos alunos, e destaca ainda a necessidade de conhecimento e distinção desses termos, para que não haja rotulações dos alunos. Nesse sentido, a falta de conhecimento pode vir a gerar ainda mais complicações na superação de dificuldades por parte dos alunos, uma vez que a ação docente precisa estar em sintonia com a aprendizagem dos alunos. Essas reflexões foram discutidas nesse estudo, desde a compreensão dos professores acerca das dificuldades de aprendizagem, a forma como identificam e o que fazem para ajudar os alunos com dificuldades. O estudo revelou que nenhuma das professoras acham que podem ser suas metodologias, que sejam de fato algum problema na aprendizagem dos seus alunos. Isto é algo que pode ser considerado um fator determinante, o fato de os professores não ter consciência de que os problemas podem está também na escola.Item Motivação e autoestima profissional: uma análise feita com professores da educação básica da rede pública de Garanhuns(2019) Ferreira, Viviane Maria da Silva; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/3924221476639514O presente artigo teve como objetivo analisar através de um questionário, a autoestima profissional do professor da educação básica, considerando o atual contexto político e social que esse sujeito vivência. Sendo a autoestima a forma como o indivíduo si percebe e que influencia diretamente na sua relação com outras pessoas. Entende-se que, se o professor não estiver satisfeito com si mesmo em relação ao seu trabalho, o seu desempenho profissional e a sua relação com seus alunos serão prejudicados, assim como o processo de ensino e aprendizagem. Mediante aspectos como, desvalorização profissional e salarial, duplas jornadas de trabalhos, falta de materiais, indisciplinas entre outros, o trabalho do professor vem se tornando uma profissão cada vez menos atrativa e com isso, a autoestima desse profissional corre riscos de ser prejudicada.Item O lúdico na educação infantil: aspectos presentes na prática docente(2019-02-14) Silva, Carlene Michely Pereira; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736O presente artigo tem por finalidade compreender a importância que os jogos e as brincadeiras podem trazer para os alunos da educação infantil quando incluídos como uma ferramenta pedagógica. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e uma entrevista com uma professora que atua na educação infantil. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, assumir uma metodologia lúdica é de suma importância uma vez que esta trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.Item “Tarefa de casa”: desafios enfrentados pela família e a visão dos professores sobre esta ferramenta educacional(2019-02-07) Torres, Thaianny Priscilla Meneses de Brito; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736As tarefas de casa muitas vezes são ferramentas de aproximação entre pais e filhos e em meio a essa relação muitas coisas podem acontecer. Nesse trabalho buscamos compreender a respeito das implicações positivas ou negativas da tarefa de casa na relação entre pais e filhos, ou seja, quais os benefícios ou malefícios, a tarefa de casa traz para os alunos, pais e professores. Quais as visões dos pais e dos professores sobre a importância dessa ferramenta educacional. Quais as concepções dos professores com relação ao envio da tarefa para casa do aluno. A presente pesquisa foi realiza com pais e professores de uma escola particular situada na cidade de Garanhuns-PE. Foi possível compreender que na visão dos pais e professores, para que a tarefa seja algo positivo é preciso que ela seja dinâmica, de clara interpretação, um resumo compatível com o que foi visto em sala de aula e que sirva de tarefa de fixação, reforço e revisão de conteúdo.Item Timidez na educação infantil: perspectivas de professoras de uma escola da rede municipal de Garanhuns(2019) Silva, Lucineide Maria da; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/8046754200195919A temática abordada neste trabalho diz respeito à timidez. A questão norteadora dessa pesquisa foi conhecer quais são as concepções que as professoras de uma Escola da Rede Municipal de Garanhuns do nível da Educação Infantil têm em relação aos seus alunos tímidos, uma vez que este aspecto social pode ser visto como um fator de déficit na aprendizagem dos alunos, sendo necessário um olhar diferenciado para o desenvolvimento integral do educando. Como objetivo geral, buscou-se compreender como se dá a relação das professoras com os seus alunos tímidos no âmbito das salas de aulas da Educação Infantil, e como objetivos específicos, buscou-se conhecer como se dá as interações sociais dos alunos tímidos com os seus colegas, buscando também verificar as possibilidades de subsídios que contemplem formas de expressão da pessoa tímida no processo de desenvolvimento da aprendizagem e por fim, conhecer as dificuldades enfrentadas pela docente diante os alunos tímidos. O presente trabalho possui como tipo de pesquisa um estudo de caso de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram: observação e entrevista aplicada as docentes. De acordo com a análise e discussão dos resultados, foi possível perceber que os alunos tímidos necessitam de um olhar afetuoso e acolhedor por parte do professor (a) para que este aluno se desenvolva da melhor maneira possível.
