TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
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Resultados da Pesquisa
Item As práticas da capoeira no colégio normal municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa, Correntes - PE(2019) Leoncio, Maria Angélica Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561; http://lattes.cnpq.br/1832967083141724O presente trabalho tem como temática as práticas da Capoeira no Colégio Normal Municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa na cidade de Correntes-PE, tem como objetivo analisar como as aulas de capoeira favorecem o ensino aprendizagem das disciplinas escolares de forma interdisciplinar, e para isso, foi realizada uma pesquisa participante, de modo que o pesquisador possa se inserir no campo de pesquisa para realizar algumas observações e entrevista com alunos e professores do colégio citado. Capoeira pode ajudar nas aulas das disciplinas escolares, a mesma abrange muitos aspectos positivos na vida dos educandos, é uma atividade física que reúne luta, cultura e música, ou seja, é uma arte que engloba várias outras artes; ajuda na prática de valores, como o respeito a regras, diversão, competitividade, solidariedade, cidadania, ludicidade e formação do caráter tanto mental como físico da criança, dito isto, ressalto ao longo do trabalho que a capoeira em si, deveria ser tratada como uma disciplina. No decorrer da pesquisa, pode ser observado um melhor comportamento e desempenho dos alunos durante as aulas.Item Timidez na educação infantil: perspectivas de professoras de uma escola da rede municipal de Garanhuns(2019) Silva, Lucineide Maria da; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/8046754200195919A temática abordada neste trabalho diz respeito à timidez. A questão norteadora dessa pesquisa foi conhecer quais são as concepções que as professoras de uma Escola da Rede Municipal de Garanhuns do nível da Educação Infantil têm em relação aos seus alunos tímidos, uma vez que este aspecto social pode ser visto como um fator de déficit na aprendizagem dos alunos, sendo necessário um olhar diferenciado para o desenvolvimento integral do educando. Como objetivo geral, buscou-se compreender como se dá a relação das professoras com os seus alunos tímidos no âmbito das salas de aulas da Educação Infantil, e como objetivos específicos, buscou-se conhecer como se dá as interações sociais dos alunos tímidos com os seus colegas, buscando também verificar as possibilidades de subsídios que contemplem formas de expressão da pessoa tímida no processo de desenvolvimento da aprendizagem e por fim, conhecer as dificuldades enfrentadas pela docente diante os alunos tímidos. O presente trabalho possui como tipo de pesquisa um estudo de caso de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram: observação e entrevista aplicada as docentes. De acordo com a análise e discussão dos resultados, foi possível perceber que os alunos tímidos necessitam de um olhar afetuoso e acolhedor por parte do professor (a) para que este aluno se desenvolva da melhor maneira possível.Item Conhecendo as percepções dos acadêmicos em Licenciatura em Pedagogia 5º e 7º período sobre a avaliação da aprendizagem(2019) Correia, Maria Beatriz Bezerra da Silva; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/7172588991719699A avaliação é um processo para todos que interagem no cotidiano acadêmico, em especial para os discentes que enfrentam situações de conflitos emocionais, com estigmas que podem acompanhá-los pelo resto da vida. Diante disso, este trabalho traz por objetivo analisar as percepções dos acadêmicos do quinto e sétimo período do curso de licenciatura em Pedagogia da UFRPE- UAG em relação à concepção sobre a avaliação da aprendizagem. Tomou-se por base os estudos de Luckesi (2011), Demo (1990), Hoffmann (2003) e Vygostky (1991), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa Exploratória com estudo de caso através dos achados teóricos de Prodonov e Freitas (2013) e Gil (2008) e, em relação as análises de dados, Aguiar e Ozella (2006) com o intuito de conhecer as percepções que os futuros professores estão adquirindo durante sua formação e prática pedagógica. Os dados mostraram que os graduandos que estão saindo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG apresentam a percepção de que a avaliação serve para a reformulação da prática pedagógica dos docentes, que também, estão sendo avaliados quando aplicam quaisquer instrumentos de avaliação. Conclui-se, portanto, que a avaliação da aprendizagem não é sinônimo de punição, ela precisa ser percebida e concebida como uma estratégia de melhoria da aprendizagem no contexto escolar. Espera-se que esta pesquisa venha contribuir para uma melhor forma de se entender o papel real da avaliação da aprendizagem.Item A utilização da tecnologia digital na educação infantil(2019) Melo, Ariane da Silva Wanderley; Silva, Valdirene Moura daA presente pesquisa traz como pergunta norteadora: Qual a contribuição das Tecnologias Digitais quando inserida nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Infantil? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo compreender como a Tecnologia Digital pode auxiliar no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos mostrar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, através de intervenções desenvolvidas por um projeto intitulado: “Com a Tecnologia Digital eu posso ensinar o que quiser”, realizada em uma turma do Infantil II, no município de Garanhuns-PE. No ensejo de trazer contribuições metodológicas levando em consideração a influência das Tecnologias Digitais no âmbito educacional, a execução do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar a Tecnologia Digital para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.Item Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da perspectiva docente(2019) Souza, Alciele Gislaine Pimentel Branco de; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736O presente estudo buscou investigar a concepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Dificuldades de Aprendizagem. Para isso, os objetivos específicos são: Investigar o que seria dificuldade de aprendizagem na concepção do professor; identificar como os professores percebem a dificuldade de aprendizagem e o que atribui a essa causa; avaliar se os professores aplicam práticas alternativas para trabalhar com os alunos que apresentem essas dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso exploratório, no qual foi feito um levantamento de dados através de um questionário, com três professoras. As informações coletadas foram discutidas com relação ao referencial teórico. O processo de aprendizagem dos alunos tem influências de variados fatores, o que pode acabar por gerar dificuldades na aprendizagem. O estudo também vem alertar que é comum haver confusão entre os termos Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno de Aprendizagem e Distúrbio de Aprendizagem, por parte dos envolvidos na educação dos alunos, e destaca ainda a necessidade de conhecimento e distinção desses termos, para que não haja rotulações dos alunos. Nesse sentido, a falta de conhecimento pode vir a gerar ainda mais complicações na superação de dificuldades por parte dos alunos, uma vez que a ação docente precisa estar em sintonia com a aprendizagem dos alunos. Essas reflexões foram discutidas nesse estudo, desde a compreensão dos professores acerca das dificuldades de aprendizagem, a forma como identificam e o que fazem para ajudar os alunos com dificuldades. O estudo revelou que nenhuma das professoras acham que podem ser suas metodologias, que sejam de fato algum problema na aprendizagem dos seus alunos. Isto é algo que pode ser considerado um fator determinante, o fato de os professores não ter consciência de que os problemas podem está também na escola.Item A avaliação na educação infantil: diálogos entre a prática e as orientações curriculares oficiais(2019) Araújo, Alane Bezerra de; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/4655030711606668Este estudo buscou apresentar um pouco sobre a prática docente da Avaliação na Educação Infantil, a partir do qual realizamos um diálogo entre a prática e as orientações curriculares oficias para avaliar na referida etapa, neste estudo buscamos como objetivo geral: analisar as estratégias avaliativas presentes na prática docente da Educação Infantil, e para compor esta pesquisa elencamos os seguintes objetivos específicos: Identificar o percurso da avaliação na Educação Infantil; assim como, verificar as contribuições da avaliação para os processos de ensino e aprendizagem e por fim, pontuar as ações avaliativas presentes na prática docente na Educação Infantil. Nossa pesquisa se enquadra no tipo etnográfica com abordagem qualitativa, pois buscamos nos inserir no campo e compreender o comportamento de determinados sujeitos. A pesquisa possibilitou o enriquecimento de conhecer na prática como de fato acontece a Avaliação na Educação Infantil, e, principalmente da necessidade de um olhar diferenciado durante essa etapa de ensino, considerando que a avaliação possibilita reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem.Item O lúdico na educação infantil: aspectos presentes na prática docente(2019-02-14) Silva, Carlene Michely Pereira; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736O presente artigo tem por finalidade compreender a importância que os jogos e as brincadeiras podem trazer para os alunos da educação infantil quando incluídos como uma ferramenta pedagógica. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e uma entrevista com uma professora que atua na educação infantil. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, assumir uma metodologia lúdica é de suma importância uma vez que esta trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.Item O trabalho do professor alfabetizador diante da heterogeneidade de aprendizagem em sala de aula(2018-08-15) Ciríaco, Ana Paula Santos; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415A presente pesquisa apresenta uma discussão sobre a prática de uma professora alfabetizadora diante da heterogeneidade de aprendizagem de alunos no processo de alfabetização. Buscamos compreender as práticas e as estratégias didáticas utilizadas em sala de aula para tentar garantir a progressão de aprendizagem para todos os alunos. Para tanto, tivemos como objetivos com esse trabalho: Caracterizar as situações didáticas adotadas por uma professora na tarefa de alfabetizar; Verificar se há ou não há um trabalho com a heterogeneidade de aprendizagem. Tal trabalho realizou-se em dez aulas consecutivas em turno integral, no mês de Novembro de 2017. Nosso foco de pesquisa foi uma turma do 2º ano dos Anos iniciais do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização), em uma escola Pública do Município de Garanhuns. Na coleta de dados, utilizamos como instrumento, a observações de dez aulas e entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que o trabalho da professora circulou em grande parte das aulas, no ensino da Língua Portuguesa e com a predominância de atividades sobre o sistema de notação Alfabética. Durante as aulas foram trabalhadas estratégias didáticas como trabalho em grupos, trabalhos individuais e trabalhos em duplas entre os alunos. Concluímos que o atendimento à diversidade de aprendizagem em sala de aula é extremamente necessário para progressão dos alunos no período da alfabetização. Da mesma forma, que as formações continuadas são essenciais para professores incrementarem novas metodologias em sala de aula para a progressão dos alunos na alfabetização.Item As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental(2018-02-27) Guimarães, Kaliny de Almeida; Pontes, Galindo de Oliveira Pontes; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/1135903752782533Durante a vida escolar, a expectativa é de que o processo de aprendizagem flua sem dificuldades, mas na realidade é muito comum encontrar alunos com dificuldade de aprendizagem. Com base nessa problemática, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e como objetivos específicos identificar quais as principais dificuldades de aprendizagem; Relacionar as razões destas dificuldades sob o ponto de vista de alunos e professor; Compreender como o professor lida com essas dificuldades de aprendizagem; Propor possíveis soluções. Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa foram observação e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Garanhuns, sendo os sujeitos professor e alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. O tipo de pesquisa utilizada foi de campo com abordagem qualitativa. Os autores utilizados para embasar a pesquisa foram: Bossa (2000); Bock (1999); Chabane (2006); Flick (2013); Moreira (1999); Relvas(2008); Wadsworth (1999); Weiss (2012). Podemos concluir que as razões que levam à dificuldade de aprendizagem são a ausência da família no processo de ensino e aprendizagem e a falta de incentivo; condições de trabalho da professora; a falta de um psicopedagogo na instituição; estrutura física da escola e a base que os alunos não tiveram para chegar ao 5º ano.
