TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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    Base Nacional Comum Curricular: indicativos para o letramento matemático no eixo temático números no 1º ciclo do Ensino Fundamental
    (2019-02-08) Rocha, Iago Felipe Ferreira; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; http://lattes.cnpq.br/8888500885370084; http://lattes.cnpq.br/7083518666672087
    O ensino de Matemática em muitos momentos pode ser visto como um processo complexo e difícil, contudo algumas perspectivas de ensino podem corroborar para a ruptura desses paradigmas. Neste trabalho defendemos a perspectiva do letramento matemático como um meio desencadeador para facilitar o processo de escolarização e formação para cidadania. Tivemos como aporte teórico: Fonseca (2004); Soares (2003); D‟Ambrósio (1993); Silva et al (2016); Freire (1999); Danyluk (1994); Galvão & Nacarato (2013) e entre outros. Neste estudo analisamos quais os indicativos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que busca a normatização do ensino brasileiro garantindo direitos de aprendizagem no âmbito nacional, aponta para o Letramento Matemático no eixo temático números para o 1º ciclo do Ensino Fundamental, especificamente nos objetos de conhecimento e nas habilidades para os três primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram construídas categorias de expressões para analisar estes indicativos: Cotidiano; Problemas Significativos e Interesse; Estratégia e Registro Pessoal; Resolver e Elaborar Problemas e Não foi utilizada expressão. Nos 21 objetos de conhecimento propostos para o 1º ciclo, nenhum faz menção explícita ao letramento matemático; dezesseis das 21 habilidades apontam indicativos para o mesmo. Em todas as habilidades do primeiro ano foi identificada uma expressão que faz referência ao Letramento Matemático. No segundo ano, quatro expressões foram contabilizadas e em duas habilidades nenhuma expressão foi encontrada e no terceiro ano apenas quatro das sete habilidades abordaram uma das expressões pré-definidas, e três não fizeram referências. A expressão que mais apareceu é “estratégia e registro pessoal” e a que menos aparece é “cotidiano”. A partir disto propomos sequências de atividades, embasadas na perspectiva do Letramento Matemático, partindo de três perspectivas de ensino de Matemática: o uso jogo, a etnomatemática e a literatura infantil, que a nosso ver poderiam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem neste eixo temático. Utilizamos como tipo de pesquisa, a documental, para nos orientar enquanto a coleta de dados e a análise dos dados foi utilizado a perspectiva da análise do conteúdo.
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    Formação inicial de pedagogas e pedagogos: análise sobre a presença de informática na educação nos projetos políticos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Públicas do Brasil
    (2018-12-12) Brito, Ana Clara Serpa Toscano de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/2804124379972835
    O presente trabalho descreve resultados das atividades realizadas no projeto de iniciação científica, do qual fiz parte, intitulado de “Informática e formação de professores nos cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Públicas Brasileiras: aproximações”, motivado pela aparente falta de estudos documentais nesta área juntamente com a importância dada pelos referenciais teóricos do campo ao tema na formação de docentes. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir com a investigação da presença de conteúdos ligados à informática nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas brasileiras. Essa é uma pesquisa básica, com relação ao tipo é uma análise documental, teve uma abordagem quanti-qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a documentação. Utilizamos pesquisas dos últimos 3 anos (2013 – 2016) relacionadas ao tema, encontradas em repositórios virtuais, o que corroborou com a motivação inicial deste trabalho, possuindo 39 pesquisas documentais sobre o tema. Mais especificamente procuramos contribuir com a análise dos PPCs de Licenciatura em Pedagogia de vinte e sete universidades públicas brasileiras, prioritariamente, em nível de capitais. Subsequente da definição das instituições e dos cursos a serem pesquisados, buscando e recuperando esses documentos dos 27 cursos das instituições selecionadas, posteriormente documentando e analisando segundo a perspectiva de análise de conteúdo, identificando os pontos principais que os referenciais mais enfatizaram. A partir desse estudo percebemos a necessidade de realizar mais estudos dentro da formação inicial da/o pedagoga/o quanto ao trabalho teórico e reflexivo da temática de informática aplicada à educação. Consideramos relevante adaptar os documentos acerca dessa temática, pois é a partir destes que se pode legitimar maiores discussões e estudos que englobem novas perspectivas do tema nessa etapa de formação.