TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2962
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Resultados da Pesquisa
Item Um olhar sobre a educação ambiental: perspectivas do professor e do coordenador pedagógico(2019-02-13) Correia, Hellen Cricia Vilela; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/4030721971150189A escola é um elemento crucial para criar a consciência ambiental, o ideal é que a temática ambiental esteja presente desde os anos iniciais e acompanhe o aluno durante todos os níveis de ensino. O objetivo geral desse trabalho foi de conhecer a realidade da Educação Ambiental sob a perspectiva do professor e do coordenador pedagógico. A presente pesquisa tem como sujeitos duas coordenadoras e quatro professoras da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas localizadas no município de São João – PE e no de Garanhuns – PE. O instrumento de pesquisa para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com quatro professores e duas coordenadores. Diante do levantamento de dados, pode-se perceber que as questões apresentadas pelos professores e pelas coordenadoras das duas escolas são semelhantes quanto a importância de se ensinar e desenvolver atividades em Educação Ambiental. E, apesar das limitações e dificuldades, é notório que existe empenho e atividade conjunta no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.Item Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia(2018-09-03) Silva, Maria Gercivania da; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/2995263773812680Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.
