TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2962
Navegar
Item Análise das propostas de produção textual em uma coleção de livro didático de língua portuguesa do 1° ao 5° ano do ensino fundamental(2019) Nascimento, Edvânia Silva; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Este trabalho tem como finalidade analisar os aspectos relacionados as propostas de atividades de produção textual presentes em livros de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental adotado em escolas da rede pública de ensino da cidade de Lajedo-PE, a fim de verificar se estas contribuem para que os alunos desenvolvam boas práticas de escrita de textos. A pesquisa se enquadra como qualitativa Flick (2009) e como documental Ludke e André (2012). Tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Passarelli (2012), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de textos e temas correlacionados. A análise dos aspectos relacionados às propostas de produção textual presentes nos livros mostrou que se aliados a outras atividades de produção textual contribuem para o desenvolvimento de bons textos pelos alunos. Por fim, este trabalho nos fez entender como estão sendo esses aspectos relacionados às atividades de produção de textos nos Livros Didáticos de Português presentes nas escolas públicas do município de Lajedo, Pernambuco.
