TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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    Um estudo sobre o gênero textual notícia sob a perspectiva do letramento social, do letramento escolar e da retextualização no ensino fundamental
    (2019-04-26) Souza, Cristiane Galindo Gonzaga de; Ogliari, Marlene Maria; http://lattes.cnpq.br/2205083696463820
    As discussões atuais sobre ensino de língua e, neste caso, sobre ensino de língua portuguesa, nos levam a duas tendências teórico-metodológicas atuais: as concepções sobre letramento e a teoria dos gêneros textuais. Embasados em ambas as concepções, propomo-nos a efetivar um estudo a respeito do letramento e da retextualização no Ensino Fundamental, através do gênero textual "notícia". Para tanto desenvolvemos as habilidades de compreensão e produção de textos escritos, através de atividades pedagógicas de retextualização efetivadas no contexto da sala de aula, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada na periferia do Município de Garanhuns-PE. A base teórica foi constituída com leituras feitas em Soares (2004; 2008), Marcuschi (2007; 2008; 2010), Kleiman (1985; 1995; 2007; 2008; 2010), Tfouni (1995; 2010), Carvalho (2014), Rojo (1998; 2009), Terra (2013), PCN (1997), Silva (2007), Santos e Carvalho (2012) e Dikson (2018). Para concretizarmos o objetivo geral proposto, realizamos uma pesquisa de campo (MARCONI e LAKATO, 2011) com abordagem qualitativa (NEVES, 1996), partindo de uma prática social cotidiana dos sujeitos deste estudo e que, na verdade, integram a vivência de todos os grupos sociais oriundos de uma sociedade grafofônica que é o de ouvir ou ler notícias e depois recontá-las nas interações sociais. Assim, através de uma avaliação sobre o quanto eles já dominavam do gênero textual em pauta, complementamos a caracterização deste e atividades pedagógicas de retextualização foram propostas. Cinco sequências didáticas foram realizadas. Exceto a produção escrita relativa à primeira e à última, nas demais as ações sequenciais foram: leitura, compreensão de notícias locais ou regionais vivenciadas por eles naquele momento e, após isso, eles, na condição de repórteres, nos davam a mesma notícia por escrito. Observamos nas análises e discussões que partir do letramento social, isto é, do quanto o aluno já conhece, usa e domina um determinado gênero textual no seu dia a dia, bem como de conteúdos vivenciados pelos alunos e com base nos acréscimos de conhecimentos linguísticos-textuaisdiscursivos que apresentamos a eles, foi favorecido o processo de aprendizagem do uso da língua portuguesa, revelado aqui pela maior aproximação tanto em relação ao gênero textual notícia, quanto da formalização linguístico-textual-discursiva necessária e esperada pelo letramento escolar.
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    Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
    (2018-08-31) Lima, Magda Vitória dos Santos; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/0023535792004826
    Este trabalho teve como objetivo geral analisar o livro didático do terceiro ano do ensino fundamental, buscando verificar o trabalho desenvolvido no eixo de ensino da produção textual. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as atividades de produção textual no livro didático selecionado; Investigar se as atividades propõem a escrita dos diferentes gêneros textuais; Observar se as atividades explicitam os elementos que fazem parte do contexto de produção dos textos e se levam o aluno refletir sobre tais elementos; Analisar se as atividades contemplam diferentes etapas de uma produção textual: planejamento, geração de ideias e revisão textual. Para compreendermos melhor o nosso objeto e analisarmos os dados, tomamos como base autores como Leal e Brandão (2007), Silva e Melo (2007a; 2007b), Leal e Melo (2007), Soares (2004), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003), os quais discutem sobre a atividade de produção de texto e seu ensino. A pesquisa em questão pode ser definida como documental, de acordo com André e Ludke (1996), e quanti-qualitativa (ou seja, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa), de acordo com Malhotra (2001). O livro analisado foi o Ápis: Letramento e Alfabetização, que é utilizado na maioria das escolas do município de São João-PE. Analisamos todas as 11 atividades presentes na seção específica e fixa de Produção Textual, buscando verificar como se dava o trabalho desenvolvido nesse eixo de ensino. As análises dos dados mostraram que, apesar dos alunos serem solicitados a produzir diversificados gêneros e terem acesso a exemplares destes, as situações de produção propostas, em sua maioria, não representam práticas de escrita reais, sendo meramente escolares. Da mesma forma, as atividades não fornecem orientações suficientes sobre as características do gênero a ser produzido, bem como sobre como desenvolver o tema, o planejamento e a revisão/reescrita do texto. Concluímos, assim, que o livro analisado não trabalha o eixo de produção textual completamente da forma que os referenciais teóricos utilizados nessa pesquisa defendem, ocasionando, assim, pouco estímulo e suporte para o ato da produção. Nesse caso, a intervenção do professor se torna essencial, no sentido de modificar e complementar as propostas a que tem acesso no livro didático.