TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
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Resultados da Pesquisa
Item O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental(2018) Rocha, Rayane Branco de Lima; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.Item A avaliação nas aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental: modos de fazer e reflexões de uma professora(2019) Silva, Maria Suelane Veloso da; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/2804058372830567O presente trabalho buscou compreender e apresentar algumas características funções da avaliação da aprendizagem, tanto a perspectiva da avaliação tradicional quanto a formativa, para chegarmos a essa compreensão, discorremos sobre as características de cada uma com base em autores como Luckesi (2002), Perrenoud (1999), Suassuna (2007 e 2012), Hoffmann (2001 e 2012), e outros. Além disso, buscamos aporte teórico também nesses autores, para pensarmos sobre questões da avaliação em Língua Portuguesa, a qual, segundo eles, deve propiciar o estudo de quatro eixos de ensino, são eles: a leitura, a produção a oralidade e a análise linguística, assim para termos uma análise mais detalhada e concreta sobre tais eixos, fomos a campo verificar através de entrevista, questionário e observações, quais as concepções e reflexões de uma professora da área sobre tais eixos e como ela os utiliza e avalia seus alunos com relação a esses aspectos. Após a coleta de dados, pudemos concluir que, mesmo sendo realizada praticamente todos os dias, tal avaliação muitas vezes não é bem compreendida, e acaba, assim, sendo mal executada.Item O trabalho com leitura numa turma multisseriada do município de Palmeirina - PE(2019) Andrade, Maria Jucielly Gomes de; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/7026197093629236Esta pesquisa foi desenvolvida numa turma multisseriada de uma escola do campo localizada no município de Palmeirina-PE. Tivemos como objetivo analisar como ocorre o trabalho com o eixo da leitura numa turma multisseriada e para isso escolhemos a pesquisa qualitativa de cunho etnográfica, pois observamos diretamente os métodos no campo da pesquisa. Nos apoiamos em pesquisas, estudos e pensadores como: Solé (1998); Martins (1994); Antunes (2006); Dicionário de Educação do campo (2012); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2015), dentre outros estudos relacionados ao tema. Os dados nos ajudaram a ampliar a ideia de como acontece o trabalho com leitura em uma sala de aula e quais estratégias são mobilizadas pelo professor para esse processo. A professora colaboradora da pesquisa tem como estratégia de ensino a diversificação dos textos para determinados níveis de ensino de sua turma, mas identificamos a ausência, em algumas das propostas desenvolvidas por ela, da mobilização de estratégias de leitura que estimulassem melhor a compreensão dos textos, como as sistematizadas por Solé (1998).Item Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II(2019-02-15) Severo, Maria Helena Santos; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/8225438656557853A leitura, além de aguçar a curiosidade, desperta a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem da leitura acontece na escola através de atividades sistemáticas elaboradas pelo(a) professor(a). Uma dessas atividades são as rodas de história aplicadas na Educação Infantil, que auxiliam o ensino e a aprendizagem da leitura. Para tal, é necessário que o(a) professor(a) compreenda e aplique as estratégias de leitura recomendadas. Por essa razão, nos propomos a investigar como é realizado o trabalho com a leitura nas rodas de história na Educação Infantil. Para tanto, buscamos: Identificar as habilidades de leitura exploradas; Distinguir as estratégias de leitura utilizadas; Analisar os textos escolhidos pela professora para ler nas rodas de história; Analisar a mediação da professora durante as rodas de história. Foram realizadas cinco observações de rodas de leitura em uma turma da Educação Infantil II e uma entrevista com a docente, ambas áudio-gravadas e transcritas. Os resultados obtidos nos fizeram perceber, inicialmente, que a professora realiza rodas de leitura diariamente. Identificamos também que a mesma não aplicou todas as estratégias de leitura necessárias nas rodas de história, mas as utilizadas foram de grande valia, proporcionando à hora da leitura um momento de lazer, aprendizagem e interação. Além disso, identificamos que a professora utilizava os três momentos de leitura: o antes, o durante e o depois, provocando, assim, a atenção dos alunos e auxiliando na compreensão do texto. Compreendemos com o estudo do referencial teórico e a análise dos dados que é imprescindível o uso de diferentes estratégias de leitura para estimular o aluno a ouvir, compreender e argumentar o que está sendo lido.Item Ensino da compreensão leitora no livro didático do 3° ano do ensino fundamental(2019-02-07) Lucena, Jéssica da Silva Gonçalves; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/7362093701973595Este trabalho tem como objetivo analisar quais estratégias e procedimentos de leitura que são abordadas em um livro didático, e de que forma as situações localizadas favorecem a ampliação da compreensão leitora dos alunos. Realizamos a análise do Livro Didático de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), utilizado na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE no período de 2016 a 2018, enquadra-se como análise documental com uma abordagem qualitativa. Tivemos como pressupostos teóricos: Barbosa (2006), Colomer e Camps (2002), Fonseca (2002), Goodman (1988), Gough (1972), Ludke e André (2012), Porto (2017), entre outros. O Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP), analisado, contempla várias das estratégias e procedimentos de leitura preconizados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Notamos na análise que houve estratégias com uma frequência superior as outras, como por exemplo: Estabelecer relações entre o texto e conhecimentos prévios, Localizar informações, Inferir informações implícitas, etc. Contudo, outros também estavam presentes, tais como: Apreender os sentidos globais do texto e Reconhecer/inferir o tema, mas foram abordadas com menos ênfase. Concluímos que, mesmo enfatizando certas estratégias e procedimentos, o LDP diversificou a abordagem, mostrando assim a riqueza de conteúdo e a preocupação com a formação do cidadão leitor, além de contribuir, de forma clara, para o letramento dos alunos.
