TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2962
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Item Adaptações curriculares na educação de estudantes com síndrome de down(2019-07-16) Barreto, Queila Regia de Andrade; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/0030592428143328A trissomia 21, também chamada de Síndrome de Down (SD), é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Crianças e jovens com essa síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizagem, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e interessantes. Quase sempre o “grau” de acometimento dos sintomas é inversamente proporcional ao estímulo dado a essas crianças durante a infância, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi observar o uso das adaptações curriculares na prática docente do professor de estudantes com SD, bem como as atividades desenvolvidas em sala, e a sua inclusão diante do contexto vivido no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que participou uma professora e uma estudante com Síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de observação, entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo.
